terça-feira, 21 de maio de 2013

Dani’el 9:25 - Debate


Dani’el e o Messias Cortado: Refutando a Interpretação Cristã

Talvez uma das passagens mais mal traduzidas nas bíblias cristãs é a passagem de Dani’el 9:25, que traz:

“Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.” (Dani’el 9:25 - Almeida)

Observe o problema:

וְתֵדַע וְתַשְׂכֵּל מִן-מֹצָא דָבָר, לְהָשִׁיב וְלִבְנוֹת יְרוּשָׁלִַם עַד-מָשִׁיחַ נָגִיד--שָׁבֻעִים, שִׁבְעָה; וְשָׁבֻעִים שִׁשִּׁים וּשְׁנַיִם, תָּשׁוּב וְנִבְנְתָה רְחוֹב וְחָרוּץ, וּבְצוֹק, הָעִתִּים.
veteda vetaskel min-motsa davar lehashiv velivnot yerushalam ad-mashiach naguid shavuim shiva veshavuim shishim ushenayim tashuv venivneta rechov vecharuts uvetsok haitim:

O problema começa com o termo “mashiach”, que é traduzido como “o Messias”. Na realidade, para que pudéssemos compreender tal passagem como “o Messias”, ou “o Messias, o Príncipe”, teríamos que ter algo como “haMashiach haNaguid” ou pelo menos “Mashiach haNaguid”. 

Sem o artigo definido, a tradução correta seria “um príncipe ungido”.

O outro problema está na forma como o português pontua o hebraico. No texto hebraico, encontra-se um atnach, que é uma forma primitiva de pontuação, e que indica uma divisão de ideias. O atnach encontra-se bem antes do texto que fala sobre as sessenta e duas semanas. No português, isso é ignorado! 

A tradução ocorre para que forçosamente haja sessenta e nove semanas até o príncipe ungido, quando na realidade o texto afirma que haveria apenas sete semanas até o príncipe ungido!

As sessenta e duas semanas, no hebraico, referem-se ao que ocorreria subsequentemente, isto é, a reconstrução de Yerushalayim (Jerusalém), em tempos angustiosos.

O mesmo erro de traduzir “mashiach” como “o Messias” também aparece no verso seguinte:

וְאַחֲרֵי הַשָּׁבֻעִים שִׁשִּׁים וּשְׁנַיִם, יִכָּרֵת מָשִׁיחַ וְאֵין לוֹ; וְהָעִיר וְהַקֹּדֶשׁ יַשְׁחִית עַם נָגִיד הַבָּא, וְקִצּוֹ בַשֶּׁטֶף, וְעַד קֵץ מִלְחָמָה, נֶחֱרֶצֶת שֹׁמֵמוֹת.
veacharei hashavuim shishim ushenayim yikaret mashiach veein lo vehair vehakodesh yashchit am naguid haba vekitso vashetef vead kets milchama necheretset shomemot:

Neste trecho, há também um erro de tradução. A expressão “não para si mesmo” na realidade é “ele nada é”.

A tradução mais adequada dessas duas passagens seria:

“Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Yerushalayim, até um príncipe ungido haverá sete semanas. E em sessenta e duas semanas as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. E depois das sessenta e duas semanas será cortado um ungido, pois ele nada é; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.” (Dani’el 9:25-26)

Observe que o texto fala de dois príncipes (cada qual referido pelo termo ‘naguid’), e de dois ungidos. Um dos personagens é chamado de ambas as formas (principe e ungido). Temos, portanto, ao todo três personagens.

Essa primeira referência é a Ciro da Pérsia, sobre o qual as Escrituras profetizam:

“Assim diz YHWH ao seu ungido [li’meshicho - למשיחו], a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão.” (Yeshayahu/Isaías 45:1)

“No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra de YHWH, pela boca de Yirmiyahu), despertou YHWH o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: Assim diz Ciro, rei da Pérsia: YHWH Elohim dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Yerushalayim, que está em Yehudá. Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Elohim com ele, e suba a Yerushalayim, que está em Yehudá, e edifique a casa de YHWH Elohim de Israel (ele é Elohim) que está em Yerushalayim.” (Ezra/Esdras 1:1-3)

E, de fato, a reedificação de Yerushalayim (Jerusalém) e de Yehudá (Judá) foi marcada por tribulação, o que inclusive reflete o período dos selêucidas. 

O segundo ungido, que é cortado antes do príncipe do povo que havia de vir é Alexandre Yanai, da dinastia dos hasmoneus, que foi “cortado” pouco antes da dominação romana. 

Roma representava o “povo que havia de vir” e seu imperador é o terceiro personagem que completa a profecia.

De fato, fez pacto com Israel por um tempo breve, pacto esse que foi rompido quando ocorreu a desolação do Beit HaMikdash (Templo) e a destruição de Yerushalayim (Jerusalém):

“E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.” (Dani’el 9:27)


  • Baruch Doran Preciso ler este estudo... ainda hoje
  • Rodrigo Mourão Com todo respeito meu amigo Sha'ul Bentsionesse tempo aí não bate. Se o 'príncipe ungido' foi revelado sete semanas após isso, então temos o ano 556-557 aEC. Sendo assim a semana número 62, onde o outro 'ungido' seria cortado dá no ano 172 aEC, exatamente o terceiro ano após Antíoco Epifânio IV subir ao trono e exatamente o ano em que morreu o Onias III, o último legítimo sumo-sacerdote. Vou te passar a referência:



    No início do estudo das sessenta e duas semanas foi afirmado que Onias III morreu no ano 172-171 aEC. Pois veremos se essa informação tem base:



    2 Macabeus 4:7

    Após a morte de Seleuco e tendo subido ao trono Antíoco Epífanes, Jasão, irmão de Onias, usurpou fraudulentamente o cargo de sumo sacerdote.(ano 175 aEC)



    2 Macabeus 4:23

    Três anos mais tarde...(ano 172)



    2 Macabeus 4:34

    Por causa disso, Menelau tomou à parte Andrônico, e induziu-o a matar Onias. Andrônico dirigiu-se, pois, para junto dele, enganou-o com astúcia, deu-lhe garantias, que confirmou por juramento, levou-o a deixar seu esconderijo e matou-o no mesmo instante, sem nenhuma atenção à justiça.(ano 172)

    ---------------------------------------------------

    Se quiser conferir o ano em que Antíoco subiu ao trono, fique a vontade. 

  • Sha'ul Bentsion Rodrigo Mourão: Como você chegou nesse número?



    Yerushalayim (Jerusalém) foi destruída em 587 AeC. A partir daí temos 49 anos, até o decreto de Koresh (Ciro), que ocorre em 538 AeC conforme especificado pela profecia de Dani'el. 



    Como você chegou em 556-557 AeC?



    Confesso que não entendi, meu amigo.
  • Rodrigo Mourão Não meu amigo, leia desde o início da profecia, veja que o início da contagem tem que ser ''desde a palavra(davar) para reconstruir e reedificar Jerusalém....''. Essa palavra foi dada pelo profeta Jeremias, no ano 606-605 aEC. Daí então temos o início da contagem. Vou postar meu estudo aqui sobre essa questão e você analisa ok? Abraços.
  • Sha'ul Bentsion Rodrigo Mourão: Vou olhar com calma antes de proferir uma opinião. De qualquer forma, é curioso como os messiânicos que curtiram o seu post anterior não entenderam nada do que você quis dizer. Eles só curtiram porque você havia dito - embora faltasse parte da explicação - que a cronologia não batia. Ou seja, eles pegaram essa frase e curtiram o post sem o menor critério ou avaliação. É assim com os messiânicos: Pegam qualquer coisa fora de contexto e tentam utilizar a favor de Jesus. Foi curioso de observar esse fenômeno. Enfim, vou olhar o seu material e depois te dou um retorno com calma. 

  • Rodrigo Mourão Vou aguardar seus comentários sobre o meu post. Quanto aos messiânicos, faça como eu, simplesmente os ignore..rs

    Abraços!
  • Eliezer Abensur O ungido referido aí segundo Rashi é Agripa.
  • Rodrigo Mourão Mas isso partindo de qual período de contagem inicial? Porque já vi uns artigos do pessoal da chabad dos EUA que esse ungido aí é Onias III. Mas eles tinham o mesmo critério do início da contagem, a palavra (davar) de reconstrução de Jerusalém dada por Jeremias.
  • Eliezer Abensur Herodes Agripa II, Bisneto de Herodes.
  • Eliezer Abensur Herodes Agripa II



    – Tetrarca do território do norte (50-70 A.D.)
  • Baruch Doran Com essas contagens todas vocês vão chegar no cara que mandou o email pro Dor Leon Attar. na postagem aí embaixo....
  • Eliezer Abensur kkkkkkkkkkkkkkkk
  • Eliezer Abensur Na verdade as profecias de Daniel são INDECIFRÁVEIS, antes da época do fim do Mundo.
  • Sha'ul Bentsion Acho um pouco tardia essa data de Rashi, não? Até porque existe meio que um consenso entre os exegetas de que o primeiro ungido é Koresh, devido ao contexto da reconstrução de Yerushalayim. O máximo que já vi de variação quanto a isso é atribuí-la a Dario.
  • Rodrigo Mourão Herodes Agripa II – Tetrarca do território do norte (50-70 A.D.)



    Só que se for contar a saída da palavra dada por Jeremias, você não chega nem perto disso, segundo a contagem em que a palavra profética é dada a Jeremias, a semana de número 62 cai no ano 172-171 aEC. Muito longe disso aí.
  • Eliezer Abensur Todo mundo vai dar sempre com os burros n'água
  • Rodrigo Mourão Nunca vi ninguém atribuindo isso a Dario, mas não duvido que haja quem o faça.
  • Eliezer Abensur Contemplated the calculations: Heb. בִּינֹתִי בַּסְפָרִים.









    the number of the years, etc.: I contemplated the calculation of the years, for I thought about what Jeremiah (29:10) prophesied: “For at the completion of seventy years of Babylon I wil...Ver mais
  • Eliezer Abensur Isso é a tradução de Rashi para o inglês
  • Rodrigo Mourão Onde ele diz que o ungido ai é Agripa II?
  • Eliezer Abensur Daniel 9:25 כה. וְתֵדַע וְתַשְׂכֵּל מִן מֹצָא דָבָר לְהָשִׁיב וְלִבְנוֹת יְרוּשָׁלִַם עַד מָשִׁיחַ נָגִיד שָׁבֻעִים שִׁבְעָה וְשָׁבֻעִים שִׁשִּׁים וּשְׁנַיִם תָּשׁוּב וְנִבְנְתָה רְחוֹב וְחָרוּץ וּבְצוֹק הָעִתִּים:
  • Eliezer Abensur And you shall know and understand from the emergence of the word: From the emergence of this word, which emerged at the beginning of your supplications to tell you, you shall know to understand [how] to restore and build Jerusalem.









    until the anointed king: Time will be given from the day of the destruction until the coming of Cyrus, king of Persia, about whom the Holy One, blessed be He, said that he would return and build His city, and He called him His anointed and His king, as it says (Isa. 45:1): “So said the Lord to His anointed one, to Cyrus etc.” (verse 13): “He shall build My city and free My exiles, etc.”









    seven weeks: Seven complete shemittah cycles they will be in exile before Cyrus comes, and there were yet three more years, but since they did not constitute a complete shemittah cycle, they were not counted. In the one year of Darius, in which Daniel was standing when this vision was said to him, seventy years from the conquest of Jehoiakim terminated. Deduct eighteen years from them, in which the conquest of Jehoiakim preceded the destruction of Jerusalem, leaving fifty-two years. This is what our Rabbis learned (Yoma 54a): “For fifty-two years no one passed through Judea.” They are the fifty-two years from the day of the destruction until they returned in the days of Cyrus. Hence, we have seven shemittah cycles and three years.









    and in sixty-two weeks it will return and be built: i.e., the city with its streets.





    and moat: Heb. וְחָרוּץ. They are the moats that they make around the wall to strengthen the city, which are called fosse in French, ditch or moat.




    but in troubled times: But in those times they will be troubled and distressed, for in the subjugation of the kings of Persia and the heathens, they will burden them with harsh bondage. Now although there are sixty-two weeks and four years more that remain from the eighth week, whose beginning, viz. the three years, was included in the fifty-two years of the duration of the exile, those four years were not counted here because here he counted only weeks, and you find that from the beginning he started to count seventy weeks, and at the end, when he delineated their times and their judgments, he counted only sixty-nine, proving that one week was divided, part of it here and part of it there; and he mentioned only whole weeks.




    but in troubled times: They will be troubled in those times.
  • Eliezer Abensur Mas de fato, acho que me enganei, não parece que Rashi Atribuiu nada a ninguém para o ungido deposto.




Baruch Doran
Preciso ler este estudo... ainda hoje
Ontem às 22:09

Rodrigo Mourão
Com todo respeito meu amigo Sha'ul Bentsion esse tempo aí não bate. Se o 'príncipe ungido' foi revelado sete semanas após isso, então temos o ano 556-557 aEC. Sendo assim a semana número 62, onde o outro 'ungido' seria cortado dá no ano 172 aEC, exatamente o terceiro ano após Antíoco Epifânio IV subir ao trono e exatamente o ano em que morreu o Onias III, o último legítimo sumo-sacerdote. Vou te passar a referência:

No início do estudo das sessenta e duas semanas foi afirmado que Onias III morreu no ano 172-171 aEC. Pois veremos se essa informação tem base:

2 Macabeus 4:7
Após a morte de Seleuco e tendo subido ao trono Antíoco Epífanes, Jasão, irmão de Onias, usurpou fraudulentamente o cargo de sumo sacerdote.(ano 175 aEC)

2 Macabeus 4:23
Três anos mais tarde...(ano 172)

2 Macabeus 4:34
Por causa disso, Menelau tomou à parte Andrônico, e induziu-o a matar Onias. Andrônico dirigiu-se, pois, para junto dele, enganou-o com astúcia, deu-lhe garantias, que confirmou por juramento, levou-o a deixar seu esconderijo e matou-o no mesmo instante, sem nenhuma atenção à justiça.(ano 172)
---------------------------------------------------
Se quiser conferir o ano em que Antíoco subiu ao trono, fique a vontade. 
2  há 11 horas

Sha'ul Bentsion
Rodrigo Mourão: Como você chegou nesse número?

Yerushalayim (Jerusalém) foi destruída em 587 AeC. A partir daí temos 49 anos, até o decreto de Koresh (Ciro), que ocorre em 538 AeC conforme especificado pela profecia de Dani'el.

Como você chegou em 556-557 AeC?

Confesso que não entendi, meu amigo.
há 1 hora

Rodrigo Mourão
Não meu amigo, leia desde o início da profecia, veja que o início da contagem tem que ser ''desde a palavra(davar) para reconstruir e reedificar Jerusalém....''. Essa palavra foi dada pelo profeta Jeremias, no ano 606-605 aEC. Daí então temos o início da contagem. Vou postar meu estudo aqui sobre essa questão e você analisa ok? Abraços.
Editado  há 41 minutos

Sha'ul Bentsion
Rodrigo Mourão: Vou olhar com calma antes de proferir uma opinião. De qualquer forma, é curioso como os messiânicos que curtiram o seu post anterior não entenderam nada do que você quis dizer. Eles só curtiram porque você havia dito - embora faltasse parte da explicação - que a cronologia não batia. Ou seja, eles pegaram essa frase e curtiram o post sem o menor critério ou avaliação. É assim com os messiânicos: Pegam qualquer coisa fora de contexto e tentam utilizar a favor de Jesus. Foi curioso de observar esse fenômeno. Enfim, vou olhar o seu material e depois te dou um retorno com calma. 
2  há 32 minutos

Rodrigo Mourão
Vou aguardar seus comentários sobre o meu post. Quanto aos messiânicos, faça como eu, simplesmente os ignore..rs
Abraços!
2  há 27 minutos

Eliezer Abensur
O ungido referido aí segundo Rashi é Agripa.
há 22 minutos

Rodrigo Mourão
Mas isso partindo de qual período de contagem inicial? Porque já vi uns artigos do pessoal da chabad dos EUA que esse ungido aí é Onias III. Mas eles tinham o mesmo critério do início da contagem, a palavra (davar) de reconstrução de Jerusalém dada por Jeremias.
Editado  há 19 minutos

Eliezer Abensur
Herodes Agripa II, Bisneto de Herodes.
há 19 minutos

Eliezer Abensur
Herodes Agripa II

– Tetrarca do território do norte (50-70 A.D.)
há 18 minutos

Baruch Doran
Com essas contagens todas vocês vão chegar no cara que mandou o email pro Dor Leon Attar. na postagem aí embaixo....
há 18 minutos

Eliezer Abensur
kkkkkkkkkkkkkkkk
há 17 minutos

Eliezer Abensur
Na verdade as profecias de Daniel são INDECIFRÁVEIS, antes da época do fim do Mundo.
há 16 minutos

Sha'ul Bentsion
Acho um pouco tardia essa data de Rashi, não? Até porque existe meio que um consenso entre os exegetas de que o primeiro ungido é Koresh, devido ao contexto da reconstrução de Yerushalayim. O máximo que já vi de variação quanto a isso é atribuí-la a Dario.
há 16 minutos

Rodrigo Mourão
Herodes Agripa II – Tetrarca do território do norte (50-70 A.D.)

Só que se for contar a saída da palavra dada por Jeremias, você não chega nem perto disso, segundo a contagem em que a palavra profética é dada a Jeremias, a semana de número 62 cai no ano 172-171 aEC. Muito longe disso aí.
há 16 minutos

Eliezer Abensur
Todo mundo vai dar sempre com os burros n'água
há 16 minutos

Rodrigo Mourão
Nunca vi ninguém atribuindo isso a Dario, mas não duvido que haja quem o faça.
há 15 minutos

há 14 minutos

Eliezer Abensur
Contemplated the calculations: Heb. בִּינֹתִי בַּסְפָרִים.




the number of the years, etc.: I contemplated the calculation of the years, for I thought about what Jeremiah (29:10) prophesied: “For at the completion of seventy years of Babylon I will remember you,” and I thought that this remembrance is the building of the Temple, and that the seventy years end in the first year of Darius the Mede, since the kingdom of Babylon stretched forth a hand upon Israel, when Nebuchadnezzar vanquished Jehoiakim to be his slave. Now that was in the second year of Nebuchadnezzar’s reign, as the master said (Meg. 11b): “In the first year he conquered Nineveh; in the second year he went up and vanquished Jehoiakim.” Figure from that year until now, and you will find them [the 70 years]. This calculation is found also in the Mishnah of Seder Olam (ch. 28), and we learned there that in the year of Belshazzar’s death were 70 years from the day that Nebuchadnezzar ascended the throne: seventy minus one since the day that he conquered Jehoiakim, and yet one more year for Babylon, which Darius completed. And when I [Daniel] saw that the redemption was not hastening to come, I contemplated and put my heart to the calculation, and I knew that I should not have counted according to the conquest of Jehoiakim but [according] to the destruction of Jerusalem, when 70 years will be complete from the exile of Zedekiah, when Jerusalem was destroyed. And there are yet 18 years to come, for this exile was in the eighteenth year counting from the conquest of Jehoiakim, as we learned in Seder Olam: “They were exiled in the seventh year; they were exiled in the eighth year; they were exiled in the eighteenth year; they were exiled in the nineteenth year.” Our Sages in Tractate Megillah (11b) explained that they were exiled in the exile of Jeconiah in the seventh year, counting from the conquest of Jehoiakim, which is the eighth year of Nebuchadnezzar’s reign. They were exiled a second time in the eighteenth year, counting from the conquest of Jehoiakim, which is the nineteenth year of Nebuchadnezzar’s reign.
há 14 minutos

Eliezer Abensur
Isso é a tradução de Rashi para o inglês
há 13 minutos

Rodrigo Mourão
Onde ele diz que o ungido ai é Agripa II?
há 10 minutos

Eliezer Abensur
Daniel 9:25 כה. וְתֵדַע וְתַשְׂכֵּל מִן מֹצָא דָבָר לְהָשִׁיב וְלִבְנוֹת יְרוּשָׁלִַם עַד מָשִׁיחַ נָגִיד שָׁבֻעִים שִׁבְעָה וְשָׁבֻעִים שִׁשִּׁים וּשְׁנַיִם תָּשׁוּב וְנִבְנְתָה רְחוֹב וְחָרוּץ וּבְצוֹק הָעִתִּים:
há 10 minutos

Eliezer Abensur
And you shall know and understand from the emergence of the word: From the emergence of this word, which emerged at the beginning of your supplications to tell you, you shall know to understand [how] to restore and build Jerusalem.




until the anointed king: Time will be given from the day of the destruction until the coming of Cyrus, king of Persia, about whom the Holy One, blessed be He, said that he would return and build His city, and He called him His anointed and His king, as it says (Isa. 45:1): “So said the Lord to His anointed one, to Cyrus etc.” (verse 13): “He shall build My city and free My exiles, etc.”




seven weeks: Seven complete shemittah cycles they will be in exile before Cyrus comes, and there were yet three more years, but since they did not constitute a complete shemittah cycle, they were not counted. In the one year of Darius, in which Daniel was standing when this vision was said to him, seventy years from the conquest of Jehoiakim terminated. Deduct eighteen years from them, in which the conquest of Jehoiakim preceded the destruction of Jerusalem, leaving fifty-two years. This is what our Rabbis learned (Yoma 54a): “For fifty-two years no one passed through Judea.” They are the fifty-two years from the day of the destruction until they returned in the days of Cyrus. Hence, we have seven shemittah cycles and three years.




and in sixty-two weeks it will return and be built: i.e., the city with its streets.




and moat: Heb. וְחָרוּץ. They are the moats that they make around the wall to strengthen the city, which are called fosse in French, ditch or moat.




but in troubled times: But in those times they will be troubled and distressed, for in the subjugation of the kings of Persia and the heathens, they will burden them with harsh bondage. Now although there are sixty-two weeks and four years more that remain from the eighth week, whose beginning, viz. the three years, was included in the fifty-two years of the duration of the exile, those four years were not counted here because here he counted only weeks, and you find that from the beginning he started to count seventy weeks, and at the end, when he delineated their times and their judgments, he counted only sixty-nine, proving that one week was divided, part of it here and part of it there; and he mentioned only whole weeks.




but in troubled times: They will be troubled in those times.
há 9 minutos

Eliezer Abensur
Mas de fato, acho que me enganei, não parece que Rashi Atribuiu nada a ninguém para o ungido deposto.
1  há 7 minutos

Rodrigo Mourão
Vou dar uma dica a todos que quiserem entender essa profecia de Daniel 9: Leiam DANIEL 8! Depois de lerem esse capítulo de Daniel 8, leiam os livros de Macabeus 1 e 2. Isso me ajudou demais a ter o atual entendimento que tenho (apesar que tenho a certeza que ele esteja de fato 100% correto). Vou trazer alguns estudos cristãos católicos sobre o assunto, talvez eles ajudem a vocês entenderem melhor. O Esh também pode ajudar nessa questão, afinal ele que me deu o esqueleto do estudo, só fiz passar umas referências e acrescentei umas coisas.
há 5 minutos

Eliezer Abensur
Daniel 9:26 כו. וְאַחֲרֵי הַשָּׁבֻעִים שִׁשִּׁים וּשְׁנַיִם יִכָּרֵת מָשִׁיחַ וְאֵין לוֹ וְהָעִיר וְהַקֹּדֶשׁ יַשְׁחִית עַם נָגִיד הַבָּא וְקִצּוֹ בַשֶּׁטֶף וְעַד קֵץ מִלְחָמָה נֶחֱרֶצֶת שֹׁמֵמוֹת:
há 4 minutos

Eliezer Abensur
And after: those weeks.




the anointed one will be cut off: Agrippa, the king of Judea, who was ruling at the time of the destruction, will be slain.




and he will be no more: Heb. וְאֵין לוֹ, and he will not have. The meaning is that he will not be.




the anointed one: Heb. מָשִׁיחַ. This is purely an expression of a prince and a dignitary.




and the city and the Sanctuary: lit. and the city and the Holy.




and the people of the coming monarch will destroy: [The monarch who will come] upon them. That is Titus and his armies.




and his end will come about by inundation: And his end will be damnation and destruction, for He will inundate the power of his kingdom through the Messiah, and until the end of the wars of Gog the city will exist.




cut off into desolation: a destruction of desolation.
1  há 4 minutos

Rodrigo Mourão
Pois é Eliezer Abensur, não achei o local específico que Rashi atribui a ninguém.
há 4 minutos

Eliezer Abensur
Achei o comentário sobre Agripa, Herodes Agripa II.
1  há 3 minutos

Eliezer Abensur
Veja acima, eu achei
há 2 minutos

Eliezer Abensur
Tá em inglês.
há 2 minutos

Eliezer Abensur
the anointed one will be cut off: Agrippa, the king of Judea, who was ruling at the time of the destruction, will be slain.
há 2 minutos

Eliezer Abensur
Comentário de Rashi sobre Daniel 9:26.
Agora mesmo

Rodrigo Mourão
''and his end will come about by inundation: And his end will be damnation and destruction, for He will inundate the power of his kingdom through the Messiah, and until the end of the wars of Gog the city will exist.''

O Império Romano (de Tito) já acabou. E sem contar que Agripa II não era da Casa de David, então ele não poderia ser o tal ungido de fato, pois era um rei ilegítimo. Não concorda?
Agora mesmo





Eliezer Abensur
Ocorre que não está se referindo ao Messias, e sim um ungido qualquer.
há 9 minutos

Eliezer Abensur
כו. וְאַחֲרֵי הַשָּׁבֻעִים שִׁשִּׁים וּשְׁנַיִם יִכָּרֵת מָשִׁיחַ וְאֵין לוֹ וְהָעִיר וְהַקֹּדֶשׁ יַשְׁחִית עַם נָגִיד הַבָּא וְקִצּוֹ בַשֶּׁטֶף וְעַד קֵץ מִלְחָמָה נֶחֱרֶצֶת שֹׁמֵמוֹת:
há 9 minutos

Eliezer Abensur
Será cortado um ungido = יִכָּרֵת מָשִׁיחַ
há 9 minutos

Eliezer Abensur
Um ungido qualquer = מָשִׁיחַ
há 8 minutos

Eliezer Abensur
Se fosse o Messias estaria escrito Ha-Mashiach e não somente Mashiach.
há 7 minutos

Rodrigo Mourão
Quem disse que aí é uma referência ao Messias?rs
O que eu quero dizer é que Agripa II foi unido para ser rei dos judeus, só que ele NÃO era da Casa de David, então NÃO podia ser rei, então o seu ''ungimento'' não valeu de NADA. Então não poderia ser ele quem o verso fala, entendeu?
Editado  há 7 minutos

há 6 minutos

Eliezer Abensur
O comentário é de Rashi.
há 6 minutos

Rodrigo Mourão
Referência por favor.
há 4 minutos

Eliezer Abensur
O pessoal do Beit Chabad não trouxe, mas não é referência ao Messias e sim a um ungido qualquer.
há 4 minutos

Eliezer Abensur
Muito simples, mas só é visível no comentário em hebraico.
há 3 minutos

Eliezer Abensur
Peça para o Franck lhe mostrar o comentário sobre Daniel 9:26, geralmente lá tem a citação de onde encontrar na Guemará
há 3 minutos

Eliezer Abensur
Nas traduções raramente tem
há 3 minutos

Rodrigo Mourão
Sei que não é referência ao Messias. Para mim aí fala de Onias III, o sumo-sacerdote assassinado no período helenista.
há 3 minutos

Eliezer Abensur
Segundo Rashi é Agripa, que foi deposto por Titus no ano da destruição do Bet Hamikdash. 69 d.C.
há 2 minutos

Rodrigo Mourão
Então...Eu queria ver a referência para entender toda a análise do capítulo feita por Rashi entendeu? Porque se pegarmos o ano 69 - 483 = 414 aEC.
Agora mesmo




Eliezer Abensur
A conta não é assim
há 2 minutos

Rodrigo Mourão
Como deve ser feita então?
Agora mesmo

Eliezer Abensur
Seventy weeks [of years] have been decreed: on Jerusalem from the day of the first destruction in the days of Zedekiah until it will be [destroyed] the second time.




to terminate the transgression and to end sin: so that Israel should receive their complete retribution in the exile of Titus and his subjugation, in order that their transgressions should terminate, their sins should end, and their iniquities should be expiated, in order to bring upon them eternal righteousness and to anoint upon them (sic) the Holy of Holies: the Ark, the altars, and the holy vessels, which they will bring to them through the king Messiah. The number of seven weeks is four hundred and ninety years. The Babylonian exile was seventy [years] and the Second Temple stood four hundred and twenty [years].
Agora mesmo

Eliezer Abensur
Taí em cima
Agora mesmo

Eliezer Abensur
And you shall know and understand from the emergence of the word: From the emergence of this word, which emerged at the beginning of your supplications to tell you, you shall know to understand [how] to restore and build Jerusalem.




until the anointed king: Time will be given from the day of the destruction until the coming of Cyrus, king of Persia, about whom the Holy One, blessed be He, said that he would return and build His city, and He called him His anointed and His king, as it says (Isa. 45:1): “So said the Lord to His anointed one, to Cyrus etc.” (verse 13): “He shall build My city and free My exiles, etc.”




seven weeks: Seven complete shemittah cycles they will be in exile before Cyrus comes, and there were yet three more years, but since they did not constitute a complete shemittah cycle, they were not counted. In the one year of Darius, in which Daniel was standing when this vision was said to him, seventy years from the conquest of Jehoiakim terminated. Deduct eighteen years from them, in which the conquest of Jehoiakim preceded the destruction of Jerusalem, leaving fifty-two years. This is what our Rabbis learned (Yoma 54a): “For fifty-two years no one passed through Judea.” They are the fifty-two years from the day of the destruction until they returned in the days of Cyrus. Hence, we have seven shemittah cycles and three years.




and in sixty-two weeks it will return and be built: i.e., the city with its streets.




and moat: Heb. וְחָרוּץ. They are the moats that they make around the wall to strengthen the city, which are called fosse in French, ditch or moat.




but in troubled times: But in those times they will be troubled and distressed, for in the subjugation of the kings of Persia and the heathens, they will burden them with harsh bondage. Now although there are sixty-two weeks and four years more that remain from the eighth week, whose beginning, viz. the three years, was included in the fifty-two years of the duration of the exile, those four years were not counted here because here he counted only weeks, and you find that from the beginning he started to count seventy weeks, and at the end, when he delineated their times and their judgments, he counted only sixty-nine, proving that one week was divided, part of it here and part of it there; and he mentioned only whole weeks.




but in troubled times: They will be troubled in those times.
Agora mesmo

Eliezer Abensur
480 anos entre a destruição do primeiro e do segundo templo
Agora mesmo




Eliezer Abensur
480 anos entre a saída de Sinai e a construção do primeiro templo.
Agora mesmo

Rodrigo Mourão
Mas 70x7=490.
Agora mesmo





Eliezer Abensur
we have seven shemittah cycles and three years
Agora mesmo

Eliezer Abensur
Desculpe, você calculou certo
Agora mesmo





Agora mesmo

Eliezer Abensur
seven weeks: Seven complete shemittah cycles they will be in exile before Cyrus comes, and there were yet three more years, but since they did not constitute a complete shemittah cycle, they were not counted. In the one year of Darius, in which Daniel was standing when this vision was said to him, seventy years from the conquest of Jehoiakim terminated. Deduct eighteen years from them, in which the conquest of Jehoiakim preceded the destruction of Jerusalem, leaving fifty-two years. This is what our Rabbis learned (Yoma 54a): “For fifty-two years no one passed through Judea.” They are the fifty-two years from the day of the destruction until they returned in the days of Cyrus. Hence, we have seven shemittah cycles and three years.
Agora mesmo

Rodrigo Mourão
''Seventy weeks [of years] have been decreed: on Jerusalem from the day of the first destruction in the days of Zedekiah until it will be [destroyed] the second time.''

Sem contar que o Templo foi destruído em 586 aEC. Se fizermos a conta vai ficar: 586-490= 96aEC.
Agora mesmo

Eliezer Abensur
Sete ciclos de Shemitá 70x7 = 490
Agora mesmo

Eliezer Abensur
Mais 3 anos
Agora mesmo




Eliezer Abensur
69-493 = 424 a.C.
Agora mesmo

Eliezer Abensur
Vamos ver o que isto significa.
Agora mesmo





Rodrigo Mourão
כו. וְאַחֲרֵי הַשָּׁבֻעִים שִׁשִּׁים וּשְׁנַיִם יִכָּרֵת מָשִׁיחַ
há 3 minutos

Rodrigo Mourão
O tal ''ungido'' é cortado na semana 62 e não na 70.
há 2 minutos

Eliezer Abensur
No Livro de Daniel [editar]

De acordo com a Bíblia, foi ele que recebeu o reino da Babilônia, após a morte de Belsazar.1 Ele é chamado de filho de Assuero.2 Daniel prosperou, durante o seu reinado e o de Ciro, o persa.3

Ele organizou a Babilônia em 120 satrapias, e colocou, sobre estes sátrapas, três presidentes, um dos quais era o profeta Daniel.4 Os presidentes e sátrapas, porém, pediram a Dario que fizesse um decreto, para que, nos próximos trinta dias, quem fizesse uma petição a qualquer homem ou deus que não fosse o próprio Dario, fosse lançado à cova dos leões.5 Como Daniel continuou orando a Deus, três vezes por dia, foi jogado na cova dos leões, mas, no dia seguinte, ele ainda estava vivo, e Dario o tirou, e jogou na cova os homens que haviam acusado Daniel.6 2

Foi no primeiro ano do reinado de Dario, o medo,2 que Daniel entendeu a profecia dos setenta anos, que havia sido dita a Jeremias,7 e que Daniel recebeu a profecia das setenta semanas, que seria o tempo que duraria entre a palavra para restaurar o tempo e a unção do Santíssimo.8 Outra profecia, também no primeiro ano de Dario, o medo, foi de que haveria três reis da Pérsia, e um quarto, mais rico que todos, que atacaria a Grécia, em seguida, apareceria um rei poderoso, cujo reino seria partido em quatro.9 No
há 2 minutos

Rodrigo Mourão
Ok. Mas quando o 'ungido' teria que ser cortado?
Agora mesmo

Rodrigo Mourão
כו. וְאַחֲרֵי הַשָּׁבֻעִים שִׁשִּׁים וּשְׁנַיִם יִכָּרֵת מָשִׁיחַ
Agora mesmo

Rodrigo Mourão
424 - 434(62x7)= 10 EC.
Agora mesmo




Foto de capa

1.115 membros

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    Eliezer Abensur
    כו. וְאַחֲרֵי הַשָּׁבֻעִים שִׁשִּׁים וּשְׁנַיִם יִכָּרֵת מָשִׁיחַ וְאֵין לוֹ וְהָעִיר וְהַקֹּדֶשׁ יַשְׁחִית עַם נָגִיד הַבָּא וְקִצּוֹ בַשֶּׁטֶף וְעַד קֵץ מִלְחָמָה נֶחֱרֶצֶת שֹׁמֵמוֹת:


    Eliezer Abensur
    É isto que você fala né?


    Rodrigo Mourão
    Isso mesmo.
    Gosto  Agora mesmo

    Eliezer Abensur
    62 x 7 = 434
    Gosto  Agora mesmo

    Eliezer Abensur
    434-69 = 365 a.C.
    Gosto  Agora mesmo









    Eliezer Abensur
    Interessante, Dario assume a realeza com a idade de 62 anos.
    Gosto  há 12 minutos

    Eliezer Abensur
    Dario começa a reinar no ano de 424 a.C.
    Gosto  há 10 minutos

    Rodrigo Mourão
    Normal, o príncipe Charles da Inglaterra tem 62 anos e ainda é príncipe..kk
    Gosto  há 10 minutos

    Eliezer Abensur
    493-424=69 d.C.
    Gosto  há 10 minutos

    Eliezer Abensur
    7 x 70 = 490 + 3 = 493
    Gosto  há 9 minutos

    Gosto  há 9 minutos

    Eliezer Abensur
    É assim que os nossos sábios calcularam
    Gosto  há 8 minutos

    Rodrigo Mourão
    וְאַחֲרֵי הַשָּׁבֻעִים שִׁשִּׁים וּשְׁנַיִם יִכָּרֵת מָשִׁיחַ
    Gosto  há 6 minutos

    Rodrigo Mourão
    Acontece que claramente o Tanak fala que o ungido seria morto na semana 62, não semana 70.
    Gosto  há 6 minutos

    Eliezer Abensur
    seven weeks: Seven complete shemittah cycles they will be in exile before Cyrus comes, and there were yet three more years, but since they did not constitute a complete shemittah cycle, they were not counted. In the one year of Darius, in which Daniel was standing when this vision was said to him, seventy years from the conquest of Jehoiakim terminated. Deduct eighteen years from them, in which the conquest of Jehoiakim preceded the destruction of Jerusalem, leaving fifty-two years. This is what our Rabbis learned (Yoma 54a): “For fifty-two years no one passed through Judea.” They are the fifty-two years from the day of the destruction until they returned in the days of Cyrus. Hence, we have seven shemittah cycles and three years.
    Gosto  há 6 minutos

    Rodrigo Mourão
    434 - 424= 10 EC.
    Gosto  há 5 minutos

    Eliezer Abensur
    כו. וְאַחֲרֵי הַשָּׁבֻעִים שִׁשִּׁים וּשְׁנַיִם יִכָּרֵת מָשִׁיחַ וְאֵין לוֹ וְהָעִיר וְהַקֹּדֶשׁ יַשְׁחִית עַם נָגִיד הַבָּא וְקִצּוֹ בַשֶּׁטֶף וְעַד קֵץ מִלְחָמָה נֶחֱרֶצֶת שֹׁמֵמוֹת:
    Gosto  1  há 5 minutos

    Eliezer Abensur
    É isso que você fala né?
    Gosto  há 4 minutos

    Rodrigo Mourão
    Isso mesmo.
    Gosto  há 4 minutos

    Eliezer Abensur
    62 x 7 = 434
    Gosto  há 4 minutos

    Eliezer Abensur
    434-69 = 365 a.C.
    Gosto  há 2 minutos

    Rodrigo Mourão
    De onde você tirou esse 69?
    Gosto  






    Eliezer Abensur
    Isso seria no reinado de Artaxerxes II
    Gosto  há 2 minutos

    Eliezer Abensur
    Artaxerxes começou a reinar em 404 a.C.
    Gosto  Agora mesmo

    Eliezer Abensur
    Isso seria o 39° ano do reinado de Artaxerxes II.
    Gosto  Agora mesmo

    Rodrigo Mourão
    Pra mim não tem nada a ver com esse período, nem citei isso..rs
    Gosto  Agora mesmo



    Eliezer Abensur
    Ignoro o que seja
    Gosto  há 9 minutos

    Rodrigo Mourão
    Eu particularmente acredito demais que a pessoa aí referida é Onias III. Tem um estudo sobre este tema postado no grupo, quem quiser conferir, fique à vontade, talvez aprenda um pouco mais com possíveis questionamentos.







    Sha'ul Bentsion:
    Rodrigo Mourão: Acho que você pode estar certo. Vou dedicar um tempinho a avaliar melhor, mas parece que de todas as possibilidades a que você levantou realmente é a mais plausível.

    Rodrigo Mourão:
    Faça isso Sha'ul Bentsion. Analise, investigue. Vá atrás. Qualquer dúvida pode ''bombardear'' lá no post. Eu e o Esh (os autores) ficaremos felizes em responder a você e a quaisquer outros. 

LISTA E APRESENTAÇÃO





EM OBRAS »

Magalhães Luís [Verbete sobre Famílias] > ✡ Debates Teológicos ✡



Sim, acredito que muitas cousas que aconteceu na Igreja Primitiva positivamente como negativamente e até acontecimentos ao seu redor, vem acontecendo também na Igreja do século XXI





 Mais abaixo o texto em grande





Bom, Luis Felipe Felipe, como vc é mestrando em História da Igreja, deixarei vc começar com as suas devidas argumentações de cousas que aconteceram e tem acontecido em nosso meio,,, apenas darei complementos! Shalom!


Luis Felipe Felipe

Meu grande amigo Eleazar Ben HaShem, amizade que vem do primário até os bancos da faculdade, Shalom para vc também. Sobre este assunto podemos afirmar que os relatos do livro de Atos servem como moldura para os dias atuais e vindouros.



Sim, meu mestre!!!!!!!!!!!!!



A Bíblia não faz distinção entre igreja primitiva ou moderna.




Luis Felipe Felipe

Posso citar o exemplo de Pedro e João, que estando a porta do templo pararam para servir um necessitado. Vejo dois exemplos para nos: Parar para servir também e gesto de adoração, que trás glória e louvor ao nosso Deus. Outra coisa que me chama atenção foi que os apóstolos "viram a necessidade do coxo", prestar atenção na necessidade alheia e parar de entender Deus de uma forma vertical e um ótimo exercício para igreja do séc.21. Paz a todos!
Gosto 3 há 11 horas


Jorge Luis, mas acho que a sua resposta não está exata para o tema, sei que a Bíblia não faz distinção, acredito que o tema está se referindo a acontecimentos que aconteceram no século I e que parece se repetir no século XXI, e o que poderíamos tirar de tudo isso, em pontos bons e até maus?
Gosto há 10 horas


?????
Gosto há 10 horas


E verdade caro Jorge Luis, pois os escritos neo-testamentários se enceraram no primeiro século. A Bíblia não faz diferença entre a igreja Primitiva e Moderna. O que quero ressaltar são os pontos que deixamos de imitar da igreja Primitiva.



Jorge Luis, eu que deveria fazer "?????" e vc explicar melhor o que vc quis dizer, acho que não entendi.



acho que a igreja evoluiu.não sou pessimista com relação ao estado geral da igreja do Senhor!



Jorge Luis, até concordo com vc, mas não vamos exagerar nessa "evolução" né?!
Gosto 1 há 10 horas


Ninguém aqui está sendo pessimista. Mas se você fala de uma igreja evoluída. Por que precisamos de uma Reforma no Séc.16?
Gosto 1 há 10 horas


A igreja pode sim ter evoluído e claro, mas em muitos pontos regrediu e esqueceu alguns pontos necessários que a Igreja Primitiva tinha, mas em outros pontos a igreja do século XXI, tem muita coisa que lá atrás não tinha pra evangelizar e hj ela tem, mas a Igreja Primitiva deu p seu sangue para testemunhar do Evangelho sem devidos recursos que temos hj!
Gosto há 10 horas


Apenas quero ressaltar os pontos que a igreja atual deve melhorar, apenas isso, sem polemica.
Gosto há 10 horas

Não gosto 1 Mais há 10 horas


- A Igreja Primitiva era procurada pelas pessoas; A Igreja Atual não é procurada e nem procura as pessoas (a não ser quando tem interesse em encher seus cofres com os “dízimos, primícias e afins” dos pobres fiéis manipulados).
Gosto 1 há 10 horas


- A Igreja Primitiva se ocupava com o essencial (a vida em Cristo, o caráter cristão, o proceder com o semelhante etc); A Igreja Atual, com o trivial (tamanho do vestido, se usa brinco ou não, se o pregador usa terno e gravata – ao invés de se preocupar se o pregador tem vida com Deus e possui bom caráter).
Gosto há 10 horas


No primeiro século, o compartilhar o pão era o centro do culto cristão. Os irmãos se reuniam com o objetivo de comemorar, por meio do partir do pão, a morte expiatória do Filho de Deus e a Sua gloriosa ressurreição.
Gosto há 10 horas


Era uma reunião eminentemente fraternal, com a participação efetiva de todos, onde a comunhão plena e o uso dons espirituais para edificação mútua eram uma característica indissociável. Os pastores, também chamados de anciões, bispos ou presbíteros, que atuavam no seio das congregações, não assumiam nenhum caráter clerical ou sacerdotal, mas tinham a plena consciência que eram encarregados pelo Espírito Santo para exortar e ensinar a doutrina de Jesus Cristo em amor, como irmãos mais experientes e como servos dos demais.
Gosto há 10 horas


Todos tomavam livremente parte no culto, seja fazendo uso da palavra, seja orando, indicando algum salmo ou hino para ser entoado por todos. Não havia uma importância maior de uns sobre os outros. Não havia "cargos" ou "posições", mas sim "dons" e "ministérios". O que presidia o culto não o monopolizava, mas estava ali para cuidar da boa ordem do mesmo. Tudo era feito com o acordo de todos. Não havia a supremacia de uns sobre os outros, pois isso havia sido diretamente condenado pelo Mestre. O Messias ensinou um conceito de hierarquia totalmente distinto do humano (Mateus 20: 20-28, Mateus 23:1-11)
Gosto há 10 horas


Não havia cerimonialismo. Não havia exibicionismos. Todos se conheciam e compartilhavam suas alegrias e tristezas. Na realidade, a reunião daqueles irmãos era apenas um prosseguimento do que faziam durante o dia. O Senhor Jesus, através de Sua própria vida, ensinou aos discípulos que eles não deviam dividir suas vidas em "vida profissional", "vida familiar", "vida eclesiástica", etc, mas que em todas as áreas da vida da pessoa o Evangelho tivesse a direção.
Gosto há 10 horas


O Mestre não dizia aos discípulos: Ouçam, daqui a duas horas faremos o culto, por isso precisamos colocar uma roupa especial e ir àquele lugar especial... Não! Sua vida já era um culto ao Altíssimo. Ele ensinava em qualquer lugar, na praia, nas casas, no templo em Jerusalém, num monte, etc. Ele não se escondia das pessoas, mas conversava com todos os que O buscavam e convidavam. Jesus vivenciava o Evangelho 24 horas por dia e assim deve ser conosco também. A santidade do Senhor não era religiosa, como a dos fariseus. Não era baseada nas aparências, mas sim no Espírito que habitava Nele. Assim devemos ser.
Gosto há 10 horas


A leitura das Escrituras era uma parte importante do culto no primeiro século. Como não existia a divisão de capítulos e versículos, às vezes livros inteiros eram lidos numa só reunião, principalmente tratando-se de uma epístola apostólica. O Antigo Testamento era recebido como divinamente inspirado. Não existia o que hoje chamamos de "Novo Testamento". Existiam as cartas escritas pelos apóstolos, que hoje fazem parte do que chamamos de Novo Testamento.
Gosto há 10 horas


Era um tesouro sem preço poder ter todo o Antigo Testamento junto, assim como as cartas neotestamentárias. Depois da leitura era feita a pregação ou explanação, a qual era um desenvolvimento ou explicação prática da porção lida, ao estilo daquelas que eram feitas nas sinagogas. Havia profecias e outros dons na reunião e o ensino de Paulo é que tudo isso se faça com ordem e decência, dando sempre prioridade aos outros em vez de si mesmos. Não deve haver descontrole, pois o Eterno é um Pai de ordem. Porém, ao mesmo tempo, não deve haver liturgia, pois Ele é liberdade.
Gosto há 10 horas


O que todos precisamos é buscar a maturidade espiritual, a qual nos mostrará como devemos agir em qualquer situação ou lugar, até mesmo no culto. Quem tem o discernimento espiritual e vive segundo a mente de Cristo, não necessita de regras humanas de conduta (I Corintios 2:15-16). Nos tempos da perseguição dos primeiros séculos, a pregação buscava dar ânimo aos irmãos, afim de que, na hora da prova, eles se achassem fortes. Muitos discursos tinham como objetivo lembrar os sofrimentos e o valor dos mártires e havia exortação para imitar as virtudes daqueles que haviam sido fiéis até a morte.
Gosto há 10 horas


Assuntos controversos e falsos ensinos não eram desconhecidos. As pregações apologéticas tinham o objetivo de ensinar aos que estavam começando as verdades da fé que eles iam professar publicamente e que com muita freqüência teriam que defender diante dos ataques do paganismo e do próprio governo imperial de Roma. Essa classe de discursos nunca entrava no culto propriamente dito e geralmente faziam parte de epístolas.
Gosto há 10 horas


Voltando à reunião dos primeiros irmãos, o canto era também uma parte importante. Eram cantados salmos de Davi e hinos compostos pelos irmãos, os quais faziam referência às verdades da Graça do novo pacto. A oração era uma das partes essenciais do culto. Os cristãos se reuniam não somente para ouvir falar sobre o Pai, mas para falar com o Pai e ouvi-Lo falar. A linguagem da oração era austera, evitando toda retórica desnecessária. As orações estavam cheias da linguagem das Escrituras, especialmente dos salmos e profetas. As orações não eram longas, evitando-se toda vã repetição. A oração pertencia a toda a assembléia e era dirigida numa língua inteligível.
Gosto há 10 horas


Havia problemas nas reuniões primitivas? Sim, havia. Esses problemas são corrigidos por Paulo e outros apóstolos em suas cartas. Nas ekklesias se reúnem pessoas justificadas, mas que, ao mesmo tempo, estão em processo de crescimento e maturidade. É possível que surjam dificuldades. Porém, tais dificuldades serão resolvidas pelo próprio Espírito Santo, se realmente houver comunhão sincera entre os irmãos. Um dos principais propósitos da comunhão é esse: que os mais fortes, experientes e sábios possam ajudar, apoiar e ensinar aos menos. Pode haver diferença de idéias e opiniões entre os irmãos? Sim, é possível.
Gosto há 10 horas


O Mestre não ensinou a Seus discípulos a construírem nenhum templo, nem estruturas espetaculares, já que o Evangelho fora revelado para ser vivido em nossas vidas, as 24 horas do dia, e as reuniões entre os irmãos podem ser feitas em qualquer lugar (João 4:19-24). Não estamos aqui afirmando que um templo ou local determinado para a reunião entre os irmãos seja um erro. Quando se considera um templo como um lugar físico como qualquer outro lugar para reunir-nos, não há divergência alguma com o Evangelho vivido pelos irmãos primitivos, embora eles não fizessem questão alguma de construir templos nos 3 primeiros séculos, mesmo contando com milhares de irmãos em algumas cidades.
Gosto há 10 horas


Isso é fato histórico. Não havia a necessidade de ter esses milhares reunidos numa só localidade num determinado momento, pois o elo espiritual é o que verdadeiramente une o Corpo. O que existe sim é a necessidade constante de congregar num nível relacional e de comunhão sincera, onde cada irmão conhece verdadeiramente os outros com que congrega e compartilha com eles a caminhada com Cristo. Onde cada pastor sabe as reais necessidades de suas ovelhas e as acompanha e cuida de perto em sua caminhada.
Gosto há 10 horas


É muito mais fácil compartilhar nossa caminhada com um grupo de irmãos que verdadeiramente conhecemos e temos genuína comunhão, do que ir a um local com 1.000 ou 2.000 pessoas que nem sequer sabemos o nome. O que estamos abordando aqui tem a ver com discernimento espiritual e não com ser contra ou a favor de algo, como se tivéssemos que escolher entre um "modelo" de Igreja e outro. A Igreja não deve seguir nenhum modelo, mas sim a Sua cabeça, que é o próprio Senhor.
Gosto há 10 horas


É na experiência do Ungido em Sua caminhada com os Seus discípulos que devemos pautar nossa caminhada como Igreja! Vemos, na Palavra, que nem sequer o Senhor Jesus fez questão de manter fisicamente todos ao seu lado (Marcos 9:38-40). Então, não podemos afirmar, como o fazem alguns, que o simples fato de discípulos d Cristo se reunirem num templo, numa reunião com 5.000 ou 10.000 pessoas seja um erro. Não! Apenas estamos apontando para a experiência da Igreja nas primeiras décadas, onde se deu um grande crescimento em todos os sentidos sem a necessidade de grandes estruturas institucionais centralizadoras. Essa experiência foi pautada pela proximidade histórica com o ministério do Mestre e devemos estar atentos a isso.
Gosto há 10 horas


Denominações que fazem acordos com os poderes políticos, transformando as igrejas em verdadeiros currais eleitorais. Ensinos que estimulam o paganismo daqueles que apenas querem algo da Divindade em troca de "algo" dado pela pessoa. Em muitos lugares, embora não se diga abertamente, as bênçãos são vendidas, pregando-se a idéia que, enquanto maior for a oferta e/ou o sacrifício, maior será a benção a ser adquirida. Em outros lugares, se repartem ou se vendem "objetos sagrados" ou "objetos ungidos".
Gosto há 10 horas


O Senhor Jesus não veio com o propósito de fundar denominações. Não veio estabelecer estruturas espetaculares. Ele veio estabelecer um povo, que não pode ser denominado, nem dividido em "segmentos". Isso tem trazido muitas disputas no seio da Igreja. Se cada um seguisse a Cristo em Espírito e em Verdade, e estivesse apenas ocupado em obedecer ao Senhor e em amar a seus irmãos, não haveria contendas ou divisões. Ninguém chamaria para si o controle e gerenciamento de nenhum desses segmentos. Porém, o próprio conceito de "denominação" já é uma divisão...
Gosto há 10 horas


Porém, a liberdade do Evangelho nos leva a buscar crescimento e santidade em Cristo e não nas regras impostas por homens em nome de Cristo. Não seremos mais santos obedecendo a regras humanas de comportamento e bons costumes, mas obedeceremos a real vontade do Pai para todas as áreas de nossas vidas quando deixarmos que o Espírito Santo seja o Senhor de todas as nossas ações. Isso nos levará à verdadeira santidade.
Gosto há 10 horas


Tendo como base o livro de Atos, de onde deveríamos tirar o exemplo para a vida da Igreja e consequentemente o exemplo para o cristão individualmente. Posso dizer que, deixamos muito a desejar. Vejo a igreja primitiva ativa em busca dos que ainda não tinham o conhecimento da salvação através da pessoa de Cristo. Eles não tinham apego a bens terrenos (não que seja pecado a pessoa trabalhar, batalhar para ter uma vida tranquila financeiramente ). O que eles tinham e exercitavam era o amor a Deus, e esse amor os impeliam a irem à busca dos perdidos, pondo em prática o ide de Jesus.

Poucos hoje em dia têm esse desprendimento. Muitos estão preocupados em ter, esquecem que o ser é muito mais importante do que o ter. Acho que o que teria de melhorar hoje em dia seria exatamente isso: o desapego do ter e ir à busca do ser: ser de Cristo, ser amante da palavra, ser um apaixonado pelos perdidos. Ter um olhar mais atento à Palavra.
Gosto 1 há 9 horas


Rafael Santos e Míriam Olne JC, vocês são professores natos! parabéns pros dois com os seus argumentos, EXCELENTES!!!!!!!!!!!!!!!!!
Gosto há 8 horas


Luis Felipe Felipe, veja que aula de História da Igreja nos comentários do Rafael Santos e da Míriam Olne JC aplausos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Gosto há 8 horas


“A igreja que é dirigida por homens em vez de ser comandada por Deus está condenada ao fracasso espiritual embora se expanda nesse mundo. O ministério que se fundamenta em ensinos de seminários e não está cheio do Espírito Santo, não opera milagres verdadeiros, só falsos.”
Gosto há 8 horas


Resumidamente falando Luis Felipe Felipe:


* A Igreja Primitiva não tinha ouro nem prata, mas tinha o "ANDE E LEVANTE";

* A Igreja atual arrecada ouro e prata, mas o "ANDE E LEVANTE" ficou esquecido...
Gosto 1 há 8 horas


... E assim seja!!!
Gosto 1 há 8 horas


Vou colocar aqui uma resposta extraordinária sobre o tópico acima postado:
Gosto há 7 horas


"Na igreja Primitiva, ou seja, a igreja dos primeiros séculos, os cristãos buscavam a Deus sobre todas as coisas, renunciavam suas próprias vontades pelas de Deus e Sua Obra. Os cristãos primitivos morriam como espetáculo para o mundo, em arenas, Coliseu, das formas mais terríveis: queimados, transpassados, devorados por animais, etc mas não negavam a sua fé em Cristo Jesus."
Gosto 1 há 7 horas


"E hoje? Com algumas exceções o cristão atual nunca lê um capítulo completo, contenta-se em ler um versículo e a partir dele, conforme instruções de seus líderes (que também aprenderam assim), cria uma doutrina própria."
Gosto 1 há 7 horas


"O cristão atual tem medo de pensar por si próprio, pois isso demandaria a difícil tarefa de ter que meditar na Palavra e correr o risco de fazer escolhas e por isso se deleita em ter quem pense por ele. Assim surgem as coberturas espirituais, os ungidos do Senhor que não podem ser tocados ou questionados, os líderes que convencem seu rebanho a votar em determinado candidato nas eleições, a aceitação de qualquer heresia. Afinal, se o anjo da igreja falou, está falado."
Gosto 1 há 7 horas


"O cristão atual tem um objetivo na vida próspera. Esse desejo ele tirou do mundo, do qual ainda faz parte embora pense não pertencer mais a ele. Assim, transfere para si os valores do mundo, que são a aparência acima de tudo, o ter em detrimento do ser, o ser bem-sucedido em todas as áreas como prova da vitória de Cristo na cruz. Porém Cristo não morreu para que tivéssemos conforto e segurança, mas para que pudéssemos ser salvos e ter a vida eterna, mas essa interpretação não condiz com a forma de vida americana, que na verdade é o anseio de todos os povos, incluindo o tupiniquim. Não à toa importamos a teologia da prosperidade e muitos modismos, o que vem de fora é melhor do que o que temos, inclusive quando o assunto é Deus."
Gosto 1 há 7 horas


"O cristão atual quer comandar, estar adiante, na frente, não ser servo. quer ser cabeça e não cauda, quer as riquezas dos ímpios, quer o poder terreno, pois crê que o céu é aqui na Terra e enquanto se está vivo. Isso é totalmente na contramão dos ensinos de Jesus, de que importa mais ser servo do que senhor, de que se deve ser o menor."
Gosto 1 há 7 horas


"O cristão atual tem uma fé fraca e para fortalecê-la precisa contar com a ajuda de muletas espirituais. Sal grosso, água benta, sabonete ungido, campanha das 7 semanas, tudo é válido para aguçar-lhe a fé. Seu cristianismo precisa se sincretizar com o paganismo em suas várias formas, pois Cristo apenas não é suficiente. O cristão atual é um neopagão, adora a vários deuses sem se dar conta. Cada amuleto gospel é um ídolo de pedra."
Gosto 1 há 7 horas


"O cristão atual não diz não negar nunca a Cristo, mas já O nega a cada dia, quando busca os valores inversos aos Seus ensinos. Infelizmente a sutileza dos enganos fez do cristão atual mais um religioso dentre tantas religiões. O cristão atual é tão cego à realidade do Evangelho que considera heresia ensinos sobre desprendimento material, afinal foi-lhe incutido que pobreza é coisa do diabo. O servir é coisa de derrotas; o não se conformar com esse mundo é demagogia, pois vivemos nele. Mudar essa mentalidade demoniacamente construída é quase impossível, só pela obra do Espírito Santo."
Gosto 1 há 7 horas


"Como converter um cristão ao verdadeiro cristianismo? Como fazê-lo buscar primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça, e abrir mão das riquezas materiais, se muitas vezes é o desejo de riquezas que o leva aos templos, que prometem restituição financeira a quem segue as regras da denominação? Como convencê-lo de que deve morrer para esse mundo quando o engano lhe diz que é nesse mundo que se experimenta um pedacinho do céu? Como mostrar-lhe que o Jesus que ele diz venerar não nasceu num palácio, optando por nascer em uma família humilde, que não adentrou em Jerusalém numa carruagem de fogo, mas num jumentinho? Como ensiná-lo a lição do lavapés, da renúncia aos valores materiais, do amor ao próximo como a nós mesmos, se o pseudocristianismo http://blogs.elpais.com/love-bicis/2013/06/el-masturbador-en-bicicleta.html diz-lhe que é assim mesmo, que Jesus venceu e que viemos para vencer, numa deturpação completa de sua Palavra?"
Gosto 1 há 7 horas


"Realmente é muito mais fácil converter um não cristão que ainda não foi infectado pelo vírus do engano religioso, do que converter um "cristão", pois a lavagem cerebral que esse recebeu torna o processo doloroso e trabalhoso demais. Reverter este processo é um verdadeiro trabalho de libertação do Espírito Santo, em nome de Jesus."


Do blog umaestrangeiranomundo
Gosto 1 há 7 horas


Agora a minha opinião pessoal:


Não TER, mas SER... simples assim!!!
Gosto 1 há 7 horas


Gostaria de esclarecer aos amados que os mesmos problemas que existem hoje,já existiam na igreja primitiva.Inclusive os relacionados ao mau uso do dinheiro.Por favor amados,vamos deixar o saudosismo e estudar mais a história do cristianismo.O estudo da história evita que cometamos os mesmos erros do passado!
Editado Gosto 1 há 5 horas


Não se trata de saudosismo, mas sim de uma constatação. Constatação de que muitos perderam o foco.

Ninguém nega que os problemas da igreja existem desde primórdio, senão não teria o porquê das repreensões feitas por Paulo, aos amados irmãos, chamando a atenção deles duramente. Só que hoje muitos relativizam a Palavra, deturpa a Palavra, e como Annette postou, as mentes estão tão cauterizadas que é muito difícil reverter a situação.

Quem hoje em dia usaria essas palavras que Paulo usou para chamar a atenção da igreja?

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.”
Gálatas 5:13
“Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.”
Gálatas 5:15
“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
Gálatas 5:16-17
“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
Gálatas 5:22-26
Gosto 2 há 5 horas


Muito bom Míriam Olne JC, você sempre muito objetiva e demonstrando a verdade através do Evangelho.
Gosto 1 há 5 horas


Igreja Primitiva x Igreja Atual


A Igreja Primitiva fazia muito com pouco;

A Igreja Atual com muito faz pouco.
A Igreja Primitiva tinha comunhão;
A Igreja Atual apenas associação.
A Igreja Primitiva tinha uma fé capaz de abalar o mundo;
A Igreja Atual tem uma fé abalada por qualquer coisinha.
A Igreja Primitiva tinha uma mensagem Cristocêntrica.
A Igreja Atual tem uma mensagem Antropocêntrica (mensagens que massageiam o ego, desejos e prioridades do homem).
A Igreja Primitiva não se importava com a concorrência;
A Igreja Atual faz concorrência com ela mesma.
.
A Igreja Primitiva tinha doutrina;
A Igreja Atual, apenas tradições.
.
A Igreja Primitiva tinha membros à imagem de Deus;
A Igreja Atual tem membros que são caricaturas de uma denominação.
.
A Igreja Primitiva era perseguida pelo mundo;
A Igreja Atual persegue a si mesma.
.
A Igreja Primitiva se ocupava com o essencial (a vida em Cristo, o caráter cristão, o proceder com o semelhante etc);
A Igreja Atual, com o trivial (tamanho do vestido, se usa brinco ou não, se o pregador usa terno e gravata)
.
A Igreja Primitiva se interessava pelas pessoas perdidas fora de suas igrejas;
A Igreja Atual se orgulha com o número de seus membros dentro da igreja.
.
A Igreja Primitiva tinha culto;
A Igreja Atual tem entretenimento.
.
A Igreja Primitiva incomodava o mundo;
A Igreja Atual se acomoda ao mundo.
.
A Igreja Primitiva mudou o mundo de sua época;
A Igreja Atual tem sido mudada pelo mundo atualmente.
.
A Igreja Primitiva tinha a maioria de suas atividades fora dos portões da igreja;
A Igreja Atual tem a maioria de suas atividades dentro dos portões da igreja.
.
A Igreja Primitiva era temida pelos demônios;
A Igreja Atual teme aos homens.
.
A Igreja Primitiva estava disposta a morrer pelo Evangelho;
A Igreja Atual não consegue nem viver o Evangelho.
.
A Igreja Primitiva era uma tradução da Bíblia;
A Igreja Atual tem apenas traduções da Bíblia.
.
A Igreja Primitiva transformou a palavra escrita em palavra encarnada!
.
Certa feita três teólogos discutiam entre si sobre qual era a melhor tradução da Bíblia, até que um deles disse: “A melhor tradução da Bíblia é minha mãe”; todos se silenciaram, então continuou ele: “Ela traduziu a Bíblia em atitude, em vida, e qualquer analfabeto podia ler e entender”.
Pode parecer exagero, mas é importante refletir!
Blog do Pr. Rogerio Ferreira
Gosto 1 há 5 horas


Vamos com calma amados. A igreja crista melhorou depois da reforma. Nao vejo muita necessidade afirmar que a igreja primitiva era melhor porque o evangelho pos moderno esta corrompido pelo o antopocentrismo. Nao podemos esquecer que cada tempo com seus problemas.
Gosto 1 há 4 horas


Allan Albuquerque Alves porém nunca o nome de Deus foi tão "comercializado" em benefício próprio como hoje em dia... Usa-se o nome de Jesus para enriquecer, porém a essência do cumprimento daquilo que está escrito no Evangelho não está sendo seguido. A verdadeira Igreja é Jesus Cristo e muitos (multidões) frequentam igrejas para resolver seus problemas financeiros e materiais e esquecem o principal objetivo de viver em e para Cristo. Não afirmo que a igreja primitiva fosse melhor ou pior do que a igreja cristã atual, porém , certamente, a Igreja primitiva era vivida em sua plenitude, integralmente, cheia do Espírito Santo.
Gosto 1 há 4 horas


Gostei da sua argumentação Allan Albuquerque Alves! Se a Igreja está mais egocêntrica e anthropocêntrica e não Cristocêntrica, a IGREJA DO SÉCULO XXI, terá uma GRANDE PROBLEMA de inversão de valores, e essa Igreja será como a Igreja de Laodiceia, nem fria e nem quente e SIM MORNA! Uma Igreja com sintomas de Apostasia ou com um diagnóstico de Apostasia, claro que não generalizo! Mas cabe lembrar que entre a Igreja de Laodiceia e de Filadélfia haverá o ARREBATAMENTO DA IGREJA DE CRISTO JESUS, assim eu creio! O Messias tirará uma Igreja de dentro da igreja!



Shalom a todos!



“Jesus não criou uma religião” – a palavra “religião” vem do latim “religare” e significa “ligar duas partes separadas”. Portanto, em sua essência, religião cristã é o contato entre Cristo e o homem, é o “religare” entre o Pai e o filho. Religião, assim, é relacionamento, é intimidade. Logo, quando ora você pratica religião. Quando lê a Bíblia você pratica religião.



Etimologicamente, qualquer pessoa que se liga a Deus é um religioso sim senhor, pois pratica o “religare”. Portanto, ao ensinar a oração do Pai Nosso, Jesus nos estava ensinando a ser religiosos, no sentido de sabermos nos comunicar bem com o Pai. Quando ouvimos “pedis e nada recebeis pois pedis mal”, o que está sendo dito é “você está praticando mal a sua religião”. É claro que, como muitas palavras da língua portuguesa (como “manga”, que pode ser a fruta ou uma parte de uma blusa), o termo “religião” pode ter o significado de “prática organizada de uma fé”, basta ver no dicionário. É a “famigerada” instituição.



Em geral é nesta acepção que a frase em questão é dita. Nesse sentido, quando Jesus diz a Pedro que sobre Ele (a Pedra) seria erguida Sua Igreja, o Mestre está estabelecendo-se como o alicerce, o fundamento da fé que se seguiria pelos milênios a seguir. Só que Ele em nenhuma passagem da Bíblia especifica como o homem deveria manter o Corpo sobre este fundamento. Isto é uma decisão que Jesus deixou a cargo do homem.
Gosto há 4 horas


Fato é que se Jesus nunca instituiu uma organização religiosa que o tivesse como alicerce, também nunca proibiu. Repare que o que Jesus critica, por exemplo, nos maus fariseus em momento algum é sua organização ou o fato de cultuarem Deus de modo institucional, sua crítica a eles era uma questão do indivíduo, do coração, e não da instituição: a hipocrisia, a falsa aparência de piedade, a religiosidade aparente sem um “religare” autêntico, sempre questões de foro pessoal e nunca institucional.
Gosto há 4 horas


Eu ate entendo o que a irma falou e concordo. A fe naquele devido contexto atemporal era mais proeminente. O problema e que cada periodo o cristianismo enfretou problemas hereticos. Mas claro que nunca tao notaveis como mesma citastes.
Gosto 1 há 4 horas


a igreja de Cristo ta perdendo o caráter pois antigamente ser crente e sinônimo de diferença hoje em dia não,o povo quer fazer o que quer e não ta preocupado em ter vida com Deus,mas eu glorifico ao Senhor que ainda existe um povo pequeno,mas um povo que ainda crê nos mistério dos apóstolos e ainda tem uma visão semelhante a igreja primitiva.
Gosto 1 há 4 horas


- “Sou cristão, não evangélico”


" – Essa frase é fruto da vergonha de ser designado pela mesma nomenclatura de igrejas e pastores que têm enlameado o bom nome da Igreja evangélica. Então, para evitar ser associados por amigos e parentes a esses grupos, muitos têm optado por se dizer apenas “cristãos” e repudiam enfaticamente o nome “evangélico”. Mais do que deixar de ser evangélicos, se tornam antievangélicos. Isso é nonsense, pelo simples fato que não resolve nada. Os que enlameiam nosso nome também se dizem “cristãos”. Pela mesma lógica, deveríamos abandonar esse termo também? A resposta é óbvia. Etimologicamente, “evangélico” é o que segue o Evangelho de Jesus. Historicamente, “evangélico” é o que segue o Evangelho conforme resgatado pela Reforma Protestante. Logo, se você é cristão, professa o Evangelho de Cristo e coaduna com os cinco “solas” da Reforma… você é evangélico, queira ou não. É uma nomenclatura de 500 anos que define quem tem essas características. Renegar isso é dizer que você não é o que você é. Portanto, em vez de dizer “não sou o que sou, sou só cristão” por vergonha de ser associado a igrejas e pastores dos quais se envergonha, o ideal é deixar claro para os de fora que nós somos sim evangélicos, enquanto os que praticam atrocidades em nome da fé é que não são."
Editado Gosto há 4 horas


"Se alguém faz piadinha pelo fato de você ser evangélico, em vez de mudar sua nomenclatura aproveite a oportunidade e explique para o piadista a razão de você portar esse honroso nome, fale que evangélico significa “aquele que segue o Evangelho de Cristo conforme resgatado pelos reformadores”, explique por que os falsos cristãos não são evangélicos e aproveite para explicar o que são as boas-novas da salvação do genuíno Evangelho de Cristo. Assim, ser humilhado por ser evangélico é uma excelente oportunidade não de mudar por vergonha o que te define, mas sim de explicar aos não cristãos o que é o Evangelho da salvação. De e-van-ge-li-zar. A escolha é sua."



Embora hoje estejamos assistindo um crescimento da igreja crista nao vemos a correspondende transformacao da nossa sociedade. Muitos lideres no intuito de crescer suas igrejas pregam um outro evangelho de curas milagres e visoes. Nao pregam a cruz de cristo mas as revelacoes dos seus proprios coracoes. Pregam nao o que e certo mas o que dar certo. Pregam para agradar seus ouvintes e nao para conduzi los ao arrependimento. Pregam um outro evangelho. Evangelho humanizado e antropocentrico ao ponto deles mesmo defini los o que ter uma experiencia com Deus!



Sou cessacionista convicto mesmo e nao nego e experiencia com Deus e algo que vai alem do que achamos ser


A revelação não pode ser concebida como um ditado de D'us; apela-se, portanto, à leitura da Bíblia, mas no quadro de uma investigação histórico-crítica. A Igreja deve estar atenta aos "sinais dos tempos", como a emancipação das mulheres, às Comunidades GLBTIA, a descolonização, o mundo do trabalho, da ciência e da técnica. As realidades terrestres são autónomas e não há oposição entre a "criação" de D'us e a acção criadora da Humanidade no mundo; a esperança da salvação no além tem de dar sinais e começar já aqui. Denunciou-se o anti-semitismo, as Igrejas abriram-se ao diálogo ecuménico entre si e com as demais confissões cristãs, com as outras religiões, com os não crentes, com todos os homens de boa vontade.

O cristianismo central e o cristianismo-marginal e o de tipo messiânico (trinitário ou não) devem estar no presente para poderem dar forma ao futuro. Para que Cristo possa voltar a ser uma força que modela o porvir. Não pode ser só Teologia de Prosperidade, mas, acima de tudo, Comunidades de Base a la Teologia de Libertação. E menos escatológico-sensacionalista: "A Igreja de Deus esteve esperando o retorno de Jesus Cristo no dia 27 de maio de 2012. Esperamos até o fim do dia 26 de maio. No decorrer deste Sabbath (sábado) semanal, Deus começou a revelar-me que havia algo mais contido no significado deste último dia em que finalmente nos encontramos. Este dia literal é o começo de um último dia profético. "


Graça e Paz!




Paciência com Deus

Informação a todos:
PRÉ-VENDA – Na compra do livro “Paciência com Deus” de Tomáš Halík, receba como OFERTA em todas as livrarias Paulinas Multimédia:
“O Papa, o Bispo e o Filósofo” de Alexandre Dorozynski até ao dia 18 de fevereiro de 2013,
os pedidos através da Internet deverão ser feitos directamente
na página da editora (www.paulinas.pt) ou para o e-mail: encomendas@paulinas.pt

http://www.paulinas.pt/autor_detail.asp?idaut=595
Mais [Em breve a Parte III de "A Paciência com Deus"]»
 

http://uk.search.yahoo.com/search;_ylt=A0geu8Y33uxR6SUAO1hLBQx.?p=Frei%20Bento%20Domingues%3A%20%22N%C3%B3s%20ainda%20estamos%20a%20caminho.%20A%20f%C3%A9%20crist%C3%A3%20%E2%80%94%20ao%20contr%C3%A1rio%20da%20religiosidade%20natural%2C%20f%C3%A1cil%20e%20despreocupada%20%E2%80%94%20%C3%A9%20sempre%20uma%20f%C3%A9%20em%20processo%20de%20ressurrei%C3%A7%C3%A3o.%20Encontra-se%20em%20fases%20muito%20diversas%2C%20ao%20longo%20das%20nossas%20vidas.%20O%20coment%C3%A1rio%20ir%C3%B3nico%20de%20que%20a%20f%C3%A9%20%C3%A9%20uma%20muleta%20para%20fracos%20e%20coxos%2C%20dispens%C3%A1vel%20pelos%20fortes%2C%20pode%20ser%2C%20apenas%2C%20um%20expediente%20de%20conversa.%20Prefiro%20a%20met%C3%A1fora%20de%20cajado%20do%20peregrino%2C%20que%20todos%20somos.%22&fr2=sb-top&fr=chr-greentree_gc&type=198484&type_param=198484&rd=r1

http://magcalcauvin-nadavalgosintuamor.blogspot.pt/2010/12/os-sete-mandamentos-de-adam-e-noah-para.html



  • Magalhães Luís "The dynamic power behind the incomparable missionary labors of [Saint] Paul was his offer to the Jews of a tremendous release, the release provided by the consciousness of having escaped the fate of pariah status. A Jew could henceforth be a Greek among Greeks as well as a Jew among Jews, and could achieve this within the paradox of faith rather than through an enlightened hostility to religion. This was the passionate feeling of liberation brought by Paul. The Jew could actually free himself from the ancient promises of his God, by placing his faith in the new savior who had believed himself abandoned upon the cross by that very God."
"The fact that Christianity eventually became a world-wide religion is therefore something that depended much more on second-century apologists being able to refute Marcion, as well as a number of Gnostic heresies that flourished at the time, than on the presumed success of the Pauline mission of freeing the Jews from their presumed pariah condition by expanding the notion of Israel. One may ask, however, why Marcion's view was so disputed in the second century. Why did several patristic church fathers react so vigorously to him, even after his death? Why, in other words, did they insist on maintaining their ties with the Jewish scriptures despite all the theological inconsistencies that this decision was doomed to involve? There seems to be a straightforward answer: they did so, as has often been argued, in order to make sense of Jesus' sacrificial death and subsequent resurrection. This answer, however, is not a very good one, because it must be recalled that during the second century, and even later, it was still possible to make sense of Jesus' death and resurrection within the Gnostic framework brought to Rome by theologians like Valentinus. Therefore, one would not necessarily need Hebrew prophecy to make good the claim that Jesus died and rose from the dead for some good theological reason. Why then was the tie with Judaism maintained?"

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