Dani’el e o Messias Cortado: Refutando a Interpretação Cristã
Dani’el e o Messias Cortado: Refutando a Interpretação Cristã
Talvez uma das passagens mais mal traduzidas nas bíblias cristãs é a passagem de Dani’el 9:25, que traz:
“Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.” (Dani’el 9:25 - Almeida)
Observe o problema:
וְתֵדַע וְתַשְׂכֵּל מִן-מֹצָא דָבָר, לְהָשִׁיב וְלִבְנוֹת יְרוּשָׁלִַם עַד-מָשִׁיחַ נָגִיד--שָׁבֻעִ ים, שִׁבְעָה; וְשָׁבֻעִים שִׁשִּׁים וּשְׁנַיִם, תָּשׁוּב וְנִבְנְתָה רְחוֹב וְחָרוּץ, וּבְצוֹק, הָעִתִּים.
veteda vetaskel min-motsa davar lehashiv velivnot yerushalam ad-mashiach naguid shavuim shiva veshavuim shishim ushenayim tashuv venivneta rechov vecharuts uvetsok haitim:
O problema começa com o termo “mashiach”, que é traduzido como “o Messias”. Na realidade, para que pudéssemos compreender tal passagem como “o Messias”, ou “o Messias, o Príncipe”, teríamos que ter algo como “haMashiach haNaguid” ou pelo menos “Mashiach haNaguid”.
Sem o artigo definido, a tradução correta seria “um príncipe ungido”.
O outro problema está na forma como o português pontua o hebraico. No texto hebraico, encontra-se um atnach, que é uma forma primitiva de pontuação, e que indica uma divisão de ideias. O atnach encontra-se bem antes do texto que fala sobre as sessenta e duas semanas. No português, isso é ignorado!
A tradução ocorre para que forçosamente haja sessenta e nove semanas até o príncipe ungido, quando na realidade o texto afirma que haveria apenas sete semanas até o príncipe ungido!
As sessenta e duas semanas, no hebraico, referem-se ao que ocorreria subsequentement e, isto é, a reconstrução de Yerushalayim (Jerusalém), em tempos angustiosos.
O mesmo erro de traduzir “mashiach” como “o Messias” também aparece no verso seguinte:
וְאַחֲרֵי הַשָּׁבֻעִים שִׁשִּׁים וּשְׁנַיִם, יִכָּרֵת מָשִׁיחַ וְאֵין לוֹ; וְהָעִיר וְהַקֹּדֶשׁ יַשְׁחִית עַם נָגִיד הַבָּא, וְקִצּוֹ בַשֶּׁטֶף, וְעַד קֵץ מִלְחָמָה, נֶחֱרֶצֶת שֹׁמֵמוֹת.
veacharei hashavuim shishim ushenayim yikaret mashiach veein lo vehair vehakodesh yashchit am naguid haba vekitso vashetef vead kets milchama necheretset shomemot:
Neste trecho, há também um erro de tradução. A expressão “não para si mesmo” na realidade é “ele nada é”.
A tradução mais adequada dessas duas passagens seria:
“Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Yerushalayim, até um príncipe ungido haverá sete semanas. E em sessenta e duas semanas as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. E depois das sessenta e duas semanas será cortado um ungido, pois ele nada é; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.” (Dani’el 9:25-26)
Observe que o texto fala de dois príncipes (cada qual referido pelo termo ‘naguid’), e de dois ungidos. Um dos personagens é chamado de ambas as formas (principe e ungido). Temos, portanto, ao todo três personagens.
Essa primeira referência é a Ciro da Pérsia, sobre o qual as Escrituras profetizam:
“Assim diz YHWH ao seu ungido [li’meshicho - למשיחו], a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão.” (Yeshayahu/ Isaías 45:1)
“No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra de YHWH, pela boca de Yirmiyahu), despertou YHWH o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: Assim diz Ciro, rei da Pérsia: YHWH Elohim dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Yerushalayim, que está em Yehudá. Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Elohim com ele, e suba a Yerushalayim, que está em Yehudá, e edifique a casa de YHWH Elohim de Israel (ele é Elohim) que está em Yerushalayim.” (Ezra/Esdras 1:1-3)
E, de fato, a reedificação de Yerushalayim (Jerusalém) e de Yehudá (Judá) foi marcada por tribulação, o que inclusive reflete o período dos selêucidas.
O segundo ungido, que é cortado antes do príncipe do povo que havia de vir é Alexandre Yanai, da dinastia dos hasmoneus, que foi “cortado” pouco antes da dominação romana.
Roma representava o “povo que havia de vir” e seu imperador é o terceiro personagem que completa a profecia.
De fato, fez pacto com Israel por um tempo breve, pacto esse que foi rompido quando ocorreu a desolação do Beit HaMikdash (Templo) e a destruição de Yerushalayim (Jerusalém):
“E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.” (Dani’el 9:27)
Talvez uma das passagens mais mal traduzidas nas bíblias cristãs é a passagem de Dani’el 9:25, que traz:
“Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.” (Dani’el 9:25 - Almeida)
Observe o problema:
וְתֵדַע וְתַשְׂכֵּל מִן-מֹצָא דָבָר, לְהָשִׁיב וְלִבְנוֹת יְרוּשָׁלִַם עַד-מָשִׁיחַ נָגִיד--שָׁבֻעִ
veteda vetaskel min-motsa davar lehashiv velivnot yerushalam ad-mashiach naguid shavuim shiva veshavuim shishim ushenayim tashuv venivneta rechov vecharuts uvetsok haitim:
O problema começa com o termo “mashiach”, que é traduzido como “o Messias”. Na realidade, para que pudéssemos compreender tal passagem como “o Messias”, ou “o Messias, o Príncipe”, teríamos que ter algo como “haMashiach haNaguid” ou pelo menos “Mashiach haNaguid”.
Sem o artigo definido, a tradução correta seria “um príncipe ungido”.
O outro problema está na forma como o português pontua o hebraico. No texto hebraico, encontra-se um atnach, que é uma forma primitiva de pontuação, e que indica uma divisão de ideias. O atnach encontra-se bem antes do texto que fala sobre as sessenta e duas semanas. No português, isso é ignorado!
A tradução ocorre para que forçosamente haja sessenta e nove semanas até o príncipe ungido, quando na realidade o texto afirma que haveria apenas sete semanas até o príncipe ungido!
As sessenta e duas semanas, no hebraico, referem-se ao que ocorreria subsequentement
O mesmo erro de traduzir “mashiach” como “o Messias” também aparece no verso seguinte:
וְאַחֲרֵי הַשָּׁבֻעִים שִׁשִּׁים וּשְׁנַיִם, יִכָּרֵת מָשִׁיחַ וְאֵין לוֹ; וְהָעִיר וְהַקֹּדֶשׁ יַשְׁחִית עַם נָגִיד הַבָּא, וְקִצּוֹ בַשֶּׁטֶף, וְעַד קֵץ מִלְחָמָה, נֶחֱרֶצֶת שֹׁמֵמוֹת.
veacharei hashavuim shishim ushenayim yikaret mashiach veein lo vehair vehakodesh yashchit am naguid haba vekitso vashetef vead kets milchama necheretset shomemot:
Neste trecho, há também um erro de tradução. A expressão “não para si mesmo” na realidade é “ele nada é”.
A tradução mais adequada dessas duas passagens seria:
“Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Yerushalayim, até um príncipe ungido haverá sete semanas. E em sessenta e duas semanas as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. E depois das sessenta e duas semanas será cortado um ungido, pois ele nada é; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.” (Dani’el 9:25-26)
Observe que o texto fala de dois príncipes (cada qual referido pelo termo ‘naguid’), e de dois ungidos. Um dos personagens é chamado de ambas as formas (principe e ungido). Temos, portanto, ao todo três personagens.
Essa primeira referência é a Ciro da Pérsia, sobre o qual as Escrituras profetizam:
“Assim diz YHWH ao seu ungido [li’meshicho - למשיחו], a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão.” (Yeshayahu/
“No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra de YHWH, pela boca de Yirmiyahu), despertou YHWH o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: Assim diz Ciro, rei da Pérsia: YHWH Elohim dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Yerushalayim, que está em Yehudá. Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Elohim com ele, e suba a Yerushalayim, que está em Yehudá, e edifique a casa de YHWH Elohim de Israel (ele é Elohim) que está em Yerushalayim.” (Ezra/Esdras 1:1-3)
E, de fato, a reedificação de Yerushalayim (Jerusalém) e de Yehudá (Judá) foi marcada por tribulação, o que inclusive reflete o período dos selêucidas.
O segundo ungido, que é cortado antes do príncipe do povo que havia de vir é Alexandre Yanai, da dinastia dos hasmoneus, que foi “cortado” pouco antes da dominação romana.
Roma representava o “povo que havia de vir” e seu imperador é o terceiro personagem que completa a profecia.
De fato, fez pacto com Israel por um tempo breve, pacto esse que foi rompido quando ocorreu a desolação do Beit HaMikdash (Templo) e a destruição de Yerushalayim (Jerusalém):
“E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.” (Dani’el 9:27)
Ontem às 22:09
Rodrigo Mourão
Com todo respeito meu amigo Sha'ul Bentsion esse tempo aí não bate. Se o 'príncipe ungido' foi revelado sete semanas após isso, então temos o ano 556-557 aEC. Sendo assim a semana número 62, onde o outro 'ungido' seria cortado dá no ano 172 aEC, exatamente o terceiro ano após Antíoco Epifânio IV subir ao trono e exatamente o ano em que morreu o Onias III, o último legítimo sumo-sacerdote. Vou te passar a referência:
No início do estudo das sessenta e duas semanas foi afirmado que Onias III morreu no ano 172-171 aEC. Pois veremos se essa informação tem base:
2 Macabeus 4:7
Após a morte de Seleuco e tendo subido ao trono Antíoco Epífanes, Jasão, irmão de Onias, usurpou fraudulentament e o cargo de sumo sacerdote.(ano 175 aEC)
2 Macabeus 4:23
Três anos mais tarde...(ano 172)
2 Macabeus 4:34
Por causa disso, Menelau tomou à parte Andrônico, e induziu-o a matar Onias. Andrônico dirigiu-se, pois, para junto dele, enganou-o com astúcia, deu-lhe garantias, que confirmou por juramento, levou-o a deixar seu esconderijo e matou-o no mesmo instante, sem nenhuma atenção à justiça.(ano 172)
--------------- --------------- --------------- ------
Se quiser conferir o ano em que Antíoco subiu ao trono, fique a vontade.
Com todo respeito meu amigo Sha'ul Bentsion esse tempo aí não bate. Se o 'príncipe ungido' foi revelado sete semanas após isso, então temos o ano 556-557 aEC. Sendo assim a semana número 62, onde o outro 'ungido' seria cortado dá no ano 172 aEC, exatamente o terceiro ano após Antíoco Epifânio IV subir ao trono e exatamente o ano em que morreu o Onias III, o último legítimo sumo-sacerdote.
No início do estudo das sessenta e duas semanas foi afirmado que Onias III morreu no ano 172-171 aEC. Pois veremos se essa informação tem base:
2 Macabeus 4:7
Após a morte de Seleuco e tendo subido ao trono Antíoco Epífanes, Jasão, irmão de Onias, usurpou fraudulentament
2 Macabeus 4:23
Três anos mais tarde...(ano 172)
2 Macabeus 4:34
Por causa disso, Menelau tomou à parte Andrônico, e induziu-o a matar Onias. Andrônico dirigiu-se, pois, para junto dele, enganou-o com astúcia, deu-lhe garantias, que confirmou por juramento, levou-o a deixar seu esconderijo e matou-o no mesmo instante, sem nenhuma atenção à justiça.(ano 172)
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Se quiser conferir o ano em que Antíoco subiu ao trono, fique a vontade.
2 há 11 horas
Sha'ul Bentsion
Rodrigo Mourão: Como você chegou nesse número?
Yerushalayim (Jerusalém) foi destruída em 587 AeC. A partir daí temos 49 anos, até o decreto de Koresh (Ciro), que ocorre em 538 AeC conforme especificado pela profecia de Dani'el.
Como você chegou em 556-557 AeC?
Confesso que não entendi, meu amigo.
Rodrigo Mourão: Como você chegou nesse número?
Yerushalayim (Jerusalém) foi destruída em 587 AeC. A partir daí temos 49 anos, até o decreto de Koresh (Ciro), que ocorre em 538 AeC conforme especificado pela profecia de Dani'el.
Como você chegou em 556-557 AeC?
Confesso que não entendi, meu amigo.
há 1 hora
Rodrigo Mourão
Não meu amigo, leia desde o início da profecia, veja que o início da contagem tem que ser ''desde a palavra(davar) para reconstruir e reedificar Jerusalém....'' . Essa palavra foi dada pelo profeta Jeremias, no ano 606-605 aEC. Daí então temos o início da contagem. Vou postar meu estudo aqui sobre essa questão e você analisa ok? Abraços.
Não meu amigo, leia desde o início da profecia, veja que o início da contagem tem que ser ''desde a palavra(davar) para reconstruir e reedificar Jerusalém....''
Editado há 41 minutos
Sha'ul Bentsion
Rodrigo Mourão: Vou olhar com calma antes de proferir uma opinião. De qualquer forma, é curioso como os messiânicos que curtiram o seu post anterior não entenderam nada do que você quis dizer. Eles só curtiram porque você havia dito - embora faltasse parte da explicação - que a cronologia não batia. Ou seja, eles pegaram essa frase e curtiram o post sem o menor critério ou avaliação. É assim com os messiânicos: Pegam qualquer coisa fora de contexto e tentam utilizar a favor de Jesus. Foi curioso de observar esse fenômeno. Enfim, vou olhar o seu material e depois te dou um retorno com calma.
Rodrigo Mourão: Vou olhar com calma antes de proferir uma opinião. De qualquer forma, é curioso como os messiânicos que curtiram o seu post anterior não entenderam nada do que você quis dizer. Eles só curtiram porque você havia dito - embora faltasse parte da explicação - que a cronologia não batia. Ou seja, eles pegaram essa frase e curtiram o post sem o menor critério ou avaliação. É assim com os messiânicos: Pegam qualquer coisa fora de contexto e tentam utilizar a favor de Jesus. Foi curioso de observar esse fenômeno. Enfim, vou olhar o seu material e depois te dou um retorno com calma.
2 há 32 minutos
Rodrigo Mourão
Vou aguardar seus comentários sobre o meu post. Quanto aos messiânicos, faça como eu, simplesmente os ignore..rs
Abraços!
Vou aguardar seus comentários sobre o meu post. Quanto aos messiânicos, faça como eu, simplesmente os ignore..rs
Abraços!
2 há 27 minutos
há 22 minutos
Rodrigo Mourão
Mas isso partindo de qual período de contagem inicial? Porque já vi uns artigos do pessoal da chabad dos EUA que esse ungido aí é Onias III. Mas eles tinham o mesmo critério do início da contagem, a palavra (davar) de reconstrução de Jerusalém dada por Jeremias.
Mas isso partindo de qual período de contagem inicial? Porque já vi uns artigos do pessoal da chabad dos EUA que esse ungido aí é Onias III. Mas eles tinham o mesmo critério do início da contagem, a palavra (davar) de reconstrução de Jerusalém dada por Jeremias.
Editado há 19 minutos
há 19 minutos
há 18 minutos
Baruch Doran
Com essas contagens todas vocês vão chegar no cara que mandou o email pro Dor Leon Attar. na postagem aí embaixo....
Com essas contagens todas vocês vão chegar no cara que mandou o email pro Dor Leon Attar. na postagem aí embaixo....
há 18 minutos
há 17 minutos
Eliezer Abensur
Na verdade as profecias de Daniel são INDECIFRÁVEIS, antes da época do fim do Mundo.
Na verdade as profecias de Daniel são INDECIFRÁVEIS, antes da época do fim do Mundo.
há 16 minutos
Sha'ul Bentsion
Acho um pouco tardia essa data de Rashi, não? Até porque existe meio que um consenso entre os exegetas de que o primeiro ungido é Koresh, devido ao contexto da reconstrução de Yerushalayim. O máximo que já vi de variação quanto a isso é atribuí-la a Dario.
Acho um pouco tardia essa data de Rashi, não? Até porque existe meio que um consenso entre os exegetas de que o primeiro ungido é Koresh, devido ao contexto da reconstrução de Yerushalayim. O máximo que já vi de variação quanto a isso é atribuí-la a Dario.
há 16 minutos
Rodrigo Mourão
Herodes Agripa II – Tetrarca do território do norte (50-70 A.D.)
Só que se for contar a saída da palavra dada por Jeremias, você não chega nem perto disso, segundo a contagem em que a palavra profética é dada a Jeremias, a semana de número 62 cai no ano 172-171 aEC. Muito longe disso aí.
Herodes Agripa II – Tetrarca do território do norte (50-70 A.D.)
Só que se for contar a saída da palavra dada por Jeremias, você não chega nem perto disso, segundo a contagem em que a palavra profética é dada a Jeremias, a semana de número 62 cai no ano 172-171 aEC. Muito longe disso aí.
há 16 minutos
há 16 minutos
há 15 minutos
há 14 minutos
Eliezer Abensur
Contemplated the calculations: Heb. בִּינֹתִי בַּסְפָרִים.
the number of the years, etc.: I contemplated the calculation of the years, for I thought about what Jeremiah (29:10) prophesied: “For at the completion of seventy years of Babylon I will remember you,” and I thought that this remembrance is the building of the Temple, and that the seventy years end in the first year of Darius the Mede, since the kingdom of Babylon stretched forth a hand upon Israel, when Nebuchadnezzar vanquished Jehoiakim to be his slave. Now that was in the second year of Nebuchadnezzar’ s reign, as the master said (Meg. 11b): “In the first year he conquered Nineveh; in the second year he went up and vanquished Jehoiakim.” Figure from that year until now, and you will find them [the 70 years]. This calculation is found also in the Mishnah of Seder Olam (ch. 28), and we learned there that in the year of Belshazzar’s death were 70 years from the day that Nebuchadnezzar ascended the throne: seventy minus one since the day that he conquered Jehoiakim, and yet one more year for Babylon, which Darius completed. And when I [Daniel] saw that the redemption was not hastening to come, I contemplated and put my heart to the calculation, and I knew that I should not have counted according to the conquest of Jehoiakim but [according] to the destruction of Jerusalem, when 70 years will be complete from the exile of Zedekiah, when Jerusalem was destroyed. And there are yet 18 years to come, for this exile was in the eighteenth year counting from the conquest of Jehoiakim, as we learned in Seder Olam: “They were exiled in the seventh year; they were exiled in the eighth year; they were exiled in the eighteenth year; they were exiled in the nineteenth year.” Our Sages in Tractate Megillah (11b) explained that they were exiled in the exile of Jeconiah in the seventh year, counting from the conquest of Jehoiakim, which is the eighth year of Nebuchadnezzar’ s reign. They were exiled a second time in the eighteenth year, counting from the conquest of Jehoiakim, which is the nineteenth year of Nebuchadnezzar’ s reign.
Contemplated the calculations: Heb. בִּינֹתִי בַּסְפָרִים.
the number of the years, etc.: I contemplated the calculation of the years, for I thought about what Jeremiah (29:10) prophesied: “For at the completion of seventy years of Babylon I will remember you,” and I thought that this remembrance is the building of the Temple, and that the seventy years end in the first year of Darius the Mede, since the kingdom of Babylon stretched forth a hand upon Israel, when Nebuchadnezzar vanquished Jehoiakim to be his slave. Now that was in the second year of Nebuchadnezzar’
há 14 minutos
há 13 minutos
há 10 minutos
Eliezer Abensur
Daniel 9:25 כה. וְתֵדַע וְתַשְׂכֵּל מִן מֹצָא דָבָר לְהָשִׁיב וְלִבְנוֹת יְרוּשָׁלִַם עַד מָשִׁיחַ נָגִיד שָׁבֻעִים שִׁבְעָה וְשָׁבֻעִים שִׁשִּׁים וּשְׁנַיִם תָּשׁוּב וְנִבְנְתָה רְחוֹב וְחָרוּץ וּבְצוֹק הָעִתִּים:
Daniel 9:25 כה. וְתֵדַע וְתַשְׂכֵּל מִן מֹצָא דָבָר לְהָשִׁיב וְלִבְנוֹת יְרוּשָׁלִַם עַד מָשִׁיחַ נָגִיד שָׁבֻעִים שִׁבְעָה וְשָׁבֻעִים שִׁשִּׁים וּשְׁנַיִם תָּשׁוּב וְנִבְנְתָה רְחוֹב וְחָרוּץ וּבְצוֹק הָעִתִּים:
há 10 minutos
Eliezer Abensur
And you shall know and understand from the emergence of the word: From the emergence of this word, which emerged at the beginning of your supplications to tell you, you shall know to understand [how] to restore and build Jerusalem.
until the anointed king: Time will be given from the day of the destruction until the coming of Cyrus, king of Persia, about whom the Holy One, blessed be He, said that he would return and build His city, and He called him His anointed and His king, as it says (Isa. 45:1): “So said the Lord to His anointed one, to Cyrus etc.” (verse 13): “He shall build My city and free My exiles, etc.”
seven weeks: Seven complete shemittah cycles they will be in exile before Cyrus comes, and there were yet three more years, but since they did not constitute a complete shemittah cycle, they were not counted. In the one year of Darius, in which Daniel was standing when this vision was said to him, seventy years from the conquest of Jehoiakim terminated. Deduct eighteen years from them, in which the conquest of Jehoiakim preceded the destruction of Jerusalem, leaving fifty-two years. This is what our Rabbis learned (Yoma 54a): “For fifty-two years no one passed through Judea.” They are the fifty-two years from the day of the destruction until they returned in the days of Cyrus. Hence, we have seven shemittah cycles and three years.
and in sixty-two weeks it will return and be built: i.e., the city with its streets.
and moat: Heb. וְחָרוּץ. They are the moats that they make around the wall to strengthen the city, which are called fosse in French, ditch or moat.
but in troubled times: But in those times they will be troubled and distressed, for in the subjugation of the kings of Persia and the heathens, they will burden them with harsh bondage. Now although there are sixty-two weeks and four years more that remain from the eighth week, whose beginning, viz. the three years, was included in the fifty-two years of the duration of the exile, those four years were not counted here because here he counted only weeks, and you find that from the beginning he started to count seventy weeks, and at the end, when he delineated their times and their judgments, he counted only sixty-nine, proving that one week was divided, part of it here and part of it there; and he mentioned only whole weeks.
but in troubled times: They will be troubled in those times.
And you shall know and understand from the emergence of the word: From the emergence of this word, which emerged at the beginning of your supplications to tell you, you shall know to understand [how] to restore and build Jerusalem.
until the anointed king: Time will be given from the day of the destruction until the coming of Cyrus, king of Persia, about whom the Holy One, blessed be He, said that he would return and build His city, and He called him His anointed and His king, as it says (Isa. 45:1): “So said the Lord to His anointed one, to Cyrus etc.” (verse 13): “He shall build My city and free My exiles, etc.”
seven weeks: Seven complete shemittah cycles they will be in exile before Cyrus comes, and there were yet three more years, but since they did not constitute a complete shemittah cycle, they were not counted. In the one year of Darius, in which Daniel was standing when this vision was said to him, seventy years from the conquest of Jehoiakim terminated. Deduct eighteen years from them, in which the conquest of Jehoiakim preceded the destruction of Jerusalem, leaving fifty-two years. This is what our Rabbis learned (Yoma 54a): “For fifty-two years no one passed through Judea.” They are the fifty-two years from the day of the destruction until they returned in the days of Cyrus. Hence, we have seven shemittah cycles and three years.
and in sixty-two weeks it will return and be built: i.e., the city with its streets.
and moat: Heb. וְחָרוּץ. They are the moats that they make around the wall to strengthen the city, which are called fosse in French, ditch or moat.
but in troubled times: But in those times they will be troubled and distressed, for in the subjugation of the kings of Persia and the heathens, they will burden them with harsh bondage. Now although there are sixty-two weeks and four years more that remain from the eighth week, whose beginning, viz. the three years, was included in the fifty-two years of the duration of the exile, those four years were not counted here because here he counted only weeks, and you find that from the beginning he started to count seventy weeks, and at the end, when he delineated their times and their judgments, he counted only sixty-nine, proving that one week was divided, part of it here and part of it there; and he mentioned only whole weeks.
but in troubled times: They will be troubled in those times.
há 9 minutos
Eliezer Abensur
Mas de fato, acho que me enganei, não parece que Rashi Atribuiu nada a ninguém para o ungido deposto.
Mas de fato, acho que me enganei, não parece que Rashi Atribuiu nada a ninguém para o ungido deposto.
1 há 7 minutos
Baruch Doran
Vamos pegar a data de nascimento dele pra contar!
http:// 2.bp.blogspot.co m/-6RUVWu6o7Ko/ T0oiq-LdV9I/ AAAAAAAAAVg/ Fuaa6F0baTs/ s1600/ inri-cristo-1.jp g
Vamos pegar a data de nascimento dele pra contar!
http://
há 6 minutos
Rodrigo Mourão
Vou dar uma dica a todos que quiserem entender essa profecia de Daniel 9: Leiam DANIEL 8! Depois de lerem esse capítulo de Daniel 8, leiam os livros de Macabeus 1 e 2. Isso me ajudou demais a ter o atual entendimento que tenho (apesar que tenho a certeza que ele esteja de fato 100% correto). Vou trazer alguns estudos cristãos católicos sobre o assunto, talvez eles ajudem a vocês entenderem melhor. O Esh também pode ajudar nessa questão, afinal ele que me deu o esqueleto do estudo, só fiz passar umas referências e acrescentei umas coisas.
Vou dar uma dica a todos que quiserem entender essa profecia de Daniel 9: Leiam DANIEL 8! Depois de lerem esse capítulo de Daniel 8, leiam os livros de Macabeus 1 e 2. Isso me ajudou demais a ter o atual entendimento que tenho (apesar que tenho a certeza que ele esteja de fato 100% correto). Vou trazer alguns estudos cristãos católicos sobre o assunto, talvez eles ajudem a vocês entenderem melhor. O Esh também pode ajudar nessa questão, afinal ele que me deu o esqueleto do estudo, só fiz passar umas referências e acrescentei umas coisas.
há 5 minutos
Eliezer Abensur
Daniel 9:26 כו. וְאַחֲרֵי הַשָּׁבֻעִים שִׁשִּׁים וּשְׁנַיִם יִכָּרֵת מָשִׁיחַ וְאֵין לוֹ וְהָעִיר וְהַקֹּדֶשׁ יַשְׁחִית עַם נָגִיד הַבָּא וְקִצּוֹ בַשֶּׁטֶף וְעַד קֵץ מִלְחָמָה נֶחֱרֶצֶת שֹׁמֵמוֹת:
Daniel 9:26 כו. וְאַחֲרֵי הַשָּׁבֻעִים שִׁשִּׁים וּשְׁנַיִם יִכָּרֵת מָשִׁיחַ וְאֵין לוֹ וְהָעִיר וְהַקֹּדֶשׁ יַשְׁחִית עַם נָגִיד הַבָּא וְקִצּוֹ בַשֶּׁטֶף וְעַד קֵץ מִלְחָמָה נֶחֱרֶצֶת שֹׁמֵמוֹת:
há 4 minutos
Eliezer Abensur
And after: those weeks.
the anointed one will be cut off: Agrippa, the king of Judea, who was ruling at the time of the destruction, will be slain.
and he will be no more: Heb. וְאֵין לוֹ, and he will not have. The meaning is that he will not be.
the anointed one: Heb. מָשִׁיחַ. This is purely an expression of a prince and a dignitary.
and the city and the Sanctuary: lit. and the city and the Holy.
and the people of the coming monarch will destroy: [The monarch who will come] upon them. That is Titus and his armies.
and his end will come about by inundation: And his end will be damnation and destruction, for He will inundate the power of his kingdom through the Messiah, and until the end of the wars of Gog the city will exist.
cut off into desolation: a destruction of desolation.
And after: those weeks.
the anointed one will be cut off: Agrippa, the king of Judea, who was ruling at the time of the destruction, will be slain.
and he will be no more: Heb. וְאֵין לוֹ, and he will not have. The meaning is that he will not be.
the anointed one: Heb. מָשִׁיחַ. This is purely an expression of a prince and a dignitary.
and the city and the Sanctuary: lit. and the city and the Holy.
and the people of the coming monarch will destroy: [The monarch who will come] upon them. That is Titus and his armies.
and his end will come about by inundation: And his end will be damnation and destruction, for He will inundate the power of his kingdom through the Messiah, and until the end of the wars of Gog the city will exist.
cut off into desolation: a destruction of desolation.
1 há 4 minutos
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há 2 minutos
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Eliezer Abensur
the anointed one will be cut off: Agrippa, the king of Judea, who was ruling at the time of the destruction, will be slain.
the anointed one will be cut off: Agrippa, the king of Judea, who was ruling at the time of the destruction, will be slain.
há 2 minutos
Agora mesmo
Rodrigo Mourão
''and his end will come about by inundation: And his end will be damnation and destruction, for He will inundate the power of his kingdom through the Messiah, and until the end of the wars of Gog the city will exist.''
O Império Romano (de Tito) já acabou. E sem contar que Agripa II não era da Casa de David, então ele não poderia ser o tal ungido de fato, pois era um rei ilegítimo. Não concorda?
''and his end will come about by inundation: And his end will be damnation and destruction, for He will inundate the power of his kingdom through the Messiah, and until the end of the wars of Gog the city will exist.''
O Império Romano (de Tito) já acabou. E sem contar que Agripa II não era da Casa de David, então ele não poderia ser o tal ungido de fato, pois era um rei ilegítimo. Não concorda?
Agora mesmo
Eliezer Abensur
Ocorre que não está se referindo ao Messias, e sim um ungido qualquer.
Ocorre que não está se referindo ao Messias, e sim um ungido qualquer.
há 9 minutos
Eliezer Abensur
כו. וְאַחֲרֵי הַשָּׁבֻעִים שִׁשִּׁים וּשְׁנַיִם יִכָּרֵת מָשִׁיחַ וְאֵין לוֹ וְהָעִיר וְהַקֹּדֶשׁ יַשְׁחִית עַם נָגִיד הַבָּא וְקִצּוֹ בַשֶּׁטֶף וְעַד קֵץ מִלְחָמָה נֶחֱרֶצֶת שֹׁמֵמוֹת:
כו. וְאַחֲרֵי הַשָּׁבֻעִים שִׁשִּׁים וּשְׁנַיִם יִכָּרֵת מָשִׁיחַ וְאֵין לוֹ וְהָעִיר וְהַקֹּדֶשׁ יַשְׁחִית עַם נָגִיד הַבָּא וְקִצּוֹ בַשֶּׁטֶף וְעַד קֵץ מִלְחָמָה נֶחֱרֶצֶת שֹׁמֵמוֹת:
há 9 minutos
Rodrigo Mourão
Quem disse que aí é uma referência ao Messias?rs
O que eu quero dizer é que Agripa II foi unido para ser rei dos judeus, só que ele NÃO era da Casa de David, então NÃO podia ser rei, então o seu ''ungimento'' não valeu de NADA. Então não poderia ser ele quem o verso fala, entendeu?
Quem disse que aí é uma referência ao Messias?rs
O que eu quero dizer é que Agripa II foi unido para ser rei dos judeus, só que ele NÃO era da Casa de David, então NÃO podia ser rei, então o seu ''ungimento'' não valeu de NADA. Então não poderia ser ele quem o verso fala, entendeu?
Editado há 7 minutos
Eliezer Abensur
O pessoal do Beit Chabad não trouxe, mas não é referência ao Messias e sim a um ungido qualquer.
O pessoal do Beit Chabad não trouxe, mas não é referência ao Messias e sim a um ungido qualquer.
há 4 minutos
Eliezer Abensur
Peça para o Franck lhe mostrar o comentário sobre Daniel 9:26, geralmente lá tem a citação de onde encontrar na Guemará
Peça para o Franck lhe mostrar o comentário sobre Daniel 9:26, geralmente lá tem a citação de onde encontrar na Guemará
há 3 minutos
Rodrigo Mourão
Sei que não é referência ao Messias. Para mim aí fala de Onias III, o sumo-sacerdote assassinado no período helenista.
Sei que não é referência ao Messias. Para mim aí fala de Onias III, o sumo-sacerdote assassinado no período helenista.
há 3 minutos
Eliezer Abensur
Segundo Rashi é Agripa, que foi deposto por Titus no ano da destruição do Bet Hamikdash. 69 d.C.
Segundo Rashi é Agripa, que foi deposto por Titus no ano da destruição do Bet Hamikdash. 69 d.C.
há 2 minutos
Rodrigo Mourão
Então...Eu queria ver a referência para entender toda a análise do capítulo feita por Rashi entendeu? Porque se pegarmos o ano 69 - 483 = 414 aEC.
Então...Eu queria ver a referência para entender toda a análise do capítulo feita por Rashi entendeu? Porque se pegarmos o ano 69 - 483 = 414 aEC.
Agora mesmo
Eliezer Abensur
A conta não é assim
A conta não é assim
há 2 minutos
Rodrigo Mourão
Como deve ser feita então?
Como deve ser feita então?
Agora mesmo
Eliezer Abensur
Seventy weeks [of years] have been decreed: on Jerusalem from the day of the first destruction in the days of Zedekiah until it will be [destroyed] the second time.
to terminate the transgression and to end sin: so that Israel should receive their complete retribution in the exile of Titus and his subjugation, in order that their transgressions should terminate, their sins should end, and their iniquities should be expiated, in order to bring upon them eternal righteousness and to anoint upon them (sic) the Holy of Holies: the Ark, the altars, and the holy vessels, which they will bring to them through the king Messiah. The number of seven weeks is four hundred and ninety years. The Babylonian exile was seventy [years] and the Second Temple stood four hundred and twenty [years].
Seventy weeks [of years] have been decreed: on Jerusalem from the day of the first destruction in the days of Zedekiah until it will be [destroyed] the second time.
to terminate the transgression and to end sin: so that Israel should receive their complete retribution in the exile of Titus and his subjugation, in order that their transgressions should terminate, their sins should end, and their iniquities should be expiated, in order to bring upon them eternal righteousness and to anoint upon them (sic) the Holy of Holies: the Ark, the altars, and the holy vessels, which they will bring to them through the king Messiah. The number of seven weeks is four hundred and ninety years. The Babylonian exile was seventy [years] and the Second Temple stood four hundred and twenty [years].
Agora mesmo
Eliezer Abensur
Taí em cima
Taí em cima
Agora mesmo
Eliezer Abensur
And you shall know and understand from the emergence of the word: From the emergence of this word, which emerged at the beginning of your supplications to tell you, you shall know to understand [how] to restore and build Jerusalem.
until the anointed king: Time will be given from the day of the destruction until the coming of Cyrus, king of Persia, about whom the Holy One, blessed be He, said that he would return and build His city, and He called him His anointed and His king, as it says (Isa. 45:1): “So said the Lord to His anointed one, to Cyrus etc.” (verse 13): “He shall build My city and free My exiles, etc.”
seven weeks: Seven complete shemittah cycles they will be in exile before Cyrus comes, and there were yet three more years, but since they did not constitute a complete shemittah cycle, they were not counted. In the one year of Darius, in which Daniel was standing when this vision was said to him, seventy years from the conquest of Jehoiakim terminated. Deduct eighteen years from them, in which the conquest of Jehoiakim preceded the destruction of Jerusalem, leaving fifty-two years. This is what our Rabbis learned (Yoma 54a): “For fifty-two years no one passed through Judea.” They are the fifty-two years from the day of the destruction until they returned in the days of Cyrus. Hence, we have seven shemittah cycles and three years.
and in sixty-two weeks it will return and be built: i.e., the city with its streets.
and moat: Heb. וְחָרוּץ. They are the moats that they make around the wall to strengthen the city, which are called fosse in French, ditch or moat.
but in troubled times: But in those times they will be troubled and distressed, for in the subjugation of the kings of Persia and the heathens, they will burden them with harsh bondage. Now although there are sixty-two weeks and four years more that remain from the eighth week, whose beginning, viz. the three years, was included in the fifty-two years of the duration of the exile, those four years were not counted here because here he counted only weeks, and you find that from the beginning he started to count seventy weeks, and at the end, when he delineated their times and their judgments, he counted only sixty-nine, proving that one week was divided, part of it here and part of it there; and he mentioned only whole weeks.
but in troubled times: They will be troubled in those times.
And you shall know and understand from the emergence of the word: From the emergence of this word, which emerged at the beginning of your supplications to tell you, you shall know to understand [how] to restore and build Jerusalem.
until the anointed king: Time will be given from the day of the destruction until the coming of Cyrus, king of Persia, about whom the Holy One, blessed be He, said that he would return and build His city, and He called him His anointed and His king, as it says (Isa. 45:1): “So said the Lord to His anointed one, to Cyrus etc.” (verse 13): “He shall build My city and free My exiles, etc.”
seven weeks: Seven complete shemittah cycles they will be in exile before Cyrus comes, and there were yet three more years, but since they did not constitute a complete shemittah cycle, they were not counted. In the one year of Darius, in which Daniel was standing when this vision was said to him, seventy years from the conquest of Jehoiakim terminated. Deduct eighteen years from them, in which the conquest of Jehoiakim preceded the destruction of Jerusalem, leaving fifty-two years. This is what our Rabbis learned (Yoma 54a): “For fifty-two years no one passed through Judea.” They are the fifty-two years from the day of the destruction until they returned in the days of Cyrus. Hence, we have seven shemittah cycles and three years.
and in sixty-two weeks it will return and be built: i.e., the city with its streets.
and moat: Heb. וְחָרוּץ. They are the moats that they make around the wall to strengthen the city, which are called fosse in French, ditch or moat.
but in troubled times: But in those times they will be troubled and distressed, for in the subjugation of the kings of Persia and the heathens, they will burden them with harsh bondage. Now although there are sixty-two weeks and four years more that remain from the eighth week, whose beginning, viz. the three years, was included in the fifty-two years of the duration of the exile, those four years were not counted here because here he counted only weeks, and you find that from the beginning he started to count seventy weeks, and at the end, when he delineated their times and their judgments, he counted only sixty-nine, proving that one week was divided, part of it here and part of it there; and he mentioned only whole weeks.
but in troubled times: They will be troubled in those times.
Agora mesmo
Eliezer Abensur
480 anos entre a destruição do primeiro e do segundo templo
480 anos entre a destruição do primeiro e do segundo templo
Agora mesmo
Eliezer Abensur
480 anos entre a saída de Sinai e a construção do primeiro templo.
480 anos entre a saída de Sinai e a construção do primeiro templo.
Agora mesmo
Agora mesmo
Eliezer Abensur
we have seven shemittah cycles and three years
we have seven shemittah cycles and three years
Agora mesmo
Eliezer Abensur
Desculpe, você calculou certo
Desculpe, você calculou certo
Agora mesmo
Agora mesmo
Eliezer Abensur
seven weeks: Seven complete shemittah cycles they will be in exile before Cyrus comes, and there were yet three more years, but since they did not constitute a complete shemittah cycle, they were not counted. In the one year of Darius, in which Daniel was standing when this vision was said to him, seventy years from the conquest of Jehoiakim terminated. Deduct eighteen years from them, in which the conquest of Jehoiakim preceded the destruction of Jerusalem, leaving fifty-two years. This is what our Rabbis learned (Yoma 54a): “For fifty-two years no one passed through Judea.” They are the fifty-two years from the day of the destruction until they returned in the days of Cyrus. Hence, we have seven shemittah cycles and three years.
seven weeks: Seven complete shemittah cycles they will be in exile before Cyrus comes, and there were yet three more years, but since they did not constitute a complete shemittah cycle, they were not counted. In the one year of Darius, in which Daniel was standing when this vision was said to him, seventy years from the conquest of Jehoiakim terminated. Deduct eighteen years from them, in which the conquest of Jehoiakim preceded the destruction of Jerusalem, leaving fifty-two years. This is what our Rabbis learned (Yoma 54a): “For fifty-two years no one passed through Judea.” They are the fifty-two years from the day of the destruction until they returned in the days of Cyrus. Hence, we have seven shemittah cycles and three years.
Agora mesmo
Rodrigo Mourão
''Seventy weeks [of years] have been decreed: on Jerusalem from the day of the first destruction in the days of Zedekiah until it will be [destroyed] the second time.''
Sem contar que o Templo foi destruído em 586 aEC. Se fizermos a conta vai ficar: 586-490= 96aEC.
''Seventy weeks [of years] have been decreed: on Jerusalem from the day of the first destruction in the days of Zedekiah until it will be [destroyed] the second time.''
Sem contar que o Templo foi destruído em 586 aEC. Se fizermos a conta vai ficar: 586-490= 96aEC.
Agora mesmo
Agora mesmo
Eliezer Abensur
69-493 = 424 a.C.
69-493 = 424 a.C.
Agora mesmo
Eliezer Abensur
Vamos ver o que isto significa.
Vamos ver o que isto significa.
Agora mesmo
Rodrigo Mourão
כו. וְאַחֲרֵי הַשָּׁבֻעִים שִׁשִּׁים וּשְׁנַיִם יִכָּרֵת מָשִׁיחַ
כו. וְאַחֲרֵי הַשָּׁבֻעִים שִׁשִּׁים וּשְׁנַיִם יִכָּרֵת מָשִׁיחַ
há 3 minutos
Eliezer Abensur
No Livro de Daniel [editar]
De acordo com a Bíblia, foi ele que recebeu o reino da Babilônia, após a morte de Belsazar.1 Ele é chamado de filho de Assuero.2 Daniel prosperou, durante o seu reinado e o de Ciro, o persa.3
Ele organizou a Babilônia em 120 satrapias, e colocou, sobre estes sátrapas, três presidentes, um dos quais era o profeta Daniel.4 Os presidentes e sátrapas, porém, pediram a Dario que fizesse um decreto, para que, nos próximos trinta dias, quem fizesse uma petição a qualquer homem ou deus que não fosse o próprio Dario, fosse lançado à cova dos leões.5 Como Daniel continuou orando a Deus, três vezes por dia, foi jogado na cova dos leões, mas, no dia seguinte, ele ainda estava vivo, e Dario o tirou, e jogou na cova os homens que haviam acusado Daniel.6 2
Foi no primeiro ano do reinado de Dario, o medo,2 que Daniel entendeu a profecia dos setenta anos, que havia sido dita a Jeremias,7 e que Daniel recebeu a profecia das setenta semanas, que seria o tempo que duraria entre a palavra para restaurar o tempo e a unção do Santíssimo.8 Outra profecia, também no primeiro ano de Dario, o medo, foi de que haveria três reis da Pérsia, e um quarto, mais rico que todos, que atacaria a Grécia, em seguida, apareceria um rei poderoso, cujo reino seria partido em quatro.9 No
No Livro de Daniel [editar]
De acordo com a Bíblia, foi ele que recebeu o reino da Babilônia, após a morte de Belsazar.1 Ele é chamado de filho de Assuero.2 Daniel prosperou, durante o seu reinado e o de Ciro, o persa.3
Ele organizou a Babilônia em 120 satrapias, e colocou, sobre estes sátrapas, três presidentes, um dos quais era o profeta Daniel.4 Os presidentes e sátrapas, porém, pediram a Dario que fizesse um decreto, para que, nos próximos trinta dias, quem fizesse uma petição a qualquer homem ou deus que não fosse o próprio Dario, fosse lançado à cova dos leões.5 Como Daniel continuou orando a Deus, três vezes por dia, foi jogado na cova dos leões, mas, no dia seguinte, ele ainda estava vivo, e Dario o tirou, e jogou na cova os homens que haviam acusado Daniel.6 2
Foi no primeiro ano do reinado de Dario, o medo,2 que Daniel entendeu a profecia dos setenta anos, que havia sido dita a Jeremias,7 e que Daniel recebeu a profecia das setenta semanas, que seria o tempo que duraria entre a palavra para restaurar o tempo e a unção do Santíssimo.8 Outra profecia, também no primeiro ano de Dario, o medo, foi de que haveria três reis da Pérsia, e um quarto, mais rico que todos, que atacaria a Grécia, em seguida, apareceria um rei poderoso, cujo reino seria partido em quatro.9 No
há 2 minutos
Agora mesmo
1.115 membros
- Grupo fechadoGrupo fechado
- --------------------------------
REGRAS DA COMUNIDADE
--------------------------------
- Grupo criado para desconstruir a brit chadashah e Yeshua (Jesus)
- Proibido ofender qualquer Membro. ( Respeito sempre )
- Proibido ofender qualquer religião.
- Não Postar coisas toscas que não contribuem para a Desconstrução
da Brit Chadashah e Yeshua
- Proibido brigas entre vertentes Judaicas - "Manter o foco da comunidade"
--------------------------------
Membros da comunidade - quero lembrar que o grupo é de Estudos anti-missionários, a nossa finalidade é desconstruir Yeshua e a Brit Chadashah, provando com Estudos! Nada de OFENSAS às pessoas e às suas Crenças. Vamos procurar não postar coisas tolas que não contribuem para a desconstrução da Brit Chadachah e de Yeshua (Procurem não fazer Baderna na comunidade) caso o membro persista será BANIDO.--------------------------------
Blog Para estudos.
-
http://www.antimissionario.tk/
-
http://www.anti-missionario.tk/
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http://www.antimissionario.up.to/
-
http://anti-missionario.co.nf/
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Canal no YouTube
--------------------------------
http://www.youtube.com/user/AntiMissionario
Eliezer Abensur
כו. וְאַחֲרֵי הַשָּׁבֻעִים שִׁשִּׁים וּשְׁנַיִם יִכָּרֵת מָשִׁיחַ וְאֵין לוֹ וְהָעִיר וְהַקֹּדֶשׁ יַשְׁחִית עַם נָגִיד הַבָּא וְקִצּוֹ בַשֶּׁטֶף וְעַד קֵץ מִלְחָמָה נֶחֱרֶצֶת שֹׁמֵמוֹת:
Gosto Agora mesmo
Eliezer Abensur
Interessante, Dario assume a realeza com a idade de 62 anos.Gosto há 12 minutos
Rodrigo Mourão
Acontece que claramente o Tanak fala que o ungido seria morto na semana 62, não semana 70.Gosto há 6 minutos
Eliezer Abensur
seven weeks: Seven complete shemittah cycles they will be in exile before Cyrus comes, and there were yet three more years, but since they did not constitute a complete shemittah cycle, they were not counted. In the one year of Darius, in which Daniel was standing when this vision was said to him, seventy years from the conquest of Jehoiakim terminated. Deduct eighteen years from them, in which the conquest of Jehoiakim preceded the destruction of Jerusalem, leaving fifty-two years. This is what our Rabbis learned (Yoma 54a): “For fifty-two years no one passed through Judea.” They are the fifty-two years from the day of the destruction until they returned in the days of Cyrus. Hence, we have seven shemittah cycles and three years.Gosto há 6 minutos
Eliezer Abensur
כו. וְאַחֲרֵי הַשָּׁבֻעִים שִׁשִּׁים וּשְׁנַיִם יִכָּרֵת מָשִׁיחַ וְאֵין לוֹ וְהָעִיר וְהַקֹּדֶשׁ יַשְׁחִית עַם נָגִיד הַבָּא וְקִצּוֹ בַשֶּׁטֶף וְעַד קֵץ מִלְחָמָה נֶחֱרֶצֶת שֹׁמֵמוֹת:
Gosto
Eliezer Abensur
Isso seria no reinado de Artaxerxes IIGosto há 2 minutos
Gosto Agora mesmo
Eliezer Abensur
Ignoro o que sejaGosto há 9 minutos
Rodrigo Mourão
Eu particularmenteacredito demais que a pessoa aí referida é Onias III. Tem um estudo sobre este tema postado no grupo, quem quiser conferir, fique à vontade, talvez aprenda um pouco mais com possíveis questionamentos .
Sha'ul Bentsion:
Rodrigo Mourão: Acho que você pode estar certo. Vou dedicar um tempinho a avaliar melhor, mas parece que de todas as possibilidades a que você levantou realmente é a mais plausível.Rodrigo Mourão:
Faça isso Sha'ul Bentsion. Analise, investigue. Vá atrás. Qualquer dúvida pode ''bombardear'' lá no post. Eu e o Esh (os autores) ficaremos felizes em responder a você e a quaisquer outros.