Eric Koenigkam alterou o nome do grupo "Debates Teológicos (O Resgate)" para "✡ Debates Teológicos ✡".
Fernanda Fernandes gosta disto.
Magalhães Luís
VOCÊ É JUDEU, ERIC? PENSEI QUE ERA CRISTÃO. E ORGULHOSO DA SUA HERANÇA. SE É DE ADN CRISTÃO PODIA TER COLOCADO UM SÍMBOLO CRISTÃO AO LADO DA ESTRELA DE DAVID. FICO PERPLEXO COM O SEU DESPREZO PELA PESSOA DE JESUS. OU É UMA ESTRATÉGIA PRÓ SEMITA?
VOCÊ É JUDEU, ERIC? PENSEI QUE ERA CRISTÃO. E ORGULHOSO DA SUA HERANÇA. SE É DE ADN CRISTÃO PODIA TER COLOCADO UM SÍMBOLO CRISTÃO AO LADO DA ESTRELA DE DAVID. FICO PERPLEXO COM O SEU DESPREZO PELA PESSOA DE JESUS. OU É UMA ESTRATÉGIA PRÓ SEMITA?
Magalhães Luís
Este grupo sempre foi de cunho cristão e judaico.
Este grupo sempre foi de cunho cristão e judaico.
Magalhães Luís
E messiânico.
E messiânico.
Eric Koenigkam
Magalhães Luís. Quando irá entender que não possuo religião. Sou Laico. João 4. 22-24 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Magalhães Luís. Quando irá entender que não possuo religião. Sou Laico. João 4. 22-24 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
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Magalhães Luís
Se é laico porque optou por um símbolo religioso?!
Se é laico porque optou por um símbolo religioso?!
Magalhães Luís
E não me cite João 4. A salvação vem de D'us. Essa foi uma resposta específica, só para aquele contexto.
E não me cite João 4. A salvação vem de D'us. Essa foi uma resposta específica, só para aquele contexto.
Eric Koenigkam
Pela admiração e apreço que possuo pela cultura desse povo. TE incomoda tanto assim um símbolo?
Pela admiração e apreço que possuo pela cultura desse povo. TE incomoda tanto assim um símbolo?
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Magalhães Luís
Porque não colocas ao lado da Estrela um símbolo da cultura cristã, já que muitos de nós temos tanto apreço pela nossa cultura. Seria mais equilibrado. O facto de ser um grupo da tua criação, exigia-se maior equilíbrio. Principalmente porque isto não é um blogue, e tu não és o unico a postar. Reflecte melhor o ecumenismo deste teu grupo.
Porque não colocas ao lado da Estrela um símbolo da cultura cristã, já que muitos de nós temos tanto apreço pela nossa cultura. Seria mais equilibrado. O facto de ser um grupo da tua criação, exigia-se maior equilíbrio. Principalmente porque isto não é um blogue, e tu não és o unico a postar. Reflecte melhor o ecumenismo deste teu grupo.
Eric Koenigkam
Porque espero no futuro ter aqui no grupo representantes do Islã. Então colocarei o símbolo deles!
Porque espero no futuro ter aqui no grupo representantes do Islã. Então colocarei o símbolo deles!
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Eliezer Abensur
Por que tamanho ódio Magalhães Luís?
Por que tamanho ódio Magalhães Luís?
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Magalhães Luís
Mas o símbolo cristão é idolatria para ti? Ou o fazes pelos judeus e muçulmanos que se incomodam com o símbolo da Cruz?
Mas o símbolo cristão é idolatria para ti? Ou o fazes pelos judeus e muçulmanos que se incomodam com o símbolo da Cruz?
Magalhães Luís
Mas que ódio, Eliezer? Seja coerente. Acha que eu não gosto da cultura judaica?
Mas que ódio, Eliezer? Seja coerente. Acha que eu não gosto da cultura judaica?
Eliezer Abensur
O símbolo cristão é idolatria para nós por se símbolo de um deus estranho, INVENTADO por Constantinus.
O símbolo cristão é idolatria para nós por se símbolo de um deus estranho, INVENTADO por Constantinus.
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Eric Koenigkam
Magalhães Luís. Não preciso do símbolo de uma cruz. Meu salvador vive! E reinará para todo o sempre.
Magalhães Luís. Não preciso do símbolo de uma cruz. Meu salvador vive! E reinará para todo o sempre.
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Magalhães Luís
Como leu nas minhas palavras "ódio"?
Como leu nas minhas palavras "ódio"?
Eliezer Abensur
Você cobrou atitudes do Eric Koenigkam de cristão e o acusou de judeu.
Você cobrou atitudes do Eric Koenigkam de cristão e o acusou de judeu.
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Magalhães Luís
Ou o símbolo do "peixe", Eric. Mas já entendi o contexto de Eric, pela sua colocação, Eliezer.
Ou o símbolo do "peixe", Eric. Mas já entendi o contexto de Eric, pela sua colocação, Eliezer.
Magalhães Luís
A cruz é um símbolo cristão. Estude melhor, Eliezer. E deixe-se de citar constantemente Constantino. Deixe-se disso.
A cruz é um símbolo cristão. Estude melhor, Eliezer. E deixe-se de citar constantemente Constantino. Deixe-se disso.
Eliezer Abensur
A era de peixes acabou em 21/12/20132.
A era de peixes acabou em 21/12/20132.
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Regilson Santos
eu sou cristão e também não concordo com o símbolo da cruz não...
eu sou cristão e também não concordo com o símbolo da cruz não...
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Eliezer Abensur
O peixinho saiu do mar e foi para o aquário
O peixinho saiu do mar e foi para o aquário
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Regilson Santos
Cruz significa morte... Jesus está vivo e não morto.
Cruz significa morte... Jesus está vivo e não morto.
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Eliezer Abensur
A cruz é o símbolo elaborado por Constantinus para impor medo, quem não se tornar cristão está cometendo crime de sedição e será crucificado.
A cruz é o símbolo elaborado por Constantinus para impor medo, quem não se tornar cristão está cometendo crime de sedição e será crucificado.
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Magalhães Luís
Regilson Santos que símbolo aceitável seria para si?
Regilson Santos que símbolo aceitável seria para si?
Regilson Santos
coisas inventadas que tem causado confusão no meio do povo de Deus, são esses símbolos, a trindade, e tudo que ofusca a glória do Deus único de Dt 6:4, que não sei se é nesse contexto, Ele aniquila qualquer coisa que venha ser símbolo de adoração feito pelo homem...
coisas inventadas que tem causado confusão no meio do povo de Deus, são esses símbolos, a trindade, e tudo que ofusca a glória do Deus único de Dt 6:4, que não sei se é nesse contexto, Ele aniquila qualquer coisa que venha ser símbolo de adoração feito pelo homem...
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Magalhães Luís
E Cruz significa Amor.
E Cruz significa Amor.
Magalhães Luís
Amor incondicional.
Amor incondicional.
Eliezer Abensur
Vemos então que Regilson Santos não é trinitário, muito bem, seguindo a escola dos arianos
Vemos então que Regilson Santos não é trinitário, muito bem, seguindo a escola dos arianos
Regilson Santos
nenhum símbolo Magalhães Luís, pois Deus é Espírito e seus adoradores o adoram em Espírito e em verdade...
nenhum símbolo Magalhães Luís, pois Deus é Espírito e seus adoradores o adoram em Espírito e em verdade...
Eliezer Abensur
A cruz nada mais significa do que uma ameaça de morte
A cruz nada mais significa do que uma ameaça de morte
Gosto há 1 hora
Eliezer Abensur
Na verdade D-us não é espírito, ele criou o mundo espiritual
Na verdade D-us não é espírito, ele criou o mundo espiritual
Gosto há 1 hora
Regilson Santos
a cruz justamente serve para forçar uma fé na trindade, coisa que eu não creio..
a cruz justamente serve para forçar uma fé na trindade, coisa que eu não creio..
Gosto há 1 hora
Eliezer Abensur
Muito bem, e nem eu creio também
Muito bem, e nem eu creio também
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Magalhães Luís
"A cruz justamente serve para forçar uma fé na trindade"??!!
"A cruz justamente serve para forçar uma fé na trindade"??!!
Eliezer Abensur
Finalmente alguém que estudou um pouco de história
Finalmente alguém que estudou um pouco de história
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Eliezer Abensur
A cruz é um símbolo de ameaça, ameaça de morte.
A cruz é um símbolo de ameaça, ameaça de morte.
Gosto há 1 hora
Magalhães Luís
Você Regilson Santos, não é cristão. Se não é trinitário.
Você Regilson Santos, não é cristão. Se não é trinitário.
Eliezer Abensur
Por que?
Por que?
Gosto há 1 hora
Regilson Santos
sim mas em Gn 1:2 diz que o Espírito do Senhor se movia sobre a face das águas, e no momento da criação a voz dizia haja luz.. então dá de crer que Deus é Espírito.
sim mas em Gn 1:2 diz que o Espírito do Senhor se movia sobre a face das águas, e no momento da criação a voz dizia haja luz.. então dá de crer que Deus é Espírito.
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Eliezer Abensur
A questão da trindade foi uma votação e diga-se de passagem apertada
A questão da trindade foi uma votação e diga-se de passagem apertada
Gosto há 1 hora
Magalhães Luís
Aí diz Ruah "vento"
Aí diz Ruah "vento"
Eliezer Abensur
D-us não é espírito, ele crou o mundo físico e o mundo espiritual
D-us não é espírito, ele crou o mundo físico e o mundo espiritual
Gosto há 1 hora
Eliezer Abensur
D-us é único e o único de sua categoria
D-us é único e o único de sua categoria
Gosto há 1 hora
Magalhães Luís
Leia o contexto.
Leia o contexto.
Eliezer Abensur
Ruach é o nível espiritual mais baixo, ligado à matéria
Ruach é o nível espiritual mais baixo, ligado à matéria
Gosto há 1 hora
Eliezer Abensur
Nós judeus sabemos o que é Ruach
Nós judeus sabemos o que é Ruach
Gosto há 1 hora
Regilson Santos
nunca Magalhães Luís, sou monoteísta e não acredito na trindade, pois Deus é um Gl 3:20. a trindade foi uma invenção baseada no pensamento grego, mas a Bíblia de Gn à apoc não admite tres pessoas em Deus. mas sim Deus único
nunca Magalhães Luís, sou monoteísta e não acredito na trindade, pois Deus é um Gl 3:20. a trindade foi uma invenção baseada no pensamento grego, mas a Bíblia de Gn à apoc não admite tres pessoas em Deus. mas sim Deus único
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Magalhães Luís
Eliezer não é vento em Génesis 1? É isso que quer dizer?
Eliezer não é vento em Génesis 1? É isso que quer dizer?
Eliezer Abensur
Isso quer dizer que D-us criou uma manifestação chamada Ruach e ela abrange toda a criação
Isso quer dizer que D-us criou uma manifestação chamada Ruach e ela abrange toda a criação
Gosto há 1 hora
Eliezer Abensur
Um nível de espiritualidade que se liga ao material
Um nível de espiritualidade
Gosto há 1 hora
Eliezer Abensur
Uma forma Dele se manifestar nesse mundo
Uma forma Dele se manifestar nesse mundo
Gosto há 1 hora
Magalhães Luís
Gálatas 3 afirma que D'us é Um, que não precisa de Mediadores. Ele próprio intervém. Daí Jesus ser D'us. Jesus é D'us em acção.
Gálatas 3 afirma que D'us é Um, que não precisa de Mediadores. Ele próprio intervém. Daí Jesus ser D'us. Jesus é D'us em acção.
Regilson Santos
mas pra mim Deus é Espírito, pois Ele possui o atributo da onipresença, então ele não se limita a uma forma qualquer..
mas pra mim Deus é Espírito, pois Ele possui o atributo da onipresença, então ele não se limita a uma forma qualquer..
Gosto há 1 hora
Magalhães Luís
Mas é um vento ou não?
Mas é um vento ou não?
Eliezer Abensur
D-us transcende ao espírito
D-us transcende ao espírito
Gosto há 1 hora
Eliezer Abensur
Ele não é o amor, ele é o criador do amor
Ele não é o amor, ele é o criador do amor
Gosto há 1 hora
Eliezer Abensur
O que é esse Ruach?
O que é esse Ruach?
Gosto há 1 hora
Magalhães Luís
Se é um nível de espiritualidade que se liga ao material... é vento ou não?
Se é um nível de espiritualidade
Eliezer Abensur
A palavra usada é ruach
A palavra usada é ruach
Gosto há 1 hora
Regilson Santos
Sim.. em col 1:15 Paulo diz que Crissto é a imagem do Deus invisível, Magalhães Luís, e não uma outra pessoa divina,
Sim.. em col 1:15 Paulo diz que Crissto é a imagem do Deus invisível, Magalhães Luís, e não uma outra pessoa divina,
Gosto há 1 hora
Eliezer Abensur
Quanto a isso é uma discussão a ser debatida entre cristãos
Quanto a isso é uma discussão a ser debatida entre cristãos
Gosto há 1 hora
Magalhães Luís
LOGO EM GALATAS 3 JESUS É DEUS, REGILSON.
LOGO EM GALATAS 3 JESUS É DEUS, REGILSON.
Eliezer Abensur
Eu nem acredito que tenha existido nenhum Jesus.
Eu nem acredito que tenha existido nenhum Jesus.
Gosto há 1 hora
Eliezer Abensur
Bom, voltando a questão do Ruach
Bom, voltando a questão do Ruach
Gosto há 1 hora
Eliezer Abensur
ב. וְהָאָרֶץ הָיְתָה תֹהוּ וָבֹהוּ וְחשֶׁךְ עַל פְּנֵי תְהוֹם וְרוּחַ אֱלֹהִים מְרַחֶפֶת עַל פְּנֵי הַמָּיִם:
ב. וְהָאָרֶץ הָיְתָה תֹהוּ וָבֹהוּ וְחשֶׁךְ עַל פְּנֵי תְהוֹם וְרוּחַ אֱלֹהִים מְרַחֶפֶת עַל פְּנֵי הַמָּיִם:
Gosto há 1 hora
Regilson Santos
isso o único Magalhães Luís
isso o único Magalhães Luís
Gosto há 1 hora
Eliezer Abensur
E a terra estava Tohu e Bohu, e escuridão havia sobre as faces do Tehom, e o Ruach Elokim pairava sobre a face das águas.
E a terra estava Tohu e Bohu, e escuridão havia sobre as faces do Tehom, e o Ruach Elokim pairava sobre a face das águas.
Gosto há 1 hora
Eliezer Abensur
O que é Tohu?
O que é Tohu?
Gosto há 1 hora
Eliezer Abensur
O que é Bohu?
O que é Bohu?
Gosto há 1 hora
Regilson Santos
se Deus não é Espírito, o que Ele é Eliezer Abensur?
se Deus não é Espírito, o que Ele é Eliezer Abensur?
Gosto há 1 hora
Eliezer Abensur
O que é Tehom?
O que é Tehom?
Gosto há 1 hora
Eliezer Abensur
E o que é Ruach Elokim?
E o que é Ruach Elokim?
Gosto há 1 hora
Eliezer Abensur
D-us é D-us, só ele é assim
D-us é D-us, só ele é assim
Gosto há 1 hora
Magalhães Luís
E o que é a Ruach Elokim?
E o que é a Ruach Elokim?
Eliezer Abensur
A natureza de D-us está além da compreensão humana
A natureza de D-us está além da compreensão humana
Gosto há 1 hora
Eliezer Abensur
Ruach Elokim é uma manifestação espiritual de D-us, como uma imagem refletida em um espelho não é a pessoa que está refletida assim essa manifestação não é D-us.
Ruach Elokim é uma manifestação espiritual de D-us, como uma imagem refletida em um espelho não é a pessoa que está refletida assim essa manifestação não é D-us.
Gosto há 1 hora
Eliezer Abensur
O Ruach Elokim é uma espécie de campo que envolve toda a criação, todas as manifestações da espiritualidade no mundo físico vem desse Ruach Elokim.
O Ruach Elokim é uma espécie de campo que envolve toda a criação, todas as manifestações da espiritualidade
Gosto há 1 hora
Eliezer Abensur
É o Ruach Elokim que dá forma à criação
É o Ruach Elokim que dá forma à criação
Gosto há 1 hora
Eliezer Abensur
E para que os espíritos possam habitar corpos vivos é preciso que haja uma parte desse Ruach Elokim para poderem se ligar ao mundo material.
E para que os espíritos possam habitar corpos vivos é preciso que haja uma parte desse Ruach Elokim para poderem se ligar ao mundo material.
Gosto há 1 hora
Eliezer Abensur
Acho que o conceito de Perispírito é que mais se aproxima do conceito de Ruach.
Acho que o conceito de Perispírito é que mais se aproxima do conceito de Ruach.
Gosto há 1 hora
Eliezer Abensur
Mas é deficitário
Mas é deficitário
Gosto há 1 hora
Eliezer Abensur
Por isso os profetas precisam que haja neles o Ruach Elokim para poderem profetizar
Por isso os profetas precisam que haja neles o Ruach Elokim para poderem profetizar
Gosto há 1 hora
Eliezer Abensur
E precisam do Ruach Hashem para fazerem milagres.
E precisam do Ruach Hashem para fazerem milagres.
Gosto há 1 hora
Eliezer Abensur
Conseguiram entender?
Conseguiram entender?
Gosto há 1 hora
Magalhães Luís
Sim, Eliezer.
Sim, Eliezer.
Eliezer Abensur
Pois é, Ruach é isso
Pois é, Ruach é isso
Gosto há 1 hora
Magalhães Luís
Mas não se esgota o tema aí. mas gostei que plasmasse a sua opinião. Mas em Génesis 1, os académicos inclinam-se para "vento". Uma opinião científica, ao nível da filologia contestual e não da teologia mística.
Mas não se esgota o tema aí. mas gostei que plasmasse a sua opinião. Mas em Génesis 1, os académicos inclinam-se para "vento". Uma opinião científica, ao nível da filologia contestual e não da teologia mística.
Eliezer Abensur
Nada posso fazer a respeito de análises de teólogos cristãos, eu expus a conceituação judaica do Ruach.
Nada posso fazer a respeito de análises de teólogos cristãos, eu expus a conceituação judaica do Ruach.
Gosto há 1 hora
Magalhães Luís
Você quer dizer: "[Uma das conceituações judaicas] do Ruah"... O judaísmo não se reduz à tua definição...
Você quer dizer: "[Uma das conceituações judaicas] do Ruah"... O judaísmo não se reduz à tua definição...
Regilson Santos
então o Ruach Elokim foi que disse: haja luz?? Eliezer Abensur?
então o Ruach Elokim foi que disse: haja luz?? Eliezer Abensur?
Gosto há 58 minutos
Eliezer Abensur
Não, quem disse foi D-us
Não, quem disse foi D-us
Gosto há 57 minutos
Eliezer Abensur
Não, essa é a conceituação judaica canônica de Ruach.
Não, essa é a conceituação judaica canônica de Ruach.
Gosto há 56 minutos
Regilson Santos
então o Ruach Elokim é a expressão ou imagem de Deus? Eliezer Abensur?
então o Ruach Elokim é a expressão ou imagem de Deus? Eliezer Abensur?
Gosto há 56 minutos
Eliezer Abensur
ג. וַיֹּאמֶר אֱלֹהִים יְהִי אוֹר וַיְהִי אוֹר:
ג. וַיֹּאמֶר אֱלֹהִים יְהִי אוֹר וַיְהִי אוֹר:
Gosto há 55 minutos
Eliezer Abensur
Ruach Elokim é uma expressão de D-us, uma manifestação, mas não é D-us, assim como sua voz não é você
Ruach Elokim é uma expressão de D-us, uma manifestação, mas não é D-us, assim como sua voz não é você
Eliezer Abensur
Observou o versículo 3 escrito acima?
Observou o versículo 3 escrito acima?
Gosto há 54 minutos
Eliezer Abensur
E disse D-us haja luz e foi luz.
E disse D-us haja luz e foi luz.
Gosto há 53 minutos
Eliezer Abensur
Os anjos também são manifestações de D-us, mas não são D-us.
Os anjos também são manifestações de D-us, mas não são D-us.
Gosto há 52 minutos
Magalhães Luís
Sobre "Ruah Elohim" acessar: http:// wesley-conde.blo gspot.com.br/ 2012/07/ genesis-1-e-2-um a-tese-de-douto rado-em.html
Sobre "Ruah Elohim" acessar: http://
Eliezer Abensur
Mas quando um anjo veicula uma mensagem de D-us é como se o próprio D-us falasse.
Mas quando um anjo veicula uma mensagem de D-us é como se o próprio D-us falasse.
Gosto há 52 minutos
Regilson Santos
sim perfeitamente, mas eu acredito que assim como minha voz e eu somos um assim a Ruach Elokim e Deus são um..
sim perfeitamente, mas eu acredito que assim como minha voz e eu somos um assim a Ruach Elokim e Deus são um..
Gosto há 52 minutos
Eliezer Abensur
Novamente explico que essa é a conceituação judaica de Ruach, nada sei sobre conceituações cristãs.
Novamente explico que essa é a conceituação judaica de Ruach, nada sei sobre conceituações cristãs.
Gosto há 51 minutos
Regilson Santos
a minha voz expressa a mim mesmo.. assim como a Ruach Elokim expressa Deus.
a minha voz expressa a mim mesmo.. assim como a Ruach Elokim expressa Deus.
Gosto há 50 minutos
Magalhães Luís
É engraçado que umas vezes é mensageiro outras anjo. Aonde está a sua coerência teológica, Eliezer? Diga antes Mal'ak... E fica mais coerente.
É engraçado que umas vezes é mensageiro outras anjo. Aonde está a sua coerência teológica, Eliezer? Diga antes Mal'ak... E fica mais coerente.
Eliezer Abensur
Mas não existe apenas a voz para se manifestar existe?
Mas não existe apenas a voz para se manifestar existe?
Gosto há 50 minutos
Regilson Santos
por isso não creio na trindade. mas apenas em Deus e sua expressão..(Rua ch Elokim)
por isso não creio na trindade. mas apenas em Deus e sua expressão..(Rua
Gosto há 50 minutos
Eliezer Abensur
Perfeito, os Malachim, mensageiros, são manifestações de D-us
Perfeito, os Malachim, mensageiros, são manifestações de D-us
Gosto há 50 minutos
Eliezer Abensur
Ficou legal agora?
Ficou legal agora?
Gosto há 49 minutos
Yossef Ben Yaacov
Elohim disse a seu Ruach: Façamos o homem, conforme a Nossa Imagem! E o Ruach Elohiym, fez o homem, e o Sopro do El-Shaddai, deu vida ao corpo do homem. Iyov 33:4,6.
Elohim disse a seu Ruach: Façamos o homem, conforme a Nossa Imagem! E o Ruach Elohiym, fez o homem, e o Sopro do El-Shaddai, deu vida ao corpo do homem. Iyov 33:4,6.
Gosto há 49 minutos
Eliezer Abensur
Estou tentando simplificar para ser entendido
Estou tentando simplificar para ser entendido
Gosto há 49 minutos
Eliezer Abensur
kkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkk
Gosto há 49 minutos
Eliezer Abensur
Lá vem o Yossef Ben Yaacov, todo mundo entendeu menos você
Lá vem o Yossef Ben Yaacov, todo mundo entendeu menos você
Gosto há 49 minutos
Magalhães Luís
Os termos são terra ('eres), céus (šämayim), águas (mäyim), desolação e deserto (töhû wäböhû), treva (Höšek), abismo (tühôm) e vento (rûªH).
Os termos são terra ('eres), céus (šämayim), águas (mäyim), desolação e deserto (töhû wäböhû), treva (Höšek), abismo (tühôm) e vento (rûªH).
Eliezer Abensur
Nada posso fazer a pessoas que possuem problemas mentais, meu caro Yossef Ben Yaacov, vá se tratar antes que você metralhe alguém em alguma igreja
Nada posso fazer a pessoas que possuem problemas mentais, meu caro Yossef Ben Yaacov, vá se tratar antes que você metralhe alguém em alguma igreja
Gosto há 48 minutos
Eliezer Abensur
Observem o primeiro versículo
Observem o primeiro versículo
Gosto há 47 minutos
Eliezer Abensur
א. בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ:
א. בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ:
Gosto há 47 minutos
Eliezer Abensur
Tem uma palavra sobrando
Tem uma palavra sobrando
Gosto há 47 minutos
Yossef Ben Yaacov
Eliezer Abensur, leia o livro de Iyov 33:4.
Eliezer Abensur, leia o livro de Iyov 33:4.
Gosto há 47 minutos
Gosto há 47 minutos
Eliezer Abensur
Em hebraico não precisa do אֵת
Em hebraico não precisa do אֵת
Gosto há 46 minutos
Magalhães Luís
Seria mais correcto admitir que Anjo é usado no Judaísmo. Mas a sua teimosia...
Seria mais correcto admitir que Anjo é usado no Judaísmo. Mas a sua teimosia...
Eliezer Abensur
Álef é a primeira letra do alfabeto e Taf é a última
Álef é a primeira letra do alfabeto e Taf é a última
Gosto há 46 minutos
Eliezer Abensur
Então o versículo significa que D-us criou tudo o que há nos céus, o mundo espiritual, e tudo o que há na terra, o mundo material.
Então o versículo significa que D-us criou tudo o que há nos céus, o mundo espiritual, e tudo o que há na terra, o mundo material.
Gosto há 46 minutos
Magalhães Luís
Leio textos ortodoxos, conservadores judaicos em inglês, e lá tem "anjo" constantemente. Enfim...
Leio textos ortodoxos, conservadores judaicos em inglês, e lá tem "anjo" constantemente.
Eliezer Abensur
Na verdade não usamos a palavra anjo, eu a estou usando apenas porque estou tratando com cristãos
Na verdade não usamos a palavra anjo, eu a estou usando apenas porque estou tratando com cristãos
Gosto há 45 minutos
Regilson Santos
se a Ruach Elokim é a expressão de Deus então o homem foi feito segundo a Ruach Elokim correto Eliezer Abensur?
se a Ruach Elokim é a expressão de Deus então o homem foi feito segundo a Ruach Elokim correto Eliezer Abensur?
Gosto há 45 minutos
Eliezer Abensur
E vocês já conhecem mais ou menos o conceito.
E vocês já conhecem mais ou menos o conceito.
Gosto há 45 minutos
Magalhães Luís
Não me chame de mentiroso indirectamente Eliezer. E não me substime.
Não me chame de mentiroso indirectamente Eliezer. E não me substime.
Magalhães Luís
Não ando aqui à dois dias.
Não ando aqui à dois dias.
Eliezer Abensur
Não, o homem é um reflexo de toda a criação, seu corpo reflete características de todos os seres vivos, e sua alma reflete características de todos os seres espirituais, e ainda ele possui o livre arbítrio, característica de D-us.
Não, o homem é um reflexo de toda a criação, seu corpo reflete características
Gosto há 43 minutos
Eliezer Abensur
Eu te chamei de mentiroso?
Eu te chamei de mentiroso?
Gosto há 43 minutos
Eliezer Abensur
O Ruach Elokim é uma criação de D-us para unir o espiritual ao físico
O Ruach Elokim é uma criação de D-us para unir o espiritual ao físico
Gosto há 42 minutos
Magalhães Luís
Ao dizer que não se usa, em discurso teológico, para dentro do judaísmo, o termo "anjo"... chama-me de mentiroso indirectamente.
Ao dizer que não se usa, em discurso teológico, para dentro do judaísmo, o termo "anjo"... chama-me de mentiroso indirectamente.
Eliezer Abensur
Ninguém usa o termo anjo, estou utilizando ele porque vocês são cristãos
Ninguém usa o termo anjo, estou utilizando ele porque vocês são cristãos
Gosto há 41 minutos
Regilson Santos
mas Deus fez o homem conforme sua imagem (Ruach Elokim), então a Ruach Elokim não é uma criação de Deus e sim a imagem, expressão ou voz do próprio Deus Eliezer Abensur.
mas Deus fez o homem conforme sua imagem (Ruach Elokim), então a Ruach Elokim não é uma criação de Deus e sim a imagem, expressão ou voz do próprio Deus Eliezer Abensur.
Gosto há 41 minutos
Eliezer Abensur
Entre nós não usamos isso
Entre nós não usamos isso
Gosto há 40 minutos
Eliezer Abensur
כז. וַיִּבְרָא אֱלֹהִים | אֶת הָאָדָם בְּצַלְמוֹ בְּצֶלֶם אֱלֹהִים בָּרָא אֹתוֹ זָכָר וּנְקֵבָה בָּרָא אֹתָם:
כז. וַיִּבְרָא אֱלֹהִים | אֶת הָאָדָם בְּצַלְמוֹ בְּצֶלֶם אֱלֹהִים בָּרָא אֹתוֹ זָכָר וּנְקֵבָה בָּרָא אֹתָם:
Gosto há 40 minutos
Eliezer Abensur
Não é a imagem de D-us, a imagem de D-us é o livre arbítrio
Não é a imagem de D-us, a imagem de D-us é o livre arbítrio
Gosto há 40 minutos
Eliezer Abensur
A capacidade de escolher entre fazer o bem e fazer o mal
A capacidade de escolher entre fazer o bem e fazer o mal
Gosto há 40 minutos
Magalhães Luís
Rabbi, Torah scholar, and Jewish philosopher Moshe ben Maimon, (also known as Maimonides) described 10 different levels of angels in a hierarchy that he detailed in his book Mishneh Torah (circa 1180). Maimonides ranked the angels from highest to lowest:
Chayot Ha Kodesh
The first and highest type of angels are called Chayot Ha Kodesh. They are known for their enlightenment, and they’re responsible for holding up God’s throne, and also for holding Earth in its proper position in space. The Chayot Ha Kodesh emanate such powerful light that they often appear fiery. The famous archangel Metatron leads the Chayot Ha Kodesh, according to mystical branch of Judaism known as Kabbalah.
Ophanim
Members of the Ophanim rank of angels never sleep, because they’re constantly busy guarding God’s throne in heaven. They are known for their wisdom. Their name comes from the Hebrew word “ophan,” which means “wheel,” due to the Torah’s description of them in Ezekiel 1:15-21 as having their spirits encased inside wheels that moved along with them wherever they went. In Kabbalah, the famous archangel Raziel leads the Ophanim.
Erelim
These angels are known for their courage and understanding. The famous archangel Tzaphkiel leads the Erelim, in Kabbalah.
Hashmallim
The Hashmallim are known for their love, kindness, and grace. The famous archangel Zadkiel leads this angelic rank, according to Kabbalah. Zadkiel is thought to be the "angel of the Lord" who shows merciful kindness in Genesis chapter 22 of the Torah when the prophet Abraham is preparing to sacrifice his son Isaac.
Rabbi, Torah scholar, and Jewish philosopher Moshe ben Maimon, (also known as Maimonides) described 10 different levels of angels in a hierarchy that he detailed in his book Mishneh Torah (circa 1180). Maimonides ranked the angels from highest to lowest:
Chayot Ha Kodesh
The first and highest type of angels are called Chayot Ha Kodesh. They are known for their enlightenment, and they’re responsible for holding up God’s throne, and also for holding Earth in its proper position in space. The Chayot Ha Kodesh emanate such powerful light that they often appear fiery. The famous archangel Metatron leads the Chayot Ha Kodesh, according to mystical branch of Judaism known as Kabbalah.
Ophanim
Members of the Ophanim rank of angels never sleep, because they’re constantly busy guarding God’s throne in heaven. They are known for their wisdom. Their name comes from the Hebrew word “ophan,” which means “wheel,” due to the Torah’s description of them in Ezekiel 1:15-21 as having their spirits encased inside wheels that moved along with them wherever they went. In Kabbalah, the famous archangel Raziel leads the Ophanim.
Erelim
These angels are known for their courage and understanding. The famous archangel Tzaphkiel leads the Erelim, in Kabbalah.
Hashmallim
The Hashmallim are known for their love, kindness, and grace. The famous archangel Zadkiel leads this angelic rank, according to Kabbalah. Zadkiel is thought to be the "angel of the Lord" who shows merciful kindness in Genesis chapter 22 of the Torah when the prophet Abraham is preparing to sacrifice his son Isaac.
Eliezer Abensur
Ruach Elokim não é a imagem de D-us
Ruach Elokim não é a imagem de D-us
Gosto há 39 minutos
Magalhães Luís
Seraphim
Seraphim angels are known for their work for justice. Kabbalah says that the famous archangel Chamuel leads the Seraphim. The Torah records a vision that the prophet Isaiah had of Seraphim angels near God in heaven: “Above him were seraphim, each with six wings: With two wings they covered their faces, with two they covered their feet, and with two they were flying. And they were calling to one another: ‘Holy, holy, holy is the LORD Almighty; the whole earth is full of his glory.’” (Isaiah 6:2-3).
Seraphim
Seraphim angels are known for their work for justice. Kabbalah says that the famous archangel Chamuel leads the Seraphim. The Torah records a vision that the prophet Isaiah had of Seraphim angels near God in heaven: “Above him were seraphim, each with six wings: With two wings they covered their faces, with two they covered their feet, and with two they were flying. And they were calling to one another: ‘Holy, holy, holy is the LORD Almighty; the whole earth is full of his glory.’” (Isaiah 6:2-3).
Magalhães Luís
Malakhim
Members of the Malakhim rank of angels are known for their beauty and mercy. In Kabbalah, famous archangel Raphael leads this class of angels.
Elohim
Angels within the Elohim are known for their commitment to the victory of good over evil. The famous archangel Haniel leads the Elohim, according to Kabbalah.
Bene Elohim
The Bene Elohim focus their work on giving glory to God. Kabbalah says that the famous archangel Michael leads this angelic rank. Michael is mentioned in major religious texts more than any other named angel, and he is often shown as a warrior who fights for what’s right to bring glory to God. Daniel 12:21 of the Torah describes Michael as “the great prince” who will protect God’s people even during the struggle between good and evil at the end of the world.
Cherubim
The Cherubim angels are known for their work helping people deal with sin that separates them from God so they can draw closer to God. The famous archangel Gabriel leads the Cherubim, according to Kabbalah. Cherubim angels appear in the Torah’s account of what happened after humans brought sin into the world while in the Garden of Eden: “After he [God] drove the man out, he placed on the east side of the Garden of Eden cherubim and a flaming sword flashing back and forth to guard the way to the tree of life.” (Genesis 3:24).
Ishim
The Ishim rank of angels is the closest level to human beings. Members of the Ishim focus on building God’s kingdom on Earth. In Kabbalah, their leader is the famous archangel Sandalphon.
Malakhim
Members of the Malakhim rank of angels are known for their beauty and mercy. In Kabbalah, famous archangel Raphael leads this class of angels.
Elohim
Angels within the Elohim are known for their commitment to the victory of good over evil. The famous archangel Haniel leads the Elohim, according to Kabbalah.
Bene Elohim
The Bene Elohim focus their work on giving glory to God. Kabbalah says that the famous archangel Michael leads this angelic rank. Michael is mentioned in major religious texts more than any other named angel, and he is often shown as a warrior who fights for what’s right to bring glory to God. Daniel 12:21 of the Torah describes Michael as “the great prince” who will protect God’s people even during the struggle between good and evil at the end of the world.
Cherubim
The Cherubim angels are known for their work helping people deal with sin that separates them from God so they can draw closer to God. The famous archangel Gabriel leads the Cherubim, according to Kabbalah. Cherubim angels appear in the Torah’s account of what happened after humans brought sin into the world while in the Garden of Eden: “After he [God] drove the man out, he placed on the east side of the Garden of Eden cherubim and a flaming sword flashing back and forth to guard the way to the tree of life.” (Genesis 3:24).
Ishim
The Ishim rank of angels is the closest level to human beings. Members of the Ishim focus on building God’s kingdom on Earth. In Kabbalah, their leader is the famous archangel Sandalphon.
Eliezer Abensur
Observe que o texto está em inglês
Observe que o texto está em inglês
Gosto há 38 minutos
Eliezer Abensur
Americanos são ignorantes
Americanos são ignorantes
Gosto há 38 minutos
Eliezer Abensur
Sei lá
Sei lá
Gosto há 37 minutos
Eliezer Abensur
o texto está em inglês, foi feito para judeus americanos ignorantes, por isso o termo anjo é usado
o texto está em inglês, foi feito para judeus americanos ignorantes, por isso o termo anjo é usado
Gosto há 37 minutos
Eliezer Abensur
O judaísmo não possui símbolos
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Gosto há 37 minutos
Jorge Luis
e nem um messias
e nem um messias
Gosto há 36 minutos
Eliezer Abensur
Temos o conceito de Messias
Temos o conceito de Messias
Gosto há 36 minutos
Regilson Santos
o Ruach Elokim é a voz ou expressão de Deus correto Eliezer Abensur?
o Ruach Elokim é a voz ou expressão de Deus correto Eliezer Abensur?
Gosto há 35 minutos
Eliezer Abensur
O Ruach Elokim é a parte da criação que visa comunicar o físico e o espiritual
O Ruach Elokim é a parte da criação que visa comunicar o físico e o espiritual
Gosto há 35 minutos
Eliezer Abensur
O Messias é a reencarnação do rei David
Salmos 116
יג. כּוֹס יְשׁוּעוֹת אֶשָּׂא וּבְשֵׁם יְהֹוָה אֶקְרָא:
יב. מָה אָשִׁיב לַיהֹוָה כָּל תַּגְמוּלוֹהִי עָלָי:
יד. נְדָרַי לַיהֹוָה אֲשַׁלֵּם נֶגְדָה נָּא לְכָל עַמּוֹ:
טו. יָקָר בְּעֵינֵי יְהֹוָה הַמָּוְתָה לַחֲסִידָיו:
טז. אָנָּה יְהֹוָה כִּי אֲנִי עַבְדֶּךָ אֲנִי עַבְדְּךָ בֶּן אֲמָתֶךָ פִּתַּחְתָּ לְמוֹסֵרָי:
יז. לְךָ אֶזְבַּח זֶבַח תּוֹדָה וּבְשֵׁם יְהֹוָה אֶקְרָא:
יח. נְדָרַי לַיהֹוָה אֲשַׁלֵּם נֶגְדָה נָּא לְכָל עַמּוֹ:
12 Como poderei retribuir ao Eterno por todos os benefícios que Ele me tem feito?
13 Tomarei o cálice da salvação e invocarei Seu Santo Nome.
14 Na presença de todo o Seu povo cumprirei os votos que fiz ao Eterno.
15 Preciosa é, a Seus olhos, a morte de seus devotos.
16 Agradeço-te ó Eterno, sou Teu servo, filho de Tua serva; quebraste as cadeias que me prendiam.
17 A Ti trarei oferendas de agradecimento e invocarei Teu Nome.
18 Na presença de todo o Seu povo hei de pagar meus votos ao Eterno, nos átrios de Sua Casa, no meio de ti ó Jerusalém, louvado seja o Eterno! Haleluiá!
O Messias é a reencarnação do rei David
Salmos 116
יג. כּוֹס יְשׁוּעוֹת אֶשָּׂא וּבְשֵׁם יְהֹוָה אֶקְרָא:
יב. מָה אָשִׁיב לַיהֹוָה כָּל תַּגְמוּלוֹהִי עָלָי:
יד. נְדָרַי לַיהֹוָה אֲשַׁלֵּם נֶגְדָה נָּא לְכָל עַמּוֹ:
טו. יָקָר בְּעֵינֵי יְהֹוָה הַמָּוְתָה לַחֲסִידָיו:
טז. אָנָּה יְהֹוָה כִּי אֲנִי עַבְדֶּךָ אֲנִי עַבְדְּךָ בֶּן אֲמָתֶךָ פִּתַּחְתָּ לְמוֹסֵרָי:
יז. לְךָ אֶזְבַּח זֶבַח תּוֹדָה וּבְשֵׁם יְהֹוָה אֶקְרָא:
יח. נְדָרַי לַיהֹוָה אֲשַׁלֵּם נֶגְדָה נָּא לְכָל עַמּוֹ:
12 Como poderei retribuir ao Eterno por todos os benefícios que Ele me tem feito?
13 Tomarei o cálice da salvação e invocarei Seu Santo Nome.
14 Na presença de todo o Seu povo cumprirei os votos que fiz ao Eterno.
15 Preciosa é, a Seus olhos, a morte de seus devotos.
16 Agradeço-te ó Eterno, sou Teu servo, filho de Tua serva; quebraste as cadeias que me prendiam.
17 A Ti trarei oferendas de agradecimento e invocarei Teu Nome.
18 Na presença de todo o Seu povo hei de pagar meus votos ao Eterno, nos átrios de Sua Casa, no meio de ti ó Jerusalém, louvado seja o Eterno! Haleluiá!
Gosto há 34 minutos
Eliezer Abensur
Salmos 18:44 – 51.
מד. תְּפַלְּטֵנִי מֵרִיבֵי עָם תְּשִׂימֵנִי לְרֹאשׁ גּוֹיִם עַם לֹא יָדַעְתִּי יַעַבְדוּנִי:
מה. לְשֵׁמַע אֹזֶן יִשָּׁמְעוּ לִי בְּנֵי נֵכָר יְכַחֲשׁוּ לִי:
מו. בְּנֵי נֵכָר יִבֹּלוּ וְיַחְרְגוּ מִמִּסְגְּרוֹתֵ יהֶם:
מז. חַי יְהֹוָה וּבָרוּךְ צוּרִי וְיָרוּם אֱלוֹהֵי יִשְׁעִי:
מח. הָאֵל הַנּוֹתֵן נְקָמוֹת לִי וַיַּדְבֵּר עַמִּים תַּחְתָּי:
מט. מְפַלְּטִי מֵאֹיְבָי אַף מִן קָמַי תְּרוֹמְמֵנִי מֵאִישׁ חָמָס תַּצִּילֵנִי:
נ. עַל כֵּן | אוֹדְךָ בַגּוֹיִם | יְהֹוָה וּלְשִׁמְךָ אֲזַמֵּרָה:
נא. מַגְדִּל יְשׁוּעוֹת מַלְכּוֹ וְעֹשֶׂה חֶסֶד | לִמְשִׁיחוֹ לְדָוִד וּלְזַרְעוֹ עַד עוֹלָם:
44 Das contendas do povo me livraste, como cabeça das nações me puseste; mesmo um povo que não me conhecia me servirá
45 Ao me ouvirem me obedecerão, me obedecerão os filhos dos estranhos, e se sujeitarão a mim.
46 Os filhos de estranhos enfraquecerão e temerão mesmo em seus fortes.
47 Viva o Eterno, Bendito seja Meu Rochedo, e exaltado seja o D-us da minha salvação.
48 O D-us que me proporciona vingança e a mim sujeita os povos
49 Que me resgata dos meus inimigos, me exalta sobre os que contra mim se levantaram, e do homem violento me livra.
50 Por isso te louvarei entre as nações, ó Eterno, e entoarei louvores ao Teu Nome.
51 Ele engrandece as vitórias do Seu rei e faz benevolência com o Seu ungido, com David e com a sua semente, para sempre.
Salmos 18:44 – 51.
מד. תְּפַלְּטֵנִי מֵרִיבֵי עָם תְּשִׂימֵנִי לְרֹאשׁ גּוֹיִם עַם לֹא יָדַעְתִּי יַעַבְדוּנִי:
מה. לְשֵׁמַע אֹזֶן יִשָּׁמְעוּ לִי בְּנֵי נֵכָר יְכַחֲשׁוּ לִי:
מו. בְּנֵי נֵכָר יִבֹּלוּ וְיַחְרְגוּ מִמִּסְגְּרוֹתֵ
מז. חַי יְהֹוָה וּבָרוּךְ צוּרִי וְיָרוּם אֱלוֹהֵי יִשְׁעִי:
מח. הָאֵל הַנּוֹתֵן נְקָמוֹת לִי וַיַּדְבֵּר עַמִּים תַּחְתָּי:
מט. מְפַלְּטִי מֵאֹיְבָי אַף מִן קָמַי תְּרוֹמְמֵנִי מֵאִישׁ חָמָס תַּצִּילֵנִי:
נ. עַל כֵּן | אוֹדְךָ בַגּוֹיִם | יְהֹוָה וּלְשִׁמְךָ אֲזַמֵּרָה:
נא. מַגְדִּל יְשׁוּעוֹת מַלְכּוֹ וְעֹשֶׂה חֶסֶד | לִמְשִׁיחוֹ לְדָוִד וּלְזַרְעוֹ עַד עוֹלָם:
44 Das contendas do povo me livraste, como cabeça das nações me puseste; mesmo um povo que não me conhecia me servirá
45 Ao me ouvirem me obedecerão, me obedecerão os filhos dos estranhos, e se sujeitarão a mim.
46 Os filhos de estranhos enfraquecerão e temerão mesmo em seus fortes.
47 Viva o Eterno, Bendito seja Meu Rochedo, e exaltado seja o D-us da minha salvação.
48 O D-us que me proporciona vingança e a mim sujeita os povos
49 Que me resgata dos meus inimigos, me exalta sobre os que contra mim se levantaram, e do homem violento me livra.
50 Por isso te louvarei entre as nações, ó Eterno, e entoarei louvores ao Teu Nome.
51 Ele engrandece as vitórias do Seu rei e faz benevolência com o Seu ungido, com David e com a sua semente, para sempre.
Gosto há 34 minutos
Eliezer Abensur
Jeremias 30:9
ט. וְעָבְדוּ אֵת יְהֹוָה אֱלֹהֵיהֶם וְאֵת דָּוִד מַלְכָּם אֲשֶׁר אָקִים לָהֶם:
9 E vocês servirão ao Eterno D-us deles (de Judá) e a David seu rei que erguerei sobre eles.
Jeremias 33: 25,26
כה. כֹּה אָמַר יְהֹוָה אִם לֹא בְרִיתִי יוֹמָם וָלָיְלָה חֻקּוֹת שָׁמַיִם וָאָרֶץ לֹא שָׂמְתִּי:
כו. גַּם זֶרַע יַעֲקוֹב וְדָוִד עַבְדִּי אֶמְאַס מִקַּחַת מִזַּרְעוֹ מֹשְׁלִים אֶל זֶרַע אַבְרָהָם יִשְׂחָק וְיַעֲקֹב כִּי אָשִׁיב אֶת שְׁבוּתָם וְרִחַמְתִּים:
25 Assim disse o Eterno, se minha aliança não valer dia e noite é como se os estatutos do céu e da terra eu não os tivesse posto.
26 Também a semente de Jacob, e Meu Servo David com eles, saídos da semente dos três, da semente de Abraham de Isaac e de Jacob, pois retornei a assentá-los e os perdoei.
Jeremias 30:9
ט. וְעָבְדוּ אֵת יְהֹוָה אֱלֹהֵיהֶם וְאֵת דָּוִד מַלְכָּם אֲשֶׁר אָקִים לָהֶם:
9 E vocês servirão ao Eterno D-us deles (de Judá) e a David seu rei que erguerei sobre eles.
Jeremias 33: 25,26
כה. כֹּה אָמַר יְהֹוָה אִם לֹא בְרִיתִי יוֹמָם וָלָיְלָה חֻקּוֹת שָׁמַיִם וָאָרֶץ לֹא שָׂמְתִּי:
כו. גַּם זֶרַע יַעֲקוֹב וְדָוִד עַבְדִּי אֶמְאַס מִקַּחַת מִזַּרְעוֹ מֹשְׁלִים אֶל זֶרַע אַבְרָהָם יִשְׂחָק וְיַעֲקֹב כִּי אָשִׁיב אֶת שְׁבוּתָם וְרִחַמְתִּים:
25 Assim disse o Eterno, se minha aliança não valer dia e noite é como se os estatutos do céu e da terra eu não os tivesse posto.
26 Também a semente de Jacob, e Meu Servo David com eles, saídos da semente dos três, da semente de Abraham de Isaac e de Jacob, pois retornei a assentá-los e os perdoei.
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Eliezer Abensur
Ezequiel 34:23,24
כג. וַהֲקִמֹתִי עֲלֵיהֶם רֹעֶה אֶחָד וְרָעָה אֶתְהֶן אֵת עַבְדִּי דָוִיד הוּא יִרְעֶה אוֹתָם וְהוּא יִהְיֶה לָהֶן לְרֹעֶה:
כד. וַאֲנִי יְהֹוָה אֶהְיֶה לָהֶם לֵאלֹהִים וְעַבְדִּי דָוִד נָשִׂיא בְתוֹכָם אֲנִי יְהֹוָה דִּבַּרְתִּי:
23 E erguerei para vocês um único pastor, e ele os apascentará, é o meu servo David é ele quem vos apascentará e ele vos será por pastor.
24 E Eu, O Eterno, serei para vocês por D-us e meu servo David será um príncipe entre vós, Eu, O Eterno, Falei.
Ezequiel 34:23,24
כג. וַהֲקִמֹתִי עֲלֵיהֶם רֹעֶה אֶחָד וְרָעָה אֶתְהֶן אֵת עַבְדִּי דָוִיד הוּא יִרְעֶה אוֹתָם וְהוּא יִהְיֶה לָהֶן לְרֹעֶה:
כד. וַאֲנִי יְהֹוָה אֶהְיֶה לָהֶם לֵאלֹהִים וְעַבְדִּי דָוִד נָשִׂיא בְתוֹכָם אֲנִי יְהֹוָה דִּבַּרְתִּי:
23 E erguerei para vocês um único pastor, e ele os apascentará, é o meu servo David é ele quem vos apascentará e ele vos será por pastor.
24 E Eu, O Eterno, serei para vocês por D-us e meu servo David será um príncipe entre vós, Eu, O Eterno, Falei.
Gosto há 33 minutos
Eliezer Abensur
Ezequiel 37:21 – 28.
כא. וְדַבֵּר אֲלֵיהֶם כֹּה אָמַר אֲדֹנָי יֱהֹוִה הִנֵּה אֲנִי לֹקֵחַ אֶת בְּנֵי יִשְׂרָאֵל מִבֵּין הַגּוֹיִם אֲשֶׁר הָלְכוּ שָׁם וְקִבַּצְתִּי אֹתָם מִסָּבִיב וְהֵבֵאתִי אוֹתָם אֶל אַדְמָתָם:
כב. וְעָשִׂיתִי אֹתָם לְגוֹי אֶחָד בָּאָרֶץ בְּהָרֵי יִשְׂרָאֵל וּמֶלֶךְ אֶחָד יִהְיֶה לְכֻלָּם לְמֶלֶךְ וְלֹא יִהְיוּ עוֹד לִשְׁנֵי גוֹיִם וְלֹא יֵחָצוּ עוֹד לִשְׁתֵּי מַמְלָכוֹת עוֹד
כג. וְלֹא יִטַמְּאוּ עוֹד בְּגִלּוּלֵיהֶם וּבְשִׁקּוּצֵיה ֶם וּבְכֹל פִּשְׁעֵיהֶם וְהוֹשַׁעְתִּי אֹתָם מִכֹּל מוֹשְׁבֹתֵיהֶם אֲשֶׁר חָטְאוּ בָהֶם וְטִהַרְתִּי אוֹתָם וְהָיוּ לִי לְעָם וַאֲנִי אֶהְיֶה לָהֶם לֵאלֹהִים:
כד. וְעַבְדִּי דָוִד מֶלֶךְ עֲלֵיהֶם וְרוֹעֶה אֶחָד יִהְיֶה לְכֻלָּם וּבְמִשְׁפָּטַי יֵלֵכוּ וְחֻקֹּתַי יִשְׁמְרוּ וְעָשׂוּ אוֹתָם:
כה. וְיָשְׁבוּ עַל הָאָרֶץ אֲשֶׁר נָתַתִּי לְעַבְדִּי לְיַעֲקֹב אֲשֶׁר יָשְׁבוּ בָהּ אֲבוֹתֵיכֶם וְיָשְׁבוּ עָלֶיהָ הֵמָּה וּבְנֵיהֶם וּבְנֵי בְנֵיהֶם עַד עוֹלָם וְדָוִד עַבְדִּי נָשִׂיא לָהֶם לְעוֹלָם:
כו. וְכָרַתִּי לָהֶם בְּרִית שָׁלוֹם בְּרִית עוֹלָם יִהְיֶה אוֹתָם וּנְתַתִּים וְהִרְבֵּיתִי אוֹתָם וְנָתַתִּי אֶת מִקְדָּשִׁי בְּתוֹכָם לְעוֹלָם:
כז. וְהָיָה מִשְׁכָּנִי עֲלֵיהֶם וְהָיִיתִי לָהֶם לֵאלֹהִים וְהֵמָּה יִהְיוּ לִי לְעָם:
כח. וְיָדְעוּ הַגּוֹיִם כִּי אֲנִי יְהֹוָה מְקַדֵּשׁ אֶת יִשְׂרָאֵל בִּהְיוֹת מִקְדָּשִׁי בְּתוֹכָם לְעוֹלָם:
21 E lhes falarás “Assim disse o Eterno D-us”: Eis que tomareis os filhos de Israel dentre as nações para onde foram, e os reunirei de todas as partes e os trarei de volta à sua própria terra;
22 E farei deles uma nação sobre as montanhas da terra de Israel, e um só rei terão, e não serão mais duas nações, nem estarão mais divididos em dois reinos,
23 E vocês não se impurificarão de novo com suas imoralidades e aberrações, e com todos os seus pecados, e Eu os salvarei, em todos os seus assentamentos onde vocês pecaram, e Eu os purificarei, e serão para mim um povo, e Eu Serei o D-us de vocês.
24 E meu servo David será o rei sobre vocês, e será um único pastor para todos, e em Minhas sentenças vocês andarão e Meus estatutos guardarão e os farão.
25 E habitarão na terra que dei ao Meu servo Jacob, onde moraram vossos pais, e nela voltarão a habitar eles, seus filhos e seus netos para sempre; e Meu servo David será seu príncipe para sempre.
26 E farei com eles uma aliança de paz, e ela será uma aliança eterna com eles; e os estabelecerei e os multiplicarei, e porei para sempre Meu santuário em seu meio.
27 Minha morada estará sobre eles, e Eu serei o seu D-us e eles serão o Meu povo.
28 E as nações saberão que Eu sou o Eterno que santifica a Israel, quando o Meu Santuário estiver no meio deles para sempre.
Ezequiel 37:21 – 28.
כא. וְדַבֵּר אֲלֵיהֶם כֹּה אָמַר אֲדֹנָי יֱהֹוִה הִנֵּה אֲנִי לֹקֵחַ אֶת בְּנֵי יִשְׂרָאֵל מִבֵּין הַגּוֹיִם אֲשֶׁר הָלְכוּ שָׁם וְקִבַּצְתִּי אֹתָם מִסָּבִיב וְהֵבֵאתִי אוֹתָם אֶל אַדְמָתָם:
כב. וְעָשִׂיתִי אֹתָם לְגוֹי אֶחָד בָּאָרֶץ בְּהָרֵי יִשְׂרָאֵל וּמֶלֶךְ אֶחָד יִהְיֶה לְכֻלָּם לְמֶלֶךְ וְלֹא יִהְיוּ עוֹד לִשְׁנֵי גוֹיִם וְלֹא יֵחָצוּ עוֹד לִשְׁתֵּי מַמְלָכוֹת עוֹד
כג. וְלֹא יִטַמְּאוּ עוֹד בְּגִלּוּלֵיהֶם
כד. וְעַבְדִּי דָוִד מֶלֶךְ עֲלֵיהֶם וְרוֹעֶה אֶחָד יִהְיֶה לְכֻלָּם וּבְמִשְׁפָּטַי
כה. וְיָשְׁבוּ עַל הָאָרֶץ אֲשֶׁר נָתַתִּי לְעַבְדִּי לְיַעֲקֹב אֲשֶׁר יָשְׁבוּ בָהּ אֲבוֹתֵיכֶם וְיָשְׁבוּ עָלֶיהָ הֵמָּה וּבְנֵיהֶם וּבְנֵי בְנֵיהֶם עַד עוֹלָם וְדָוִד עַבְדִּי נָשִׂיא לָהֶם לְעוֹלָם:
כו. וְכָרַתִּי לָהֶם בְּרִית שָׁלוֹם בְּרִית עוֹלָם יִהְיֶה אוֹתָם וּנְתַתִּים וְהִרְבֵּיתִי אוֹתָם וְנָתַתִּי אֶת מִקְדָּשִׁי בְּתוֹכָם לְעוֹלָם:
כז. וְהָיָה מִשְׁכָּנִי עֲלֵיהֶם וְהָיִיתִי לָהֶם לֵאלֹהִים וְהֵמָּה יִהְיוּ לִי לְעָם:
כח. וְיָדְעוּ הַגּוֹיִם כִּי אֲנִי יְהֹוָה מְקַדֵּשׁ אֶת יִשְׂרָאֵל בִּהְיוֹת מִקְדָּשִׁי בְּתוֹכָם לְעוֹלָם:
21 E lhes falarás “Assim disse o Eterno D-us”: Eis que tomareis os filhos de Israel dentre as nações para onde foram, e os reunirei de todas as partes e os trarei de volta à sua própria terra;
22 E farei deles uma nação sobre as montanhas da terra de Israel, e um só rei terão, e não serão mais duas nações, nem estarão mais divididos em dois reinos,
23 E vocês não se impurificarão de novo com suas imoralidades e aberrações, e com todos os seus pecados, e Eu os salvarei, em todos os seus assentamentos onde vocês pecaram, e Eu os purificarei, e serão para mim um povo, e Eu Serei o D-us de vocês.
24 E meu servo David será o rei sobre vocês, e será um único pastor para todos, e em Minhas sentenças vocês andarão e Meus estatutos guardarão e os farão.
25 E habitarão na terra que dei ao Meu servo Jacob, onde moraram vossos pais, e nela voltarão a habitar eles, seus filhos e seus netos para sempre; e Meu servo David será seu príncipe para sempre.
26 E farei com eles uma aliança de paz, e ela será uma aliança eterna com eles; e os estabelecerei e os multiplicarei, e porei para sempre Meu santuário em seu meio.
27 Minha morada estará sobre eles, e Eu serei o seu D-us e eles serão o Meu povo.
28 E as nações saberão que Eu sou o Eterno que santifica a Israel, quando o Meu Santuário estiver no meio deles para sempre.
Gosto há 33 minutos
Eliezer Abensur
Oséias 3:5
ה. אַחַר יָשֻׁבוּ בְּנֵי יִשְׂרָאֵל וּבִקְשׁוּ אֶת יְהֹוָה אֱלֹהֵיהֶם וְאֵת דָּוִיד מַלְכָּם וּפָחֲדוּ אֶל יְהֹוָה וְאֶל טוּבוֹ בְּאַחֲרִית הַיָּמִים:
5 Depois se assentará Israel e clamarão ao Eterno seu D-us, e a David seu rei, e temerão ao Eterno a ao seu bem nos últimos dias.
Oséias 3:5
ה. אַחַר יָשֻׁבוּ בְּנֵי יִשְׂרָאֵל וּבִקְשׁוּ אֶת יְהֹוָה אֱלֹהֵיהֶם וְאֵת דָּוִיד מַלְכָּם וּפָחֲדוּ אֶל יְהֹוָה וְאֶל טוּבוֹ בְּאַחֲרִית הַיָּמִים:
5 Depois se assentará Israel e clamarão ao Eterno seu D-us, e a David seu rei, e temerão ao Eterno a ao seu bem nos últimos dias.
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Eliezer Abensur
Taí o conceito de Messias
Taí o conceito de Messias
Gosto há 32 minutos
Regilson Santos
pra mim o messias é a manifestação do próprio Ruach Elokim..
pra mim o messias é a manifestação do próprio Ruach Elokim..
Gosto há 30 minutos
Eliezer Abensur
Bom, isso é a conceituação cristã do Concílio de Nicéia.
Bom, isso é a conceituação cristã do Concílio de Nicéia.
Gosto há 29 minutos
Eliezer Abensur
O Credo de Nicéia estabelece que:
“Creio em um só Deus, Pai onipotente, Criador do Céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um só Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos; Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro do Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial com seu Pai, por quem todas as coisas foram feitas; o Qual, por causa de nós homens e por causa da nossa salvação, desceu dos céus e, por virtude do Espírito Santo, tomou carne da Virgem Maria e foi feito homem. Também, por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos, sofreu e foi sepultado; e ressuscitou no terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu para o céu; está assentado à direita de seu Pai e outra vez há de vir, com glória, para julgar os vivos e os mortos; e do seu Reino não haverá fim. E (creio) no Espírito Santo, Senhor e vivificador, que procede do Pai e do Filho; o qual simultaneamente com o Pai e o Filho, é adorado e conglorificado; o qual falou pelos profetas. E em uma só Igreja Santa, Católica e Apostólica. Confesso um só batismo para a remissão dos pecados e espero a ressurreição dos mortos e a vida do século vindouro. Amém.”
Ou seja
1 Existe um deus
2 Jesus é o filho desse deus e é igual ao pai, ou seja, ele mesmo é deus.
3 Jesus desceu dos céus para nos salvar usando sua virtude.
4 Jesus nasceu de Maria se materializando e ela permanceu virgem.
5 Jesus foi crucificado por Pôncio Pilatos e ressucitou no terceiro dia e depois subiu aos céus estando agora à direita de deus.
6 Jesus vai vir com glória para julgar os vivos e os mortos.
7 Existe a trindade que é a divisão de deus em três que ao mesmo tempo é um.
8 Apenas a igreja católica é a detentora da mensagem de Jesus.
O Credo de Nicéia estabelece que:
“Creio em um só Deus, Pai onipotente, Criador do Céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um só Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos; Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro do Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial com seu Pai, por quem todas as coisas foram feitas; o Qual, por causa de nós homens e por causa da nossa salvação, desceu dos céus e, por virtude do Espírito Santo, tomou carne da Virgem Maria e foi feito homem. Também, por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos, sofreu e foi sepultado; e ressuscitou no terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu para o céu; está assentado à direita de seu Pai e outra vez há de vir, com glória, para julgar os vivos e os mortos; e do seu Reino não haverá fim. E (creio) no Espírito Santo, Senhor e vivificador, que procede do Pai e do Filho; o qual simultaneamente
Ou seja
1 Existe um deus
2 Jesus é o filho desse deus e é igual ao pai, ou seja, ele mesmo é deus.
3 Jesus desceu dos céus para nos salvar usando sua virtude.
4 Jesus nasceu de Maria se materializando e ela permanceu virgem.
5 Jesus foi crucificado por Pôncio Pilatos e ressucitou no terceiro dia e depois subiu aos céus estando agora à direita de deus.
6 Jesus vai vir com glória para julgar os vivos e os mortos.
7 Existe a trindade que é a divisão de deus em três que ao mesmo tempo é um.
8 Apenas a igreja católica é a detentora da mensagem de Jesus.
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Yossef Ben Yaacov
רוח אל עשׁתני ונשׂמת שׂדי תחיני Jó 33:4
הן אני כפיך לאל מחמר קרצתי גם אני Jó 33:6
רוח אל עשׁתני ונשׂמת שׂדי תחיני Jó 33:4
הן אני כפיך לאל מחמר קרצתי גם אני Jó 33:6
Gosto há 28 minutos
Eliezer Abensur
Isso foi INVENTADO no Concílio de Nicéia.
Isso foi INVENTADO no Concílio de Nicéia.
Gosto há 27 minutos
Regilson Santos
esse credo de nicéia é refutado por mim
esse credo de nicéia é refutado por mim
Gosto há 27 minutos
Eliezer Abensur
Mas seu conceito de messias vem daí
Mas seu conceito de messias vem daí
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Eliezer Abensur
Já leu o credo de nicéia? Aí está ele.
Já leu o credo de nicéia? Aí está ele.
Gosto há 27 minutos
Eliezer Abensur
Fui, vou ver a palestra do Shlomo Safra.
Fui, vou ver a palestra do Shlomo Safra.
Gosto há 26 minutos
Regilson Santos
não não... pra mim o Messias é aquele de I Cron 17, que diz que é um descendente de Davi e não a reencarnação de Davi Eliezer Abensur
não não... pra mim o Messias é aquele de I Cron 17, que diz que é um descendente de Davi e não a reencarnação de Davi Eliezer Abensur
Gosto há 23 minutos
Magalhães Luís
"Angelology and demonology in Judaism became more highly developed during and after the period of the Babylonian Exile (6th–5th centuries bc), when contacts were made with Zoroastrianism. In the Old Testament, Yahweh is called the Lord of hosts. These hosts (Sabaoth) are the heavenly army that fights against the forces of evil and performs various missions, such as guarding the entrance to Paradise, punishing evildoers, protecting the faithful, and revealing God’s Word to man. Two archangels are mentioned in the canonical Old Testament: Michael, the warrior leader of the heavenly hosts, and Gabriel, the heavenly messenger. Two are mentioned in the apocryphal Old Testament: Raphael, God’s healer or helper (in the book of Tobit), and Uriel (Fire of God), the watcher over the world and the lowest part of hell (in II Esdras). Though these are the only four named, seven archangels are noted in Tob. 12:15. Besides the archangels, there were also other orders of angels, the cherubim and seraphim, which have been noted earlier.
Under the influence of Zoroastrianism, Satan, the adversary, probably evolved into the archdemon. Other demons included Azazel (the demon of the wilderness, incarnated in the scapegoat), Leviathan and Rahab (demons of chaos), Lilith (a female night demon), and others. To protect themselves from the powers of the demons and unclean spirits, Jews influenced by folk beliefs and customs (as with Christians later) often carried charms, amulets, and talismans inscribed with efficacious formulas." http:// www.britannica.c om/EBchecked/ topic/24463/ angel-and-demon/ 33975/ In-Zoroastrianis m-Judaism-Chris tianity-and-Isl am
"Angelology and demonology in Judaism became more highly developed during and after the period of the Babylonian Exile (6th–5th centuries bc), when contacts were made with Zoroastrianism.
Under the influence of Zoroastrianism,
Magalhães Luís
Será que os judeus em Israel, também são ignorantes?!
Será que os judeus em Israel, também são ignorantes?!
Magalhães Luís
"Como lutar contra o mau olhado, proteger uma gestante de forças demoníacas, conquistar uma mulher ou defender sua casa de moradores indesejáveis? A magia que faz parte da tradição judia tem a resposta a estas e outras perguntas.
Sob o título de "Anjos e Demônios, Magia Judia ao Longo dos Anos", o Museu das Terras da Bíblia, em Jerusalém, inaugurou uma exposição que analisa as origens e o desenvolvimento das práticas da magia na tradição judaica, desde o período do templo do rei Salomão, no século X a.C.
A mostra é a primeira de seu tipo em Israel e apresenta as crenças do Judaísmo marcadas pela existência de poderes sobrenaturais, anjos, demônios, espíritos e forças malignas, como o mau olhado, comum a outras culturas da antiguidade. "É um olhar único de como vemos as forças protetoras contra o mal neste mundo, seja para conservar a saúde ou proteger o lar", disse à Agência Efe a diretora do museu, Amanda Weiss.
A exposição conta com estatuetas, amuletos, telas, pergaminhos manuscritos e até material orgânico utilizados em encantos, poções do amor ou contra maldições. Muitos destes objetos foram utilizados na vida cotidiana de comunidades judaicas da Europa, do Oriente Médio e do norte da África. "Hoje continuamos utilizando amuletos contra o mau olhado, como a 'jamsa', ou "hamsa" que é o símbolo de uma mão, e outros que provavelmente foram incorporados pelo Judaísmo a partir da prática islâmica", explica Amanda.
Junto a estas famosas mãos, que são sinônimo de boa sorte, a exibição apresenta vasos de barro com inscrições, que são enterrados de boca para baixo debaixo dos porões de casas judias, para afastar aos maus espíritos e evitar incêndios. Os amuletos utilizados contra o mau olhado servem de "espelho" para refletir o azar, segundo os responsáveis pela exibição. "Com o objetivo de lutar contra as doenças ou a má sorte, era costume desenhar passagens do Antigo Testamento ou lugares santos na Terra de Israel, que eram utilizados como talismãs", disse a subcomissária da mostra, Ori Meiri.
O Talmude (registro de discussões rabínicas) diz que de 100 mortes, 99 são causadas pelo mau olhado e uma por causas naturais, o que explica a preocupação do Judaísmo com um dos períodos da vida mais suscetíveis à má sorte: a maternidade.
Na tradição judia, é costume não mencionar o nome do filho até seu nascimento. Depois que nascem, no ato da circuncisão, os bebês são abençoados com as palavras: "Deus lhe livre do mau olhado". Um dos maiores medos das gestantes mais supersticiosas é a figura de Lilit, um ser demoníaco capaz de atacar os recém-nascidos e que, segundo a lenda, foi a primeira mulher criada por Deus, que abandonou o paraíso e Adão, ao se negar a ser submissa no plano sexual.
Para salvar os pequenos, é costume invocar os três anjos Senoy, Sansenoy e Samangelaf, enviados por Deus para levar Lilit de volta ao Jardim do Éden, mas que fracassaram na tentativa, pois ela já tinha se casado com o diabo.
O tema amoroso e erótico é um dos que atrai maior atenção, como mostram imagens do período bizantino com a forma de mulheres com as mãos amarradas nas costas, consideradas bonecas de vodu, expostas em uma sala dedicada à magia negra.
A lei judia proíbe a prática deste tipo de magia. A Cabala também proporciona encantos e livros que contêm fórmulas para que uma mulher se apaixone por um homem e "seu coração arda de paixão". Amanda afirma que, para o Judaísmo, há uma diferença entre a prática religiosa e a superstição, embora reconheça que às vezes sejam separadas apenas por uma linha tênue.
Daniela Brik. Jerusalém
Read more: Coisas Judaicas דברים יהודיים: Anjos e demônios contra o mau olhado no JudaísmoCOISAS JUDAICAS http:// www.coisasjudaic as.com/2010/05/ anjos-e-demonios -contra-o-mau-o lhado-no.html#i xzz2Uicvh666
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"Como lutar contra o mau olhado, proteger uma gestante de forças demoníacas, conquistar uma mulher ou defender sua casa de moradores indesejáveis? A magia que faz parte da tradição judia tem a resposta a estas e outras perguntas.
Sob o título de "Anjos e Demônios, Magia Judia ao Longo dos Anos", o Museu das Terras da Bíblia, em Jerusalém, inaugurou uma exposição que analisa as origens e o desenvolvimento
A mostra é a primeira de seu tipo em Israel e apresenta as crenças do Judaísmo marcadas pela existência de poderes sobrenaturais, anjos, demônios, espíritos e forças malignas, como o mau olhado, comum a outras culturas da antiguidade. "É um olhar único de como vemos as forças protetoras contra o mal neste mundo, seja para conservar a saúde ou proteger o lar", disse à Agência Efe a diretora do museu, Amanda Weiss.
A exposição conta com estatuetas, amuletos, telas, pergaminhos manuscritos e até material orgânico utilizados em encantos, poções do amor ou contra maldições. Muitos destes objetos foram utilizados na vida cotidiana de comunidades judaicas da Europa, do Oriente Médio e do norte da África. "Hoje continuamos utilizando amuletos contra o mau olhado, como a 'jamsa', ou "hamsa" que é o símbolo de uma mão, e outros que provavelmente foram incorporados pelo Judaísmo a partir da prática islâmica", explica Amanda.
Junto a estas famosas mãos, que são sinônimo de boa sorte, a exibição apresenta vasos de barro com inscrições, que são enterrados de boca para baixo debaixo dos porões de casas judias, para afastar aos maus espíritos e evitar incêndios. Os amuletos utilizados contra o mau olhado servem de "espelho" para refletir o azar, segundo os responsáveis pela exibição. "Com o objetivo de lutar contra as doenças ou a má sorte, era costume desenhar passagens do Antigo Testamento ou lugares santos na Terra de Israel, que eram utilizados como talismãs", disse a subcomissária da mostra, Ori Meiri.
O Talmude (registro de discussões rabínicas) diz que de 100 mortes, 99 são causadas pelo mau olhado e uma por causas naturais, o que explica a preocupação do Judaísmo com um dos períodos da vida mais suscetíveis à má sorte: a maternidade.
Na tradição judia, é costume não mencionar o nome do filho até seu nascimento. Depois que nascem, no ato da circuncisão, os bebês são abençoados com as palavras: "Deus lhe livre do mau olhado". Um dos maiores medos das gestantes mais supersticiosas é a figura de Lilit, um ser demoníaco capaz de atacar os recém-nascidos e que, segundo a lenda, foi a primeira mulher criada por Deus, que abandonou o paraíso e Adão, ao se negar a ser submissa no plano sexual.
Para salvar os pequenos, é costume invocar os três anjos Senoy, Sansenoy e Samangelaf, enviados por Deus para levar Lilit de volta ao Jardim do Éden, mas que fracassaram na tentativa, pois ela já tinha se casado com o diabo.
O tema amoroso e erótico é um dos que atrai maior atenção, como mostram imagens do período bizantino com a forma de mulheres com as mãos amarradas nas costas, consideradas bonecas de vodu, expostas em uma sala dedicada à magia negra.
A lei judia proíbe a prática deste tipo de magia. A Cabala também proporciona encantos e livros que contêm fórmulas para que uma mulher se apaixone por um homem e "seu coração arda de paixão". Amanda afirma que, para o Judaísmo, há uma diferença entre a prática religiosa e a superstição, embora reconheça que às vezes sejam separadas apenas por uma linha tênue.
Daniela Brik. Jerusalém
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Magalhães Luís
Seja coerente, Eliezer Abensur.
Seja coerente, Eliezer Abensur.
Magalhães Luís
"Artigo de Yehuda Shurpin »»
À primeira vista a resposta parece simples. Afinal, não recebemos a Torá exatamente porque os anjos não podem pecar? Como Moshê retorquiu em seu argumento vencedor aos anjos durante seu debate épico no céu sobre quem deveria receber a Torá. “Está escrito na Torá: ‘Não matarás.’ – ‘Não cometerás adultério,’ – ‘Não roubarás.’” Moshê disse: “Há inveja no meio de vocês? Vocês têm uma má inclinação?! Obviamente a Torá não é para vocês.”1
Em outras palavras, somente o homem foi dotado com a inclinação tanto para o bem quanto para o mal. E somente o homem recebeu o livre arbítrio para escolher um dos dois. Um anjo, por outro lado, não tem má inclinação e portanto não tem livre arbítrio. Isso poderia dar a entender que um anjo é uma espécie de robô, que não pode se rebelar nem pecar.
Até o exemplo frequentemente citado do Satã como um anjo expulso é um grosseiro mal-entendido. Satã é meramente o nome de um anjo cuja tarefa divinamente designada é seduzir as pessoas ao pecado.
Read more: Coisas Judaicas דברים יהודיים: Os Anjos Podem Pecar?COISAS JUDAICAS http:// www.coisasjudaic as.com/2012/11/ os-anjos-podem-p ecar.html#ixzz2 UidUF1J4
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"Artigo de Yehuda Shurpin »»
À primeira vista a resposta parece simples. Afinal, não recebemos a Torá exatamente porque os anjos não podem pecar? Como Moshê retorquiu em seu argumento vencedor aos anjos durante seu debate épico no céu sobre quem deveria receber a Torá. “Está escrito na Torá: ‘Não matarás.’ – ‘Não cometerás adultério,’ – ‘Não roubarás.’” Moshê disse: “Há inveja no meio de vocês? Vocês têm uma má inclinação?! Obviamente a Torá não é para vocês.”1
Em outras palavras, somente o homem foi dotado com a inclinação tanto para o bem quanto para o mal. E somente o homem recebeu o livre arbítrio para escolher um dos dois. Um anjo, por outro lado, não tem má inclinação e portanto não tem livre arbítrio. Isso poderia dar a entender que um anjo é uma espécie de robô, que não pode se rebelar nem pecar.
Até o exemplo frequentemente citado do Satã como um anjo expulso é um grosseiro mal-entendido. Satã é meramente o nome de um anjo cuja tarefa divinamente designada é seduzir as pessoas ao pecado.
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