quarta-feira, 29 de maio de 2013

A CASTIDADE NO TANACH

retransmisión en directo 

E acrescento ainda que não sou rabino e nem pertenço a nenhum grupo Hassídico, sou apenas um judeu que estudou um pouquinho e está dialogando com vocês.

Então eu não preciso ser exemplo para ninguém

"The following are God's presents, or free gifts, to the world: The Torah (Exod. xxxi. 18), light (Gen. i. 17), Rain (Lev. xxvi. 4), Peace (Lev. xxvi. 6), Salvation (Ps. xviii. 36), Mercy (Ps. cvi. 46). Some add also the knowledge of navigation." http://sacred-texts.com/jud/mhl/mhl05.htm

O Judaísmo é uma crença monoteísta que apoia-se em três pilares: A Torá, as Boas Ações e a Adoração de um D'us único. Por ser uma religião que valoriza a moralidade, grande parte dos seus preceitos baseia-se na recomendação de costumes e comportamentos "retos".

O JUDAISMO NA ATUALIDADE
Atualmente a fé judaica conta com 12 milhões de seguidores por todo o mundo, porém a maioria concentra-se em Israel e nos EUA e existem quatro ramos principais do Judaísmo: Judaísmo Ortodoxo, Judaísmo Conservador, Judaísmo Reformado e Judaísmo Messiânico.

Judaísmo Ortodoxo
Corrente que se caracteriza pela observação rigorosa dos costumes e rituais na sua forma mais tradicional, segundo as regras estabelecidas pelas leis escritas e na forma oral. É a mais radical das vertentes judaicas.

Judaísmo Conservador
Defende a ideia de que o Judaísmo resulta do desenvolvimento da cultura de um povo que podia assimilar as influências das outras civilizações, sem, no entanto, perder as suas características próprias. Assim, o Judaísmo Conservador não admite modificações profundas na essência das suas liturgias e crenças, mas permite a adaptação de alguns hábitos, conforme a necessidade do fiel.

Judaísmo Reformado
O Movimento Reformista defende a introdução de novos conceitos e ideias nas práticas judaicas, com o objetivo de adaptá-las ao momento atual. Para esta corrente, a missão do judeu é espiritualizar o género humano - a partir deste ponto de vista, torna-se obsoleto qualquer preceito que vise separar o judeu do seu próximo, independentemente da crença ou nação.

Judaísmo messiânico
Ou Judeus por Jesus, é teoricamente, um ramo do Judaísmo que apesar de não ser aceito como tal pela comunidade judaica tradicional, identificam o Messias esperado na Pessoa de "Jesus" de Nazaré, a quem eles chamam de Yeshua HaMashiach. Em hebraico, significando Yeshua, o Messias, sendo este, considerado o nome original de Jesus, fato este confirmado por inúmeras autoridades como o ex-professor de judaísmo antigo da Universidade Hebraica de Jerusalém, David Flusser, honrado com o "Prémio Israel de Literatura", pelo livro "Jesus".

Este movimento nasceu com Yeshua e os seus talmidim (discípulos), desenvolvendo-se através da comunidade messiânica do 1° século, conforme descrito na Brit Chadashá (Nova Aliança ou Novo ou Segundo Testamento), mais especificamente no livro dos Atos dos Apóstolos.

O Movimento era visto pela comunidade judaica no 1° século como um ramo do Judaísmo, sendo denominado como "Seita dos nazarenos" (Atos 24:5;9:2), e os seus adeptos como "os seguidores do Caminho" - (Atos 22:4; 24:14; 18.26).

"The progeny of man is reckoned from his father's and not from his mother's family.

"Let us make man." God may be said to address the spiritual and the material elements thus: "Till now all creatures have been of matter only; now I will create a being who shall consist of both matter and spirit."

"In our form, in our likeness." "Hitherto there was but one such creature; I have now added to him another who was taken from him. They shall both be in our form and likeness; there shall be no man without a woman and no woman without a man, and no man and woman together without God." Thus in the words AISH VASHH ("man and woman") there is the word IH (God).

If they are unworthy the I from the word AISH and the H from VASHH is taken away, and thus IH, God, departs and there are left the words ASH VASH = "fire and fire."

Adam was created with two bodies, one of which was cut away from him and formed Eve.

If man had been created out of spiritual elements only there could be no death for him, in the event of his fall. If, on the other hand, he had been created out of matter only, there could be no future bliss for him. Hence he was formed out of matter and spirit. If he lives the earthly, i.e., the animal life only, he dies like all matter; if he lives a spiritual life he obtains the spiritual future bliss.

Michael and Gabriel acted as "best men" at the nuptials of Adam and Eve. God joined them in wedlock, and pronounced the marriage-benediction on them.

Rabbi Meier wrote a scroll for his own use, on the margin of which he wrote, in connection with the words: "And God saw that it was good." "This means death, which is the passing from life transitory to life everlasting."

God knows our thoughts before they are formed.

There is a limit to everything except to the greatness and depth of the Torah."

"The nose is the most important feature in man's face, so much so that there is no legal identification of man, in Jewish law, without the identification of the nose."

"The appearance of Adam and Eve, when just formed, was like that of persons of twenty years of age."

"Man was originally formed with a tail like the lower animals, but this was afterward taken from him out of consideration for him."

"Perhaps in the proper order of things Abraham should have been the first man created, not Adam. God, however, foresaw the fall of the first man, and if Abraham had been the first man and had fallen, there would have been no one after him to restore righteousness to the world; whereas after Adam's fall came Abraham, who established in the world the knowledge of God. As a builder puts the strongest beam in the center of the building, so as to support the structure at both ends, so Abraham was the strong beam carrying the burden of the generations that existed before him and that came after him.

Here in this life we have the Spirit, i.e., the soul, blown into our nostrils; hence it goes from us at death. In futurity the soul, when restored, will be given to us, as it is said in Ezek. xxxvii. 14: a complete gift never to be returned."

"Woman is formed out of bone. Touch a bone and it emits sound; hence woman's voice is thinner than man's. Again, man is formed from earth, which is comparatively soft and melts when water comes over it; whilst woman, being formed from hard substance, is more stubborn and unbending."

"Man in celibacy is in sublime ignorance of what is meant by the words "good," "help," "joy," "blessing," "peace," and "expiation of sin." He is, in fact, not entitled to the dignified name of man."

"Rabbi José, the Galilean, married his niece--his sister's daughter--who proved an exceedingly bad wife, and took a delight in abusing him in the presence of his pupils, who urged him to divorce her. This he refused to do, pleading that he was not in position to make provision for her maintenance, without which it would not be just to cast her adrift. One day he brought home with him Rabbi Eleazar ben Azaria, to whom, as well as to her husband, she offered a frown as her greeting. Upon inquiry as to what repast there was to place before his guest, Rabbi José received the reply that there was nothing but lentils. His sense of smell, however, told him that there was something more savory, and, looking into the simmering pot on the hob, he found its contents to be stuffed chickens. After a deal of persuasion the woman was prevailed upon to place the tempting morsels before her husband and his guest, Rabbi Eleazar, who, having overheard the answer which the woman first gave her husband, that there was nothing better than lentils, expressed his surprise that chickens were served. In order to screen his wife, Rabbi José made the remark that perhaps a miracle had happened in honor of so distinguished a guest. The true character of the woman, however, reached the ears of Rabbi Eleazar, and he also learned that it was owing to his friend's inability to provide for her maintenance that he was not divorced from her. The means to make provision for her were then soon found, and she was duly divorced from her husband."

"Woman attains discretion at an earlier age than man.

Woman was not formed from Adam's head, so that she might not be haughty; nor from his eye, so that she might not be too eager to look at everything; nor from his ear, so that she might not hear too keenly and be an eavesdropper; nor from his mouth, so that she might not be a chatterer; nor from his heart, lest she should become jealous; nor yet not from his hand, so that she might not be afflicted with kleptomania; nor from his foot, lest she should have a tendency to run about. She was made from Adam's rib, a hidden, modest part of his body, so that she, too, might be modest, not fond of show, but rather of seclusion. But woman baffles God's design and purpose. She is haughty and walks with outstretched neck (Isa. iii. 16), and wanton eyes (Isa. iii. 6). She is given to eavesdropping (Gen. xviii. 10). She chatters slander (Numb. xii. 11), and is of a jealous disposition (Gen. xx . 1). She is afflicted with kleptomania (Gen. xxxi. 19), and is fond of running about (Gen. xxxiv. 1). In addition to these vices women are gluttonous (Gen. iii. 6), lazy (Gen. xviii. 6), and bad tempered (Gen. xvi. 5).

When the Jews returned from Babylon, their wives had become brown, and almost black, during the years of captivity, and a large number of men divorced their wives. The divorced women probably married black men, which would, to some extent, account for the existence of black Jews.

The higher the position the greater is the fall, and this applies to the serpent, who not only was the chief of all animals, but walked upright like man, and when it fell it sank into the reptile species."

"[...] "She is my divorced wife," answered the man simply. "And how is it, insisted the Rabbi, "that you are on cordial terms with her and continue to give her money?" "I am on no friendly footing with her; as for giving her money, she is in want, and that is a sufficient reason for my relieving her distress," replied the man. "Her want obscured all other considerations and the peculiarity of our relationship." The Rabbi was much affected by the man's generous nature and kindliness, and preached his sermon on charity and brotherly love, a sermon worthy of the distinguished sage, showing that those virtues stand on an eminently higher level and are more efficacious than fasting and chastising of the body, and asking his audience to imitate "the man in the street," who set them such a good example. The good man then lifted up his heart in prayer, in which the congregation joined, and invoked the throne of mercy on behalf of a people imbued with mercy and compassion. "

"Até onde eu me lembro, o cristianismo também considera o homossexualismo proibido em todas as suas formas." A esta afirmação Eliezer devo dizer que o Cristianismo Protestante (na Europa, EUA, Brasil) e o da Comunhão Anglicana (na forma de Igreja Episcopal nos EUA e no Brasil) aceita, sem reservas teológicas, a homossexualidade. Entre os teólogos e exegetas católicos, temos, por parte dos mais eruditos, a aceitação natural da homossexualidade.

Destaco: "e) The unnatural crimes against chastity, sodomy and pederasty, prevalent in heathendom, were strictly prohibited (Lev. xviii. 22, 23; xx. 13, 15, 16; Deut. xxvii. 21).

The sins against chastity were the particular abominations, the commission of which by the former inhabitants had caused the land to become unclean (Lev. xviii. 27). No wrong-doing, excepting idolatry, is more constantly and vehemently forbidden. Four out of the twelve curses which are pronounced in the chapter of curses in the Book of Deuteronomy (xxvii. 20-23) are directed against this vice in one or other of its forms. The Biblical attitude in this matter is perhaps best expressed in the story of Joseph, who, when tempted by Potiphar's wife, refused with the noble words: "How can I do this great wickedness and sin against God?" (Gen. xxxix. 9.) Unchastity was primarily a sin against God, the pure and holy.

In the Historical Books.
In the historical books of the Bible occasional passages indicate how clearly it was understood that chastity was an indispensable virtue. When Shechem, the son of Hamor, defiled Dinah, the sons of Jacob declared it a villainy (A. V., "folly") in Israel which ought not to be committed; and Simeon and Levi slew all the males of Shechem, saying to Jacob, when he rebuked them for their revengeful act: "Should he deal with our sister as with an harlot?" (Gen. xxxiv. 7, 31.) The one misdemeanor of Eli's two wicked sons that is mentioned by name is unchastity (I Sam. ii. 22). In Amnon's act of violence against Tamar she begs him to desist, "for no such thing ought to be done in Israel" (II Sam. xiii. 12). Among the sins of Judah in the reign of Rehoboam was that of ritual unchastity (I Kings xiv. 24), on account of which calamity came upon the kingdom (see also II Kings xiii. 6, xvii. 16, xviii. 4, xx. 1, 3, xxii. 4; II Chron. xxviii. 3, xxxiii. 3, xxxvi. 14). The Prophets laid the greatest stress upon chastity. Their condemnation of unchastity ranks among the most pronounced of their denunciations of the evils prevalent in their days (Amos ii. 7; Hosea iv. 2, 13, 14; Isa. lvii. 3; Jer. ix. 1; xxiii. 10, 14; xxix. 23; Ezek. xvi. 38; xviii. 6; xxii. 10, 11; xxiii. 48; xxxiii. 26). There is a further indication of the high esteem in which chastity was held in the fact that these prophets, in speaking of the punishment that would befall the people for their sins, mentionthe deflowering of the women by their captors, which evil would not have been considered as so dreadful had not chastity been regarded in the highest light (Isa. xiii. 16; Zech. xiv. 2; Lam. v. 11; see also Amos vii. 17).

In the Talmud.
The many admonitions in the Book of Proverbs against unchastity need but be adverted to for proof of the lofty place that the pure life held in the estimation of the wise men of Israel (Prov. v. 3-23, vi. 24-33, vii. 5-27, ix. 13-18, xxxi. 3). "I made a covenant with mine eyes; why then should I look upon a maid?" says Job (xxxi. 1). Similar are the injunctions of the later sage Ben Sira (Ecclus. ix. 3-9; xix. 2; xxiii. 22-26; xlii. 11), who counseled, "Go not after 'thy lusts'; and restrain thyself from thine appetites" (ib. xviii. 30). The spirit of the Rabbis appears in the advice of Jose ben Johanan, "Prolong not converse with woman" (Abot i. 5). "Follow not after your own eyes, after which ye use to go," etc. (Num. xv. 39): this means, "Ye shall not cast a lustful glance upon woman." One of the reasons given for the destruction of Jerusalem is the prevalence of "shamelessness," which undoubtedly means unchastity (Shab. 119b). In the days of the terrible persecutions under Hadrian the rabbis advised the people to suffer death rather than be guilty of "idolatry, incest, or bloodshed"; while they considered the transgression of any other commandment permissible if necessary to preserve life (Sanh. 74a; see also Maimonides, "Yad," Yesode ha-Torah, v. 9). As a further example of the attitude of the rabbis of Talmudic times, may be quoted the passage which was given as advice what to do when unchaste thoughts and desires assail: "My son, if that monster [the Yeẓer Hara'] meets you, drag it to the house of study; it will melt if it is of iron; it will break in pieces if it is of stone, as is said in Scripture (Jer. xxiii. 29): 'Is not my word like as a fire? saith the Lord; and like a hammer that breaketh the rock in pieces?'" (Ḳid. 30b.) The Talmudic term for chastity is . There can be no doubt of the fact that early marriage among the Jews was a strong factor in making them so chaste a people. Even such an unsympathetic and hostile exponent of rabbinic theology as Weber indicates this ("Jüd. Theol." p. 234). The age of eighteen was posited as the proper time for a youth to contract matrimony (Abot v. 21; Ḳid. 29b; Yeb. 62b, 63b; Sanh. 76b; Shulḥan 'Aruk, Eben ha-'Ezer, 1, 2). Early marriages continued in vogue among the Jews through medieval times (Abrahams, "Jewish Life in the Middle Ages," pp. 90, 167). Many enactments were made to safeguard the purity of the people and to insure chastity (Maimonides, "Yad," Issure Biah, xxi.; Shulḥan 'Aruk, Eben ha-'Ezer, 21-25).

In one of the sections of the "reasons for the commandments" ("ta'ame miẓwot") in his "Moreh Nebukim," Maimonides gives as the reason for such legislation the following: "The object of these precepts is to diminish sexual intercourse, to restrain as much as possible indulgence in lust, and [to teach] that this enjoyment does not, as foolish people think, include in itself its final cause" ("Moreh Nebukim," iii. 35; see also ibid. 33). In ch. xlix. he treats at length the law concerning forbidden sexual intercourse and that for the promotion of chastity, whose object is "to inculcate the lesson that we ought to limit sexual intercourse hold it in contempt, and only desire it rarely."

In speaking of the reason for the prohibition of intermarriage with a near relative, he expresses it as his opinion that one object of this is "to inculcate chastity in our hearts.""

"Views of the Philosophers.
Of ethical philosophers who have expressed Jewish thought on this subject, Saadia and Baḥya may be mentioned. The former, in the tenth chapter of his "Emunot we-De'ot," which is the ethical portion of the book, devotes two paragraphs to chastity; the third is "on sexual intercourse," and the fourth "on desire." His teaching concerning intercourse is "that it is not good for man, except for the purpose of producing offspring"; concerning desire, "man shall have no desire except for his wife, that he may love her and she may love him" ("Emunot we-De'ot," ed. Slucki, pp. 150, 151). In his ethical treatise, "The Duties of the Heart," Baḥya has frequent admonitions on the necessity of chastity and the overcoming of evil desires; as, for example, in the fifth division of the work, notably pp. 254, 258 et seq. (ed. Stern, Vienna, 1856). At the close of ch. ix. he quotes with approval and at length the last will and testament of a certain pious man in Israel, addressed to his son, and containing advice for the guidance of life. From this document one sentence may be set down here: "Be not one of those who, sunk in the folly of drunkenness and lust, submit like slaves to the dominance of evil passions; so that they think only of the satisfaction of sensual desires and the indulgence of bestial pleasures" (ib. p. 433). A similar word of advice may be quoted from a letter written by Naḥmanides to his son: "Be especially careful to keep aloof from women. Know that our God hates immorality; and Balaam could in no other way injure Israel than by inciting them to unchastity" (Schechter, "Studies in Judaism," p. 141).

A few further like injunctions from the moral treatises of medieval rabbis may here be given: "Let not the strange god, thy sensual desire, rule over thee; act so that thou hast not cause to blush before thyself; pay no heed to the biddings of desire; sin not and say, I will repent later" (from "Sefer Roḳeaḥ" by R. Eleazer b. Judah of Worms, in Zunz, "Z. G." pp. 132, 134); "Keep thy soul always pure: thou knowest not when thou wilt have to give it up" ("Sefer ha-Middot," fifteenth century, in ib. p. 153)."

Sobre o personagem bíblico Iftah Ha-guiladi (Jefté), devo dizer que esta alusão carece de valor jurídico, canónico, teológico, filosófico no contexto da castidade. Acho que o Eliezer tem que repensar a sua noção de castidade, principalmente para que seja útil aos seus filhos.

Como cristão calvinista, orgulhoso da minha fé rigorosa, sei que Jean Cauvin (o Reformador João Calvino) ficou horrorizado com a omissão da fornicação entre as proibições sexuais na Bíblia. Ler aqui: "John Calvin was astonished at not finding an explicit reference to "fornication," i.e., relations between unmarried consenting adults, among the sexual prohibitions of the Bible. The Sifra (Kedoshim, perek 7:1), however, interprets Leviticus 19:29 ("Thou shalt not profane thy daughter to make of her a harlot") as referring to consensual relations without benefit of marriage (cf. Sanh. 76a). Maimonides codifies the view that declares such relations harlotry (Yad, Ishut 1:4) and that sees the marriage bond as the Torah's advance over primitive society. "A bride without the wedding blessings is forbidden to her husband like a niddah" (Kal. 1:1). Indeed, the laws of *niddah (of separation during the period of menstruation and subsequent purification) added a dimension to the regimen of chastity. Since even an unmarried woman, not having ritually immersed herself since her last period, is technically a niddah, the prohibition – interpreted to include contact (from Lev. 18:19; Maimonides, Sefer ha-Mitzvot, negative precept no. 353; cf. Naḥmanides ad loc.) – was construed to apply to her as well (Ribash, Resp., no. 425; Maggid Mishneh to Maim. Yad, Ishut 4:12). Intimacies already prohibited on grounds of erotic stimulation, or of temptation to illicit sex, were thus to be avoided on additional grounds (as opposed to other such permitted contacts: cf. Ex. R. 5:1 on "and Jacob kissed Rachel," Gen. 29:11; Ket. 17a). The implicit prohibition against premarital sex was strengthened by a decree against yiḥud with an unmarried woman (Av. Zar. 36b). But the temptations are seen as remaining formidable, and are best overcome by early marriage. "

Peço desculpa por ser em inglês. Mas, continuo a apelar a que os crentes devem falar, entender, escrever o inglês. Todo o católico, protestante, ortodoxo deve ter como segundo idioma o inglês.

"Chastity [...] was the manner in which Judaism steered a course between the twin excesses of paganism and puritanism. To stipulate, for example, that husband or wife follow "the custom of the Persians" and remain clothed during conjugal relations is grounds for divorce according to Talmud and Codes (Ket. 48a; EH 76:13). Natural tendencies toward modesty or chastity within marriage are acknowledged in Talmud and moralistic works, but the law is established (Ned. 20b; Yad, Issurei Bi'ah 21:9) that a "man may do with his wife as he pleases," in keeping, i.e., with her wishes (ibid.; Abraham b. David of Posquières, Ba'alei ha-Nefesh, Sha'ar ha-Kedushah; Sefer Ḥasidim, ed. by R. Margalioth (1957), 339, no. 509). A man may not be "pious" at his wife's expense and pursue ascetic inclinations to the neglect of the marital mitzvah (Abraham b. David, loc. cit.), so that when *asceticism became popular among both Jews and Christians in the Middle Ages, there was "one important respect in which Ḥasidism differed sharply from its Christian contemporaries" – that "nowhere did penitence extend to sexual abstinence in marital relations" (Scholem, Mysticism, 106).

BIBLIOGRAPHY:

L.M. Epstein, Sex Laws and Customs in Judaism (1948, repr. 1967); D.M. Feldman, Birth Control in Jewish Law (1968); E.B. Borowitz, Choosing a Sex Ethic (1969).

[David M. Feldman]"

LISTA E APRESENTAÇÃO





EM OBRAS »

Magalhães Luís [Verbete sobre Famílias] > ✡ Debates Teológicos ✡



Sim, acredito que muitas cousas que aconteceu na Igreja Primitiva positivamente como negativamente e até acontecimentos ao seu redor, vem acontecendo também na Igreja do século XXI





 Mais abaixo o texto em grande





Bom, Luis Felipe Felipe, como vc é mestrando em História da Igreja, deixarei vc começar com as suas devidas argumentações de cousas que aconteceram e tem acontecido em nosso meio,,, apenas darei complementos! Shalom!


Luis Felipe Felipe

Meu grande amigo Eleazar Ben HaShem, amizade que vem do primário até os bancos da faculdade, Shalom para vc também. Sobre este assunto podemos afirmar que os relatos do livro de Atos servem como moldura para os dias atuais e vindouros.



Sim, meu mestre!!!!!!!!!!!!!



A Bíblia não faz distinção entre igreja primitiva ou moderna.




Luis Felipe Felipe

Posso citar o exemplo de Pedro e João, que estando a porta do templo pararam para servir um necessitado. Vejo dois exemplos para nos: Parar para servir também e gesto de adoração, que trás glória e louvor ao nosso Deus. Outra coisa que me chama atenção foi que os apóstolos "viram a necessidade do coxo", prestar atenção na necessidade alheia e parar de entender Deus de uma forma vertical e um ótimo exercício para igreja do séc.21. Paz a todos!
Gosto 3 há 11 horas


Jorge Luis, mas acho que a sua resposta não está exata para o tema, sei que a Bíblia não faz distinção, acredito que o tema está se referindo a acontecimentos que aconteceram no século I e que parece se repetir no século XXI, e o que poderíamos tirar de tudo isso, em pontos bons e até maus?
Gosto há 10 horas


?????
Gosto há 10 horas


E verdade caro Jorge Luis, pois os escritos neo-testamentários se enceraram no primeiro século. A Bíblia não faz diferença entre a igreja Primitiva e Moderna. O que quero ressaltar são os pontos que deixamos de imitar da igreja Primitiva.



Jorge Luis, eu que deveria fazer "?????" e vc explicar melhor o que vc quis dizer, acho que não entendi.



acho que a igreja evoluiu.não sou pessimista com relação ao estado geral da igreja do Senhor!



Jorge Luis, até concordo com vc, mas não vamos exagerar nessa "evolução" né?!
Gosto 1 há 10 horas


Ninguém aqui está sendo pessimista. Mas se você fala de uma igreja evoluída. Por que precisamos de uma Reforma no Séc.16?
Gosto 1 há 10 horas


A igreja pode sim ter evoluído e claro, mas em muitos pontos regrediu e esqueceu alguns pontos necessários que a Igreja Primitiva tinha, mas em outros pontos a igreja do século XXI, tem muita coisa que lá atrás não tinha pra evangelizar e hj ela tem, mas a Igreja Primitiva deu p seu sangue para testemunhar do Evangelho sem devidos recursos que temos hj!
Gosto há 10 horas


Apenas quero ressaltar os pontos que a igreja atual deve melhorar, apenas isso, sem polemica.
Gosto há 10 horas

Não gosto 1 Mais há 10 horas


- A Igreja Primitiva era procurada pelas pessoas; A Igreja Atual não é procurada e nem procura as pessoas (a não ser quando tem interesse em encher seus cofres com os “dízimos, primícias e afins” dos pobres fiéis manipulados).
Gosto 1 há 10 horas


- A Igreja Primitiva se ocupava com o essencial (a vida em Cristo, o caráter cristão, o proceder com o semelhante etc); A Igreja Atual, com o trivial (tamanho do vestido, se usa brinco ou não, se o pregador usa terno e gravata – ao invés de se preocupar se o pregador tem vida com Deus e possui bom caráter).
Gosto há 10 horas


No primeiro século, o compartilhar o pão era o centro do culto cristão. Os irmãos se reuniam com o objetivo de comemorar, por meio do partir do pão, a morte expiatória do Filho de Deus e a Sua gloriosa ressurreição.
Gosto há 10 horas


Era uma reunião eminentemente fraternal, com a participação efetiva de todos, onde a comunhão plena e o uso dons espirituais para edificação mútua eram uma característica indissociável. Os pastores, também chamados de anciões, bispos ou presbíteros, que atuavam no seio das congregações, não assumiam nenhum caráter clerical ou sacerdotal, mas tinham a plena consciência que eram encarregados pelo Espírito Santo para exortar e ensinar a doutrina de Jesus Cristo em amor, como irmãos mais experientes e como servos dos demais.
Gosto há 10 horas


Todos tomavam livremente parte no culto, seja fazendo uso da palavra, seja orando, indicando algum salmo ou hino para ser entoado por todos. Não havia uma importância maior de uns sobre os outros. Não havia "cargos" ou "posições", mas sim "dons" e "ministérios". O que presidia o culto não o monopolizava, mas estava ali para cuidar da boa ordem do mesmo. Tudo era feito com o acordo de todos. Não havia a supremacia de uns sobre os outros, pois isso havia sido diretamente condenado pelo Mestre. O Messias ensinou um conceito de hierarquia totalmente distinto do humano (Mateus 20: 20-28, Mateus 23:1-11)
Gosto há 10 horas


Não havia cerimonialismo. Não havia exibicionismos. Todos se conheciam e compartilhavam suas alegrias e tristezas. Na realidade, a reunião daqueles irmãos era apenas um prosseguimento do que faziam durante o dia. O Senhor Jesus, através de Sua própria vida, ensinou aos discípulos que eles não deviam dividir suas vidas em "vida profissional", "vida familiar", "vida eclesiástica", etc, mas que em todas as áreas da vida da pessoa o Evangelho tivesse a direção.
Gosto há 10 horas


O Mestre não dizia aos discípulos: Ouçam, daqui a duas horas faremos o culto, por isso precisamos colocar uma roupa especial e ir àquele lugar especial... Não! Sua vida já era um culto ao Altíssimo. Ele ensinava em qualquer lugar, na praia, nas casas, no templo em Jerusalém, num monte, etc. Ele não se escondia das pessoas, mas conversava com todos os que O buscavam e convidavam. Jesus vivenciava o Evangelho 24 horas por dia e assim deve ser conosco também. A santidade do Senhor não era religiosa, como a dos fariseus. Não era baseada nas aparências, mas sim no Espírito que habitava Nele. Assim devemos ser.
Gosto há 10 horas


A leitura das Escrituras era uma parte importante do culto no primeiro século. Como não existia a divisão de capítulos e versículos, às vezes livros inteiros eram lidos numa só reunião, principalmente tratando-se de uma epístola apostólica. O Antigo Testamento era recebido como divinamente inspirado. Não existia o que hoje chamamos de "Novo Testamento". Existiam as cartas escritas pelos apóstolos, que hoje fazem parte do que chamamos de Novo Testamento.
Gosto há 10 horas


Era um tesouro sem preço poder ter todo o Antigo Testamento junto, assim como as cartas neotestamentárias. Depois da leitura era feita a pregação ou explanação, a qual era um desenvolvimento ou explicação prática da porção lida, ao estilo daquelas que eram feitas nas sinagogas. Havia profecias e outros dons na reunião e o ensino de Paulo é que tudo isso se faça com ordem e decência, dando sempre prioridade aos outros em vez de si mesmos. Não deve haver descontrole, pois o Eterno é um Pai de ordem. Porém, ao mesmo tempo, não deve haver liturgia, pois Ele é liberdade.
Gosto há 10 horas


O que todos precisamos é buscar a maturidade espiritual, a qual nos mostrará como devemos agir em qualquer situação ou lugar, até mesmo no culto. Quem tem o discernimento espiritual e vive segundo a mente de Cristo, não necessita de regras humanas de conduta (I Corintios 2:15-16). Nos tempos da perseguição dos primeiros séculos, a pregação buscava dar ânimo aos irmãos, afim de que, na hora da prova, eles se achassem fortes. Muitos discursos tinham como objetivo lembrar os sofrimentos e o valor dos mártires e havia exortação para imitar as virtudes daqueles que haviam sido fiéis até a morte.
Gosto há 10 horas


Assuntos controversos e falsos ensinos não eram desconhecidos. As pregações apologéticas tinham o objetivo de ensinar aos que estavam começando as verdades da fé que eles iam professar publicamente e que com muita freqüência teriam que defender diante dos ataques do paganismo e do próprio governo imperial de Roma. Essa classe de discursos nunca entrava no culto propriamente dito e geralmente faziam parte de epístolas.
Gosto há 10 horas


Voltando à reunião dos primeiros irmãos, o canto era também uma parte importante. Eram cantados salmos de Davi e hinos compostos pelos irmãos, os quais faziam referência às verdades da Graça do novo pacto. A oração era uma das partes essenciais do culto. Os cristãos se reuniam não somente para ouvir falar sobre o Pai, mas para falar com o Pai e ouvi-Lo falar. A linguagem da oração era austera, evitando toda retórica desnecessária. As orações estavam cheias da linguagem das Escrituras, especialmente dos salmos e profetas. As orações não eram longas, evitando-se toda vã repetição. A oração pertencia a toda a assembléia e era dirigida numa língua inteligível.
Gosto há 10 horas


Havia problemas nas reuniões primitivas? Sim, havia. Esses problemas são corrigidos por Paulo e outros apóstolos em suas cartas. Nas ekklesias se reúnem pessoas justificadas, mas que, ao mesmo tempo, estão em processo de crescimento e maturidade. É possível que surjam dificuldades. Porém, tais dificuldades serão resolvidas pelo próprio Espírito Santo, se realmente houver comunhão sincera entre os irmãos. Um dos principais propósitos da comunhão é esse: que os mais fortes, experientes e sábios possam ajudar, apoiar e ensinar aos menos. Pode haver diferença de idéias e opiniões entre os irmãos? Sim, é possível.
Gosto há 10 horas


O Mestre não ensinou a Seus discípulos a construírem nenhum templo, nem estruturas espetaculares, já que o Evangelho fora revelado para ser vivido em nossas vidas, as 24 horas do dia, e as reuniões entre os irmãos podem ser feitas em qualquer lugar (João 4:19-24). Não estamos aqui afirmando que um templo ou local determinado para a reunião entre os irmãos seja um erro. Quando se considera um templo como um lugar físico como qualquer outro lugar para reunir-nos, não há divergência alguma com o Evangelho vivido pelos irmãos primitivos, embora eles não fizessem questão alguma de construir templos nos 3 primeiros séculos, mesmo contando com milhares de irmãos em algumas cidades.
Gosto há 10 horas


Isso é fato histórico. Não havia a necessidade de ter esses milhares reunidos numa só localidade num determinado momento, pois o elo espiritual é o que verdadeiramente une o Corpo. O que existe sim é a necessidade constante de congregar num nível relacional e de comunhão sincera, onde cada irmão conhece verdadeiramente os outros com que congrega e compartilha com eles a caminhada com Cristo. Onde cada pastor sabe as reais necessidades de suas ovelhas e as acompanha e cuida de perto em sua caminhada.
Gosto há 10 horas


É muito mais fácil compartilhar nossa caminhada com um grupo de irmãos que verdadeiramente conhecemos e temos genuína comunhão, do que ir a um local com 1.000 ou 2.000 pessoas que nem sequer sabemos o nome. O que estamos abordando aqui tem a ver com discernimento espiritual e não com ser contra ou a favor de algo, como se tivéssemos que escolher entre um "modelo" de Igreja e outro. A Igreja não deve seguir nenhum modelo, mas sim a Sua cabeça, que é o próprio Senhor.
Gosto há 10 horas


É na experiência do Ungido em Sua caminhada com os Seus discípulos que devemos pautar nossa caminhada como Igreja! Vemos, na Palavra, que nem sequer o Senhor Jesus fez questão de manter fisicamente todos ao seu lado (Marcos 9:38-40). Então, não podemos afirmar, como o fazem alguns, que o simples fato de discípulos d Cristo se reunirem num templo, numa reunião com 5.000 ou 10.000 pessoas seja um erro. Não! Apenas estamos apontando para a experiência da Igreja nas primeiras décadas, onde se deu um grande crescimento em todos os sentidos sem a necessidade de grandes estruturas institucionais centralizadoras. Essa experiência foi pautada pela proximidade histórica com o ministério do Mestre e devemos estar atentos a isso.
Gosto há 10 horas


Denominações que fazem acordos com os poderes políticos, transformando as igrejas em verdadeiros currais eleitorais. Ensinos que estimulam o paganismo daqueles que apenas querem algo da Divindade em troca de "algo" dado pela pessoa. Em muitos lugares, embora não se diga abertamente, as bênçãos são vendidas, pregando-se a idéia que, enquanto maior for a oferta e/ou o sacrifício, maior será a benção a ser adquirida. Em outros lugares, se repartem ou se vendem "objetos sagrados" ou "objetos ungidos".
Gosto há 10 horas


O Senhor Jesus não veio com o propósito de fundar denominações. Não veio estabelecer estruturas espetaculares. Ele veio estabelecer um povo, que não pode ser denominado, nem dividido em "segmentos". Isso tem trazido muitas disputas no seio da Igreja. Se cada um seguisse a Cristo em Espírito e em Verdade, e estivesse apenas ocupado em obedecer ao Senhor e em amar a seus irmãos, não haveria contendas ou divisões. Ninguém chamaria para si o controle e gerenciamento de nenhum desses segmentos. Porém, o próprio conceito de "denominação" já é uma divisão...
Gosto há 10 horas


Porém, a liberdade do Evangelho nos leva a buscar crescimento e santidade em Cristo e não nas regras impostas por homens em nome de Cristo. Não seremos mais santos obedecendo a regras humanas de comportamento e bons costumes, mas obedeceremos a real vontade do Pai para todas as áreas de nossas vidas quando deixarmos que o Espírito Santo seja o Senhor de todas as nossas ações. Isso nos levará à verdadeira santidade.
Gosto há 10 horas


Tendo como base o livro de Atos, de onde deveríamos tirar o exemplo para a vida da Igreja e consequentemente o exemplo para o cristão individualmente. Posso dizer que, deixamos muito a desejar. Vejo a igreja primitiva ativa em busca dos que ainda não tinham o conhecimento da salvação através da pessoa de Cristo. Eles não tinham apego a bens terrenos (não que seja pecado a pessoa trabalhar, batalhar para ter uma vida tranquila financeiramente ). O que eles tinham e exercitavam era o amor a Deus, e esse amor os impeliam a irem à busca dos perdidos, pondo em prática o ide de Jesus.

Poucos hoje em dia têm esse desprendimento. Muitos estão preocupados em ter, esquecem que o ser é muito mais importante do que o ter. Acho que o que teria de melhorar hoje em dia seria exatamente isso: o desapego do ter e ir à busca do ser: ser de Cristo, ser amante da palavra, ser um apaixonado pelos perdidos. Ter um olhar mais atento à Palavra.
Gosto 1 há 9 horas


Rafael Santos e Míriam Olne JC, vocês são professores natos! parabéns pros dois com os seus argumentos, EXCELENTES!!!!!!!!!!!!!!!!!
Gosto há 8 horas


Luis Felipe Felipe, veja que aula de História da Igreja nos comentários do Rafael Santos e da Míriam Olne JC aplausos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Gosto há 8 horas


“A igreja que é dirigida por homens em vez de ser comandada por Deus está condenada ao fracasso espiritual embora se expanda nesse mundo. O ministério que se fundamenta em ensinos de seminários e não está cheio do Espírito Santo, não opera milagres verdadeiros, só falsos.”
Gosto há 8 horas


Resumidamente falando Luis Felipe Felipe:


* A Igreja Primitiva não tinha ouro nem prata, mas tinha o "ANDE E LEVANTE";

* A Igreja atual arrecada ouro e prata, mas o "ANDE E LEVANTE" ficou esquecido...
Gosto 1 há 8 horas


... E assim seja!!!
Gosto 1 há 8 horas


Vou colocar aqui uma resposta extraordinária sobre o tópico acima postado:
Gosto há 7 horas


"Na igreja Primitiva, ou seja, a igreja dos primeiros séculos, os cristãos buscavam a Deus sobre todas as coisas, renunciavam suas próprias vontades pelas de Deus e Sua Obra. Os cristãos primitivos morriam como espetáculo para o mundo, em arenas, Coliseu, das formas mais terríveis: queimados, transpassados, devorados por animais, etc mas não negavam a sua fé em Cristo Jesus."
Gosto 1 há 7 horas


"E hoje? Com algumas exceções o cristão atual nunca lê um capítulo completo, contenta-se em ler um versículo e a partir dele, conforme instruções de seus líderes (que também aprenderam assim), cria uma doutrina própria."
Gosto 1 há 7 horas


"O cristão atual tem medo de pensar por si próprio, pois isso demandaria a difícil tarefa de ter que meditar na Palavra e correr o risco de fazer escolhas e por isso se deleita em ter quem pense por ele. Assim surgem as coberturas espirituais, os ungidos do Senhor que não podem ser tocados ou questionados, os líderes que convencem seu rebanho a votar em determinado candidato nas eleições, a aceitação de qualquer heresia. Afinal, se o anjo da igreja falou, está falado."
Gosto 1 há 7 horas


"O cristão atual tem um objetivo na vida próspera. Esse desejo ele tirou do mundo, do qual ainda faz parte embora pense não pertencer mais a ele. Assim, transfere para si os valores do mundo, que são a aparência acima de tudo, o ter em detrimento do ser, o ser bem-sucedido em todas as áreas como prova da vitória de Cristo na cruz. Porém Cristo não morreu para que tivéssemos conforto e segurança, mas para que pudéssemos ser salvos e ter a vida eterna, mas essa interpretação não condiz com a forma de vida americana, que na verdade é o anseio de todos os povos, incluindo o tupiniquim. Não à toa importamos a teologia da prosperidade e muitos modismos, o que vem de fora é melhor do que o que temos, inclusive quando o assunto é Deus."
Gosto 1 há 7 horas


"O cristão atual quer comandar, estar adiante, na frente, não ser servo. quer ser cabeça e não cauda, quer as riquezas dos ímpios, quer o poder terreno, pois crê que o céu é aqui na Terra e enquanto se está vivo. Isso é totalmente na contramão dos ensinos de Jesus, de que importa mais ser servo do que senhor, de que se deve ser o menor."
Gosto 1 há 7 horas


"O cristão atual tem uma fé fraca e para fortalecê-la precisa contar com a ajuda de muletas espirituais. Sal grosso, água benta, sabonete ungido, campanha das 7 semanas, tudo é válido para aguçar-lhe a fé. Seu cristianismo precisa se sincretizar com o paganismo em suas várias formas, pois Cristo apenas não é suficiente. O cristão atual é um neopagão, adora a vários deuses sem se dar conta. Cada amuleto gospel é um ídolo de pedra."
Gosto 1 há 7 horas


"O cristão atual não diz não negar nunca a Cristo, mas já O nega a cada dia, quando busca os valores inversos aos Seus ensinos. Infelizmente a sutileza dos enganos fez do cristão atual mais um religioso dentre tantas religiões. O cristão atual é tão cego à realidade do Evangelho que considera heresia ensinos sobre desprendimento material, afinal foi-lhe incutido que pobreza é coisa do diabo. O servir é coisa de derrotas; o não se conformar com esse mundo é demagogia, pois vivemos nele. Mudar essa mentalidade demoniacamente construída é quase impossível, só pela obra do Espírito Santo."
Gosto 1 há 7 horas


"Como converter um cristão ao verdadeiro cristianismo? Como fazê-lo buscar primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça, e abrir mão das riquezas materiais, se muitas vezes é o desejo de riquezas que o leva aos templos, que prometem restituição financeira a quem segue as regras da denominação? Como convencê-lo de que deve morrer para esse mundo quando o engano lhe diz que é nesse mundo que se experimenta um pedacinho do céu? Como mostrar-lhe que o Jesus que ele diz venerar não nasceu num palácio, optando por nascer em uma família humilde, que não adentrou em Jerusalém numa carruagem de fogo, mas num jumentinho? Como ensiná-lo a lição do lavapés, da renúncia aos valores materiais, do amor ao próximo como a nós mesmos, se o pseudocristianismo http://blogs.elpais.com/love-bicis/2013/06/el-masturbador-en-bicicleta.html diz-lhe que é assim mesmo, que Jesus venceu e que viemos para vencer, numa deturpação completa de sua Palavra?"
Gosto 1 há 7 horas


"Realmente é muito mais fácil converter um não cristão que ainda não foi infectado pelo vírus do engano religioso, do que converter um "cristão", pois a lavagem cerebral que esse recebeu torna o processo doloroso e trabalhoso demais. Reverter este processo é um verdadeiro trabalho de libertação do Espírito Santo, em nome de Jesus."


Do blog umaestrangeiranomundo
Gosto 1 há 7 horas


Agora a minha opinião pessoal:


Não TER, mas SER... simples assim!!!
Gosto 1 há 7 horas


Gostaria de esclarecer aos amados que os mesmos problemas que existem hoje,já existiam na igreja primitiva.Inclusive os relacionados ao mau uso do dinheiro.Por favor amados,vamos deixar o saudosismo e estudar mais a história do cristianismo.O estudo da história evita que cometamos os mesmos erros do passado!
Editado Gosto 1 há 5 horas


Não se trata de saudosismo, mas sim de uma constatação. Constatação de que muitos perderam o foco.

Ninguém nega que os problemas da igreja existem desde primórdio, senão não teria o porquê das repreensões feitas por Paulo, aos amados irmãos, chamando a atenção deles duramente. Só que hoje muitos relativizam a Palavra, deturpa a Palavra, e como Annette postou, as mentes estão tão cauterizadas que é muito difícil reverter a situação.

Quem hoje em dia usaria essas palavras que Paulo usou para chamar a atenção da igreja?

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.”
Gálatas 5:13
“Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.”
Gálatas 5:15
“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
Gálatas 5:16-17
“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
Gálatas 5:22-26
Gosto 2 há 5 horas


Muito bom Míriam Olne JC, você sempre muito objetiva e demonstrando a verdade através do Evangelho.
Gosto 1 há 5 horas


Igreja Primitiva x Igreja Atual


A Igreja Primitiva fazia muito com pouco;

A Igreja Atual com muito faz pouco.
A Igreja Primitiva tinha comunhão;
A Igreja Atual apenas associação.
A Igreja Primitiva tinha uma fé capaz de abalar o mundo;
A Igreja Atual tem uma fé abalada por qualquer coisinha.
A Igreja Primitiva tinha uma mensagem Cristocêntrica.
A Igreja Atual tem uma mensagem Antropocêntrica (mensagens que massageiam o ego, desejos e prioridades do homem).
A Igreja Primitiva não se importava com a concorrência;
A Igreja Atual faz concorrência com ela mesma.
.
A Igreja Primitiva tinha doutrina;
A Igreja Atual, apenas tradições.
.
A Igreja Primitiva tinha membros à imagem de Deus;
A Igreja Atual tem membros que são caricaturas de uma denominação.
.
A Igreja Primitiva era perseguida pelo mundo;
A Igreja Atual persegue a si mesma.
.
A Igreja Primitiva se ocupava com o essencial (a vida em Cristo, o caráter cristão, o proceder com o semelhante etc);
A Igreja Atual, com o trivial (tamanho do vestido, se usa brinco ou não, se o pregador usa terno e gravata)
.
A Igreja Primitiva se interessava pelas pessoas perdidas fora de suas igrejas;
A Igreja Atual se orgulha com o número de seus membros dentro da igreja.
.
A Igreja Primitiva tinha culto;
A Igreja Atual tem entretenimento.
.
A Igreja Primitiva incomodava o mundo;
A Igreja Atual se acomoda ao mundo.
.
A Igreja Primitiva mudou o mundo de sua época;
A Igreja Atual tem sido mudada pelo mundo atualmente.
.
A Igreja Primitiva tinha a maioria de suas atividades fora dos portões da igreja;
A Igreja Atual tem a maioria de suas atividades dentro dos portões da igreja.
.
A Igreja Primitiva era temida pelos demônios;
A Igreja Atual teme aos homens.
.
A Igreja Primitiva estava disposta a morrer pelo Evangelho;
A Igreja Atual não consegue nem viver o Evangelho.
.
A Igreja Primitiva era uma tradução da Bíblia;
A Igreja Atual tem apenas traduções da Bíblia.
.
A Igreja Primitiva transformou a palavra escrita em palavra encarnada!
.
Certa feita três teólogos discutiam entre si sobre qual era a melhor tradução da Bíblia, até que um deles disse: “A melhor tradução da Bíblia é minha mãe”; todos se silenciaram, então continuou ele: “Ela traduziu a Bíblia em atitude, em vida, e qualquer analfabeto podia ler e entender”.
Pode parecer exagero, mas é importante refletir!
Blog do Pr. Rogerio Ferreira
Gosto 1 há 5 horas


Vamos com calma amados. A igreja crista melhorou depois da reforma. Nao vejo muita necessidade afirmar que a igreja primitiva era melhor porque o evangelho pos moderno esta corrompido pelo o antopocentrismo. Nao podemos esquecer que cada tempo com seus problemas.
Gosto 1 há 4 horas


Allan Albuquerque Alves porém nunca o nome de Deus foi tão "comercializado" em benefício próprio como hoje em dia... Usa-se o nome de Jesus para enriquecer, porém a essência do cumprimento daquilo que está escrito no Evangelho não está sendo seguido. A verdadeira Igreja é Jesus Cristo e muitos (multidões) frequentam igrejas para resolver seus problemas financeiros e materiais e esquecem o principal objetivo de viver em e para Cristo. Não afirmo que a igreja primitiva fosse melhor ou pior do que a igreja cristã atual, porém , certamente, a Igreja primitiva era vivida em sua plenitude, integralmente, cheia do Espírito Santo.
Gosto 1 há 4 horas


Gostei da sua argumentação Allan Albuquerque Alves! Se a Igreja está mais egocêntrica e anthropocêntrica e não Cristocêntrica, a IGREJA DO SÉCULO XXI, terá uma GRANDE PROBLEMA de inversão de valores, e essa Igreja será como a Igreja de Laodiceia, nem fria e nem quente e SIM MORNA! Uma Igreja com sintomas de Apostasia ou com um diagnóstico de Apostasia, claro que não generalizo! Mas cabe lembrar que entre a Igreja de Laodiceia e de Filadélfia haverá o ARREBATAMENTO DA IGREJA DE CRISTO JESUS, assim eu creio! O Messias tirará uma Igreja de dentro da igreja!



Shalom a todos!



“Jesus não criou uma religião” – a palavra “religião” vem do latim “religare” e significa “ligar duas partes separadas”. Portanto, em sua essência, religião cristã é o contato entre Cristo e o homem, é o “religare” entre o Pai e o filho. Religião, assim, é relacionamento, é intimidade. Logo, quando ora você pratica religião. Quando lê a Bíblia você pratica religião.



Etimologicamente, qualquer pessoa que se liga a Deus é um religioso sim senhor, pois pratica o “religare”. Portanto, ao ensinar a oração do Pai Nosso, Jesus nos estava ensinando a ser religiosos, no sentido de sabermos nos comunicar bem com o Pai. Quando ouvimos “pedis e nada recebeis pois pedis mal”, o que está sendo dito é “você está praticando mal a sua religião”. É claro que, como muitas palavras da língua portuguesa (como “manga”, que pode ser a fruta ou uma parte de uma blusa), o termo “religião” pode ter o significado de “prática organizada de uma fé”, basta ver no dicionário. É a “famigerada” instituição.



Em geral é nesta acepção que a frase em questão é dita. Nesse sentido, quando Jesus diz a Pedro que sobre Ele (a Pedra) seria erguida Sua Igreja, o Mestre está estabelecendo-se como o alicerce, o fundamento da fé que se seguiria pelos milênios a seguir. Só que Ele em nenhuma passagem da Bíblia especifica como o homem deveria manter o Corpo sobre este fundamento. Isto é uma decisão que Jesus deixou a cargo do homem.
Gosto há 4 horas


Fato é que se Jesus nunca instituiu uma organização religiosa que o tivesse como alicerce, também nunca proibiu. Repare que o que Jesus critica, por exemplo, nos maus fariseus em momento algum é sua organização ou o fato de cultuarem Deus de modo institucional, sua crítica a eles era uma questão do indivíduo, do coração, e não da instituição: a hipocrisia, a falsa aparência de piedade, a religiosidade aparente sem um “religare” autêntico, sempre questões de foro pessoal e nunca institucional.
Gosto há 4 horas


Eu ate entendo o que a irma falou e concordo. A fe naquele devido contexto atemporal era mais proeminente. O problema e que cada periodo o cristianismo enfretou problemas hereticos. Mas claro que nunca tao notaveis como mesma citastes.
Gosto 1 há 4 horas


a igreja de Cristo ta perdendo o caráter pois antigamente ser crente e sinônimo de diferença hoje em dia não,o povo quer fazer o que quer e não ta preocupado em ter vida com Deus,mas eu glorifico ao Senhor que ainda existe um povo pequeno,mas um povo que ainda crê nos mistério dos apóstolos e ainda tem uma visão semelhante a igreja primitiva.
Gosto 1 há 4 horas


- “Sou cristão, não evangélico”


" – Essa frase é fruto da vergonha de ser designado pela mesma nomenclatura de igrejas e pastores que têm enlameado o bom nome da Igreja evangélica. Então, para evitar ser associados por amigos e parentes a esses grupos, muitos têm optado por se dizer apenas “cristãos” e repudiam enfaticamente o nome “evangélico”. Mais do que deixar de ser evangélicos, se tornam antievangélicos. Isso é nonsense, pelo simples fato que não resolve nada. Os que enlameiam nosso nome também se dizem “cristãos”. Pela mesma lógica, deveríamos abandonar esse termo também? A resposta é óbvia. Etimologicamente, “evangélico” é o que segue o Evangelho de Jesus. Historicamente, “evangélico” é o que segue o Evangelho conforme resgatado pela Reforma Protestante. Logo, se você é cristão, professa o Evangelho de Cristo e coaduna com os cinco “solas” da Reforma… você é evangélico, queira ou não. É uma nomenclatura de 500 anos que define quem tem essas características. Renegar isso é dizer que você não é o que você é. Portanto, em vez de dizer “não sou o que sou, sou só cristão” por vergonha de ser associado a igrejas e pastores dos quais se envergonha, o ideal é deixar claro para os de fora que nós somos sim evangélicos, enquanto os que praticam atrocidades em nome da fé é que não são."
Editado Gosto há 4 horas


"Se alguém faz piadinha pelo fato de você ser evangélico, em vez de mudar sua nomenclatura aproveite a oportunidade e explique para o piadista a razão de você portar esse honroso nome, fale que evangélico significa “aquele que segue o Evangelho de Cristo conforme resgatado pelos reformadores”, explique por que os falsos cristãos não são evangélicos e aproveite para explicar o que são as boas-novas da salvação do genuíno Evangelho de Cristo. Assim, ser humilhado por ser evangélico é uma excelente oportunidade não de mudar por vergonha o que te define, mas sim de explicar aos não cristãos o que é o Evangelho da salvação. De e-van-ge-li-zar. A escolha é sua."



Embora hoje estejamos assistindo um crescimento da igreja crista nao vemos a correspondende transformacao da nossa sociedade. Muitos lideres no intuito de crescer suas igrejas pregam um outro evangelho de curas milagres e visoes. Nao pregam a cruz de cristo mas as revelacoes dos seus proprios coracoes. Pregam nao o que e certo mas o que dar certo. Pregam para agradar seus ouvintes e nao para conduzi los ao arrependimento. Pregam um outro evangelho. Evangelho humanizado e antropocentrico ao ponto deles mesmo defini los o que ter uma experiencia com Deus!



Sou cessacionista convicto mesmo e nao nego e experiencia com Deus e algo que vai alem do que achamos ser


A revelação não pode ser concebida como um ditado de D'us; apela-se, portanto, à leitura da Bíblia, mas no quadro de uma investigação histórico-crítica. A Igreja deve estar atenta aos "sinais dos tempos", como a emancipação das mulheres, às Comunidades GLBTIA, a descolonização, o mundo do trabalho, da ciência e da técnica. As realidades terrestres são autónomas e não há oposição entre a "criação" de D'us e a acção criadora da Humanidade no mundo; a esperança da salvação no além tem de dar sinais e começar já aqui. Denunciou-se o anti-semitismo, as Igrejas abriram-se ao diálogo ecuménico entre si e com as demais confissões cristãs, com as outras religiões, com os não crentes, com todos os homens de boa vontade.

O cristianismo central e o cristianismo-marginal e o de tipo messiânico (trinitário ou não) devem estar no presente para poderem dar forma ao futuro. Para que Cristo possa voltar a ser uma força que modela o porvir. Não pode ser só Teologia de Prosperidade, mas, acima de tudo, Comunidades de Base a la Teologia de Libertação. E menos escatológico-sensacionalista: "A Igreja de Deus esteve esperando o retorno de Jesus Cristo no dia 27 de maio de 2012. Esperamos até o fim do dia 26 de maio. No decorrer deste Sabbath (sábado) semanal, Deus começou a revelar-me que havia algo mais contido no significado deste último dia em que finalmente nos encontramos. Este dia literal é o começo de um último dia profético. "


Graça e Paz!




Paciência com Deus

Informação a todos:
PRÉ-VENDA – Na compra do livro “Paciência com Deus” de Tomáš Halík, receba como OFERTA em todas as livrarias Paulinas Multimédia:
“O Papa, o Bispo e o Filósofo” de Alexandre Dorozynski até ao dia 18 de fevereiro de 2013,
os pedidos através da Internet deverão ser feitos directamente
na página da editora (www.paulinas.pt) ou para o e-mail: encomendas@paulinas.pt

http://www.paulinas.pt/autor_detail.asp?idaut=595
Mais [Em breve a Parte III de "A Paciência com Deus"]»
 

http://uk.search.yahoo.com/search;_ylt=A0geu8Y33uxR6SUAO1hLBQx.?p=Frei%20Bento%20Domingues%3A%20%22N%C3%B3s%20ainda%20estamos%20a%20caminho.%20A%20f%C3%A9%20crist%C3%A3%20%E2%80%94%20ao%20contr%C3%A1rio%20da%20religiosidade%20natural%2C%20f%C3%A1cil%20e%20despreocupada%20%E2%80%94%20%C3%A9%20sempre%20uma%20f%C3%A9%20em%20processo%20de%20ressurrei%C3%A7%C3%A3o.%20Encontra-se%20em%20fases%20muito%20diversas%2C%20ao%20longo%20das%20nossas%20vidas.%20O%20coment%C3%A1rio%20ir%C3%B3nico%20de%20que%20a%20f%C3%A9%20%C3%A9%20uma%20muleta%20para%20fracos%20e%20coxos%2C%20dispens%C3%A1vel%20pelos%20fortes%2C%20pode%20ser%2C%20apenas%2C%20um%20expediente%20de%20conversa.%20Prefiro%20a%20met%C3%A1fora%20de%20cajado%20do%20peregrino%2C%20que%20todos%20somos.%22&fr2=sb-top&fr=chr-greentree_gc&type=198484&type_param=198484&rd=r1

http://magcalcauvin-nadavalgosintuamor.blogspot.pt/2010/12/os-sete-mandamentos-de-adam-e-noah-para.html



  • Magalhães Luís "The dynamic power behind the incomparable missionary labors of [Saint] Paul was his offer to the Jews of a tremendous release, the release provided by the consciousness of having escaped the fate of pariah status. A Jew could henceforth be a Greek among Greeks as well as a Jew among Jews, and could achieve this within the paradox of faith rather than through an enlightened hostility to religion. This was the passionate feeling of liberation brought by Paul. The Jew could actually free himself from the ancient promises of his God, by placing his faith in the new savior who had believed himself abandoned upon the cross by that very God."
"The fact that Christianity eventually became a world-wide religion is therefore something that depended much more on second-century apologists being able to refute Marcion, as well as a number of Gnostic heresies that flourished at the time, than on the presumed success of the Pauline mission of freeing the Jews from their presumed pariah condition by expanding the notion of Israel. One may ask, however, why Marcion's view was so disputed in the second century. Why did several patristic church fathers react so vigorously to him, even after his death? Why, in other words, did they insist on maintaining their ties with the Jewish scriptures despite all the theological inconsistencies that this decision was doomed to involve? There seems to be a straightforward answer: they did so, as has often been argued, in order to make sense of Jesus' sacrificial death and subsequent resurrection. This answer, however, is not a very good one, because it must be recalled that during the second century, and even later, it was still possible to make sense of Jesus' death and resurrection within the Gnostic framework brought to Rome by theologians like Valentinus. Therefore, one would not necessarily need Hebrew prophecy to make good the claim that Jesus died and rose from the dead for some good theological reason. Why then was the tie with Judaism maintained?"

O MEU "BLOGUE" [GRUPOS] # 1

TOP OF DA POPS




retransmisión en directo rtve.es/noticias/mas-24

retransmisión en directo m.g1.globo.com/





Igreja/Organização religiosa
Página: 384 gostam disto


retransmisión en directo»retransmisión en directo
»retransmisión en directoourjewcommun.vidstreaming
retransmisión en directo  »»» padrebeto.com.br/padrebeto
retransmisión en directo »» m.facebook.com/groups/
retransmisión en directo  Tese de Jacques Attali em Os Judeus, o Dinheiro e o Mundo
retransmisión en directo  O mito da Comunhão Anglicana – entre a mediocridade e a inclusividade
retransmisión en directo mesillatyesharim.blogspot
retransmisión en directo  religionline.blogsome.com/juan-masia-este-padre-so-quer-salvar-o-papa/

retransmisión en directo  Entrevista a Juan Masiá, por Manuel Vilas-Boas
  
retransmisión en directo  Juan Masiá: Diálogo Inter-Religioso

retransmisión en directo  UNITED CHURCH OF CHRIST

retransmisión en directo  calledtocommunion.com/catholic-and-four-reformed-denominations-validity-of-each-others-baptisms

retransmisión en directo  cathnewsusa

retransmisión en directo  churchexecutive

retransmisión en directo  catholicculture.org

retransmisión en directo  EVANGELICAL CHURCH IN GERMANY (IGREJA LUTERANA)

retransmisión en directo  pt.radiovaticana.va/MORAL SEXUAL

retransmisión en directo  cleofas.com.br/a-igreja-catolica-admite-a-predestinacao/

retransmisión en directo  ONE WAR IS OVER THE LAST ONE IS ABOUT TO BEGIN|||||ronaldweinland.com

retransmisión en directo  m.publico.pt/Detail/1593038

retransmisión en directo  m.tsf.pt/m/home

retransmisión en directo  Eric Frattini/Los-Cuervos-del-Vaticano»pdf 

retransmisión en directo  entrevista-a-willigis-jager-teologo-beneditctino-y-maestro-zen/

retransmisión en directo  ivoox/entevista-a-erik-frattini-el-oro-mephisto-en-audios-mp3

retransmisión en directo  campograndenews.com.br/gays-e-bissexuais-que-nasceram-na-igreja-hoje-lutam-contra-o-preconceito

retransmisión en directo  christianpost.com/news/we-hate-to-say-we-told-you-so

retransmisión en directo  Padre que apoia gays e que defende uma fidelidade inclusiva anuncia afastamento e critica Igreja Católica

retransmisión en directo   All Saints Day - 2010 - SSPX commemorates 40 Years (LEFREVIANOS)

retransmisión en directo  aminhahemerotecavideo.blogspot.pt/os-meus-links.html

retransmisión en directo »» OS QUATRO PILARES QUE PROVAM QUE YESHUA É O MASSIACH - UMA RESPOSTA AO JUDAÍSMO ORTODOXO - POR OS JUDEUS PELO JUDAÍSMO »» QUATRO NÍVEIS PELO QUAL O ETERNO MANIFESTA-SE - YESHUA



http://pt.scribd.com/magalh%C3%A3esl_1  Scribd 3 http://pt.scribd.com/magcal  Scribd 2 http://pt.scribd.com/magcalcauvin  scribd 1 pic.twitter.com/vGNweAu7




Etiquetas

“Meu Pai” (1) "Uma Defesa de Deus" - Hélio Schwartsman (1) #JMJ11 (2) 2PM - Thriller Beat It (1) 500 anos de Calvino (1) A Ruah (1) A terra era sem forma e vazia (2) A ÚNICA IGREJA VERDADEIRA (1) Abraão viu D-us (1) ADAM (1) ADAM LAMBERT (1) Adão (2) ADIDAS USA (1) Adopção (1) ADS (1) Afectos (1) Alma (1) Angelologia (2) Anjos (1) Anselmo Borges (1) ANSELMO BORGES - CRÓNICA DO SHABBAT (SÁBADO) (1) Anuncio GolTV Iniesta y el oso (1) Arab Palestine (1) Ateus (1) B.U.T.T. e HANUKAH (1) Bento Domingues: O Sonho é a Fonte (1) Bíblia (1) BOM TRABALHO (1) BRITNEY SPEARS (1) Casamento (2) CASTIDADE (1) Catequese (1) Centenário da República (1) COCA COLA (2) COKE AD (2) COKE JUKE BOX (1) Comemorar o Natal é contra a Palavra de D'us? (1) Concílio Vaticano II com frei Bento Domingues (1) Conversão (1) Crente Culto (1) Dani’el 9:25 - Debate (1) Daniel (1) David Flusser (1) Diabo (1) Digital Music Report 2012 (1) Discípulas Mulheres (1) Eclesialidade das igrejas cristãs (1) Ecumenismo (1) ECUMENISMO E PADRE FÁBIO DE MELO (1) EM OBRAS - NEWS (1) Enrique Iglesias feat Nicole Scherzinger - Heartbeat - Live (1) Entrevista (1) Erich Von Daniken (2) Erros de traduções (1) Escatologia (5) Escórias (2) ESCRITA DAS ESCRITURAS GREGAS CRISTÃS - INFO (1) Escrituras Sagradas (1) Espírito Santo (2) Estatística do Meu Pais (1) Esteta (4) ÉTICA SEXUAL NO JUDAÍSMO (1) Exorcismo (1) F1ad (1) FACEBOOK (1) Falar com os Espíritos (1) Falar com os Mortos (1) (1) Fé. Morte (1) Felicidade e Infelicidade (2) felicidade e infelicidade - Anselmo Borges (1) Feminismo (1) FÉRIAS (1) FIESTA LIVE (4) Filho de José (2) First Aid (1) FUN (2) GÁLATAS 3 (1) GLBT (5) GRAPHIC SOCCER | FOOTBALL | BASKETBALL (1) Grupos (2) Hades (1) Hades Intermediário (2) HELL (1) Herança Hebraica dos Negros da América (1) História da Bíblia (Versão Fundamentalista) (2) Homo genitorialidade (1) Homossexualidade (1) Idolatria (2) Igreja Cristã Inclusiva da Salvação (1) Imagens (2) INFERNO (2) Inquisição Católica (2) Inquisição Protestante (2) Inquisições (2) Intercessão (3) INTRO (1) Investigação (1) ISLAM FIESTA (3) ISLÃO (1) Jesus (3) Jesus e o Judaísmo (1) Jesus não se interessou com congregar os homens numa determinada confissão religiosa (1) Jesus nasceu em Belém ou em Nazaré? Hemeroteca (1) JMJ (1) João XXIII (1) José Sócrates (1) Judaísmo (1) Judaísmo da Unidade (1) Judaísmo Messiânico (1) Kopimism (1) LA1 (1) LGBT (1) Linha Avançada (2) Links de apoio (1) LIVE SOCCER (1) Loveline Live w/ 30 Seconds to Mars (1) Mal'ak (1) Manual divino (2) Marchas Testemunho (1) Marcos Andrade Abrão (2) Massiach (1) Matrimónio homossexual (1) Messias (3) Missa cantata (1) Mística (1) MORAL SEXUAL CRISTÃ CONSERVADORA (1) Morte (1) Mourinhismo ou Madridismo (1) MOVIDA News (1) NATAL (1) Nem Juízo Final - Padre da Lixa (2) Nem segunda Vinda Parusia (2) New Year's Eve Jewish? (1) New Year's Eve NYC Times Square 2011 AD (1) Noahide Laws (1) Nome de D'us (1) Nome de Deus (1) O PADRE DA LIXA (2) O Romance do Irmão Armando (1) O TEMPLO DE JERUSALÉM (1) Oitavário da unidade dos cristãos (1) Origen de YAHWEH (1) OS SETE MANDAMENTOS DE ADAM E NOAH (1) Ovnilogia (2) Padre da Lixa (2) Padre Fabio de Melo: "Tocando em frente" (1) Papa (1) Passion of the Christ (1) Paulo (1) Paulo - Rabino ou Soldado Romano? (1) Pecado Original (1) Pedophilia (1) Pena de Morte (1) Pentecostes (1) Perdão (1) Peshita (1) Pluralismo Judaico (1) PORTUGUÊS DA GALIZA (1) POW WOW ONLINE (1) Presépio (1) Protestantismo (1) Purgatório (2) PURO PRAZER (1) Qual é o pecado contra o Espírito do Santo? (1) Racismo em Israel (1) Radio Sim (1) RADIOS (1) RAMADÃO JEJUM EXTRAORDINÁRIO DENTRO DOS 5 PILARES DO ISLÃO » (1) RECORDED EVENT (1) Recorded Soccer (1) Reencarnação (2) Rei David (2) Religião (1) salvação (1) Santo Ofício (2) Santos (2) Somos Todos Filhos Dos Deuses (2) Talmud (4) Teen Sexting. (1) Teixeirinha - Coração de Luto (1) TELEMADRID (1) Thaís Gulin Cinema Big Butts (1) The Baseballs - Quit Playing Games (1) The Baseballs - Umbrella (1) The Baseballs - XMAS (1) THE SPECIAL ONE (1) TODOS OS MEUS BLOGUES (1) Tom-Cruise-n-Jennifer-Lopez-Dancing-Live-MTV-Movie-Awards-2010 (1) TORAH (2) Tv (3) TV DO MINHO (1) Tzadic (2) Ufologia (2) UM HOMEM LIVRE PERTENCE APENAS A SI MESMO (1) Uma Defesa de D-us (1) Ver D-us (1) VIDEOS HD E HQ (1) Vocabilidade (1) Vocação Profética (1) Xmas (4) XMAS ORTODOXO (1) Year in Re3view (1) Yeshu (2) Zé da Branca na Aldeia Assombrada (1) Zeitgeist (1)

Ciclo Ecuménico de Oración

Esta semana oramos por:

Número total de visualizações de páginas